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Concurso ALE RR: Edital iminente. Vaga para Consultor Legislativo!

A banca do próximo concurso ALE RR foi contratada, tornando o edital iminente!

Fundação Vunesp será a responsável pela seleção.

O último certame para o órgão ocorreu em 2018, de maneira que, atualmente, existem vacâncias que precisam ser preenchidas.

Se você se interessa pelo concurso, continue por aqui para saber todos os detalhes!

 

Concurso Assembleia Legislativa de Roraima: Situação atual

A realização do concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima é iminente!

Isto porque, diante da contratação da banca organizadora, o edital pode ser publicado a qualquer momento.

A oficializada como responsável pela seleção da ALE RR é a Fundação Vunesp.

O acordo com a empresa foi assinado no dia 15 de dezembro de 2022. Confira o conteúdo do extrato de contrato:

EXTRATO DE CONTRATO
PROCESSO Nº 445/2022
CONTRATO Nº 048/2022
MODALIDADE: DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 008/2022.

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O CARGO EFETIVO DE CONSULTOR LEGISLATIVO, DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RORAIMA.

CONTRATANTE: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RORAIMA – ALE/RR
CNPJ Nº 34.808.220/0001-68
CONTRATADA: FUNDAÇÃO PARA O VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO – VUNESP  
CNPJ Nº 51.962.678/0001-96
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 24, inciso XIII, da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores.
DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 01.101.01.031.0001.2011 / 101 / 33.90.39-82
DATA DA ASSINATURA: 15/12/2022
VIGÊNCIA: 15/12/2022 ATÉ 15/12/2023
VALOR POR CANDIDATO: R$ 172,50 (Cento e setenta e dois reais e cinquenta centavos)
PELA CONTRATANTE: ORLANDO VAGNO DE JESUS SANTOS
PELA CONTRATADA: ANTONIO NIVALDO HESPANHOL

Como aponta o documento, a empresa terá um ano para realizar as etapas do concurso.

Cabe recordar que a Fundação Vunesp já está definida desde 18 de novembro de 2022, quando a dispensa de licitação foi divulgada no Diário da Casa. No entanto, somente após a assinatura a empresa pôde ser oficializada.

Ademais, conforme é possível notar no extrato de contrato, a seleção ofertará vaga efetiva para o cargo de Consultor Legislativo, que exige nível superior de escolaridade.

De acordo com o Portal da Transparência da ALE RR, o salário correspondente à carreira pode chegar a mais de R$ 33 mil. Confira:

 

Ademais, embora ainda não se saiba o quantitativo de vagas do certame, o quadro de servidores do órgão aponta quatro vacâncias para o cargo, o que pode prever o número de oportunidades.

Cabe recordar, também, que existia a possibilidade de o edital ter sido publicado em 2022, o que não ocorreu.

Finalmente, relembre os membros integrantes da comissão organizadora do concurso, que deu os primeiros passos rumo à seleção:

  • I – Walker Sales Silva Jacinto – Presidente
  • II – Daniel Máximo Garcia
  • III – Irayma Ursula Almeida de Amorim

 

Vale destacar que uma seleção para servidores da ALE RR também pode acontecer, de acordo com a pretensão do presidente do órgão, o deputado Soldado Sampaio.

“Vou sentar com a Mesa Diretora. Nossa ideia é fazer, sim, concurso público para servidor efetivo do quadro da Assembleia”, disse.

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Último concurso ALE RR: 2018

O último concurso ALE RR foi realizado em 2018, quando foram ofertadas 41 oportunidades entre cargos de níveis médio e superior sob a organização da Funrio (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da UFRJ).

