Material para começar a estudar para concurso

"Start" ButtonOlá, Concurseiros guerreiros e guerreiras!!! Já estamos quase no fim do ano e muita gente vai começar a focar na carreira pública em 2014. E muitos me perguntam: como escolher um material para começar a estudar para concurso?

Vamos aos fatos, meu povo! :D Trago aqui a opinião do Concurseiro Solitário:

“Material em Papel ou digital? livros e apostilas digitais em PDF têm se tornado cada vez mais populares por uma série de fatores. Daí muitos concurseiros ficam em dúvida se vale à pena investir em materiais de estudo na tradicional base de papel ou investir em materiais em formato digital.

Se de um lado o segundo tipo é mais prático de transportar (além de muitas vezes ser mais barato e atual), por outro é menos prático de ser utilizado e transportado, a não ser que o concurseiro invista em um tablet ou notebook.

Material novo ou usado? Com a popularização dos concursos públicos, torna-se cada vez mais fáceis de serem encontrados livros usados de concursos públicos, os quais são vendidos por preços muito menores que novos. Note que essas pechinchas dependem, no caso de livros de edições mais recentes e de matérias que não sofram atualizações constantes por conta da mudança de leis importantes. Todo cuidado é pouco a fim de evitar que o barato custe caro.

Comprar pessoalmente ou pela Internet? Comprar pela Internet é muito prático, fácil e até mais barato que comprar em livrarias físicas. Segurança? Basta comprar de livrarias reconhecidamente sérias utilizando computadores com antivirus bons e atualizados que o risco de problemas é mínimo.

Claro que em uma livraria física, é possível folhear os livros e verificar se o mesmo é o mais indicado para seus estudos, além de ser possível levar o livro na hora. O que importa, no entanto, é que hoje temos as duas possibilidades que não nos deixam sem opções de comprar bons materiais para estudar.

Quais são os melhores autores? É muito comum de concurseiros ficarem perdidos quando o assunto é autores de materiais para concursos públicos. Quais deles são os melhores para cada matéria? Quais são os mais indicados para cada concurso? Quais os mais didáticos e os mais completos? A melhor fonte para esse tipo de informação são concurseiros mais experientes e professores de cursinho, as quais podem ser colhidas facilmente em blogs, redes sociais e fóruns concurseiros.

Quais são os melhores títulos? Do mesmo modo que são comuns as dúvidas em relação aos melhores autores de cada matéria, não faltam dúvidas no tocante aos melhores títulos de cada uma delas. Em meio à grande variedade de títulos, muitas vezes o de um mesmo autor. A mesma dica dada no item anterior também vale para esta.

A melhor forma de começar a estudar para concursos públicos não é comprando um monte de livros e sim, se informando sobre qual a forma correta de começar a estudar para concursos públicos. ”

Bem legal, né???

Mas vale lembrar, pessoas. Antes mesmo de você começar, vale entender qual é a área de atuação que você quer. Em geral, a pessoa tem pelo menos uma vaga ideia do que gostaria de fazer. As áreas são diversas.

ÁREAS DE ATUAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Temos as seguintes áreas:

- As jurídicas (que exigem graduação em direito e, às vezes, algum tempo de prática jurídica/forense), como juízes, promotores, oficiais de justiça, delegados, analistas judiciários (área judiciária) de tribunais, etc.;

-As administrativas - que são aquelas que normalmente não exigem formação específica e atuam em áreas administrativas dos órgãos – analistas, técnicos, auxiliares e assistentes administrativos. São a escolha da maioria dos candidatos, formados ou não em administração;

- As fiscais, que são aquelas responsáveis pela coleta de tributos ao Estado – auditores e analistas fiscais e tributários e áreas correlatas (normalmente não exigem formação específica).;

-As policiais - aquelas voltadas às forças de segurança – polícias civis, federal, rodoviária federal, etc.; dentre tantas outras (educação, saúde, inteligência, etc.).

Esse passo é fundamental, pois permite que você tenha uma vantagem sobre os outros candidatos – enquanto a maioria fica pulando de edital em edital, você lentamente se prepara para ter sucesso em uma área específica, e se aproxima cada dia mais de sua meta. :D

Vamos nessa??

Beijos da Ursa,

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br e em sua fanpage https://www.facebook.com/C.PoPcon

banner_nova_468_60_arrumado

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.5/5 (2 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)
Material para começar a estudar para concurso , 4.5 out of 5 based on 2 ratings

Comentários via Facebook

comments