Sendo assim, conheça as carreiras contempladas pelo certame:

Nível Médio

  • Assistente Legislativo: 7 vagas
  • Taquígrafo: 3 vagas

 

Nível Superior

  • Procurador: 2 vagas
  • Administrador: 4 vagas
  • Analista de Sistemas: 2 vagas
  • Assessor Técnico Legislativo: 3 vagas
  • Contador: 2 vagas
  • Economista: 2 vagas
  • Enfermeiro: 2 vagas
  • Jornalista: 1 vaga
  • Psicólogo: 2 vagas
  • Revisor: 2 vagas
  • Tradutor (Inglês): 1 vaga

 

Além disso, os aprovados contaram com remunerações que variavam entre R$ 3.218,50 e R$ 7.903,10 mais benefícios para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

No entanto, de acordo com o Portal da Transparência do órgão, o salário do Procurador, por exemplo, pode ultrapassar os R$ 29 mil.

À época, os inscritos foram avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Prova
    • Objetiva
    • Prova Prática (apenas para Taquígrafo)
    • Discursiva (apenas para Procurador)
    • de Títulos (apenas para nível superior)

 

No geral, a prova objetiva contou com 50 questões de múltipla escolha acerca das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Regimento Interno da ALE RR
  • Conhecimentos Específicos

 

Requisitos

Confira quais eram o requisitos exigidos para a investidura nos cargos ofertados pela última seleção :

  • Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou gozar das prerrogativas dos Decretos Federais 70.391/72 e 70.436/72 e do artigo 12, § 1º, da Constituição Federal;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos de sexo masculino;
  • Possuir, na data da posse, a qualificação mínima exigida para o cargo;
  • Ser considerado APTO no exame de saúde para admissão, conforme rotina estabelecida pela ALE RR, devendo o candidato se submeter aos exames psicológicos, clínicos e laboratoriais julgados necessários;
  • Possuir idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Estar em gozo de seus direitos políticos;
  • Não ter sido condenado à pena privativa de liberdade transitada em julgado ou qualquer outra condenação incompatível com a função pública; e
  • Estar registrado e com a situação regularizada junto ao órgão de classe correspondente à sua formação profissional, quando for o caso. 

 

Atribuições

Por fim, confira algumas das funções atribuídas a diferentes especialidades contempladas no último concurso ALE RR:

  • Assistente Legislativo
    • Executar tarefas e atividades relativas a anotação, redação, digitação e organização de documentos e arquivos diversos, procedendo de acordo com normas específicas para assegurar e facilitar o fluxo de trabalhos da Superintendência Legislativa, das Comissões Parlamentares, Especiais e Temporárias, lideranças de partidos, blocos partidários, Mesa Diretora e demais unidades organizacionais da ALE RR ou do interesse desta;
    • Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

 

  • Taquígrafo
    • Planejar, coordenar e executar atividades relativas a apanhamento, registro, transcrição, revisão, supervisão e redação final de notas taquigráficas;
    • Fazer transcrição de áudio das sessões plenárias e reuniões de comissões;
    • Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

 

  • Administrador
    • Planejar, coordenar e executar ações relativas a planejamento estratégico, gestão de pessoas, gestão de conhecimento, gestão de organização, sistemas e métodos, gestão da informação e documentação, gestão orçamentária, gestão financeira, gestão de material e patrimônio e gestão de serviços gerais, no âmbito da ALE RR ou do interesse desta;
    • Elaborar textos, assessorar e executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

 

  • Analista de Sistemas
    • Planejar, coordenar e executar trabalhos de implantação e alteração de sistemas de processamento de dados, programação, desenvolvimento de softwares e aplicativos, suporte, administração e gerência de redes locais e banco de dados no âmbito da ALE RR ou do interesse desta.

 

  • Assessor Técnico Legislativo
    • Elaborar proposição em geral, emendas, relatórios e pareceres legislativos, estudos, textos e pesquisas;
    • Secretariar as Comissões Permanentes, Especiais e Temporárias, bem como assessorar os deputados, os gabinetes, as lideranças de partidos, os blocos partidários e as unidades da ALE RR nos aspectos de mérito, técnica legislativa e outros pertinentes à sua área de atuação;
    • Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

 

  • Contador
    • Planejar, coordenar e executar ações relativas à contabilidade pública, apurando os resultados necessários ao controle da situação orçamentária, financeira, contábil e patrimonial;
    • Fazer análise, pareceres e recomendações necessários à instrução dos processos de prestação e contas mensais e anuais dos ordenadores de despesas;
    • Examinar o plano de contas e registro dos fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da instituição.

 

  • Economista
    • Planejar, coordenar e executar ações relativas a estudos e análises, incluindo elaboração de relatórios de natureza econômica, financeira e administrativa;
    • Prestar assessoramento na elaboração de editais de licitação sobre assuntos referentes a sua área de atuação na ALE RR.

 

  • Enfermeiro
    • Planejar, coordenar e executar atividades de enfermagem visando promover a melhoria das condições de saúde dos servidores e parlamentares da ALE RR.

 

  • Jornalista
    • Realizar as atividades de comunicação social da instituição, fazendo cumprir os recursos e técnicas de comunicação e divulgação de informações de caráter interno e institucional, de acordo com as políticas e diretrizes previamente elaboradas no planejamento estratégico da área de comunicação;
    • Assessorar nas atividades de comunicação, de acordo com as estratégias e políticas definidas pela instituição;
    • Projetar e promover a imagem institucional para o público externo e interno.

 

  • Psicólogo
    • Planejar, coordenar e executar ações relacionadas à perícia psicológica, à assistência psicológica e à saúde ocupacional;
    • Elaborar textos e executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

 

  • Revisor
    • Planejar, coordenar e executar atividades relativas a análise, revisão e adequação gramatical e de estilo dos textos técnicos, administrativos, legislativos e outras produções;
    • Elaborar textos e executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

 

  • Tradutor (Inglês)
    • Executar atividades relativas a tradução, anotação, redação e digitação de textos e documentos em Língua Inglesa;
    • Atuar como intérprete em visitas oficiais ou em qualquer ocasião no âmbito da ALE/RR ou do interesse desta;
    • Elaborar textos e executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

 

Finalmente, você pode conferir o último edital clicando aqui . Convém destacar que as informações acerca do cargo de Procurador não constam no mesmo documento. Além disso, outro dado importante é acerca do número de inscrições, que ultrapassou os 14 mil.

Sobre a ALE RR

A Assembleia Legislativa de Roraima nasceu em 1991, com a posse dos primeiros deputados eleitos pelo voto popular.

No entanto, a ALE RR ganhou vida, de fato, a partir da primeira sessão ordinária, em 15 de fevereiro do mesmo ano. A Deputada Noêmia Bastos Amazonas convocou a eleição para a Mesa Diretora. A chapa “Independência com Liberdade”, encabeçada pelo deputado Flávio dos Santos Chaves, do PFL, foi eleita para comandar os trabalhos do Poder Legislativo no biênio 91/92.

Desde a instalação, o Poder Legislativo teve presença permanente em todos os acontecimentos políticos, sociais e econômicos de Roraima.  No entanto, o documento mais importante para os trabalhos do Legislativo, o Regimento Interno, ainda não existia, assim como a Constituição Estadual.

Nasce então, no dia 15 de abril de 1991, a Assembleia Constituinte, composta dos seguintes deputados:

  • Flávio dos Santos Chaves – Presidente
  • Francisco de Sales Guerra Neto – Vice-Presidente
  • Vera Regina Guedes Silveira – 1ª Secretária
  • Eulina Gonçalves Vieira – 2ª secretária
  • Odete Irene Domingues – Relator
  • Paulo Sérgio Ferreira Mota – Relator Adjunto

 

A comissão percorreu os quatro cantos de Roraima, ouvindo as necessidades do povo, promovendo sessões especiais, reuniões e debates que serviram para a elaboração de uma radiografia do Estado e para criar propostas para a Carta Magna que tivessem a cara do povo roraimense. A elaboração da Constituição Estadual foi o primeiro momento de aproximação entre a Assembleia e o cidadão.

 

Histórico de Notícias

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