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Concurso Prefeitura de Anápolis – GO

Saiu o edital do novo concurso da Prefeitura de Anápolis, no estado de Goiás! São 600 vagas para o cargo de Professor, com salários de até R$ 3,3 mil.

Como fazer a inscrição no concurso Prefeitura de Anápolis – GO?

Os interessados deverão acessar o site da banca organizadora, o Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG) , do dia 25 de outubro até às 17 horas dia 20 de novembro de 2019 para realizar a inscrição. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 120,00.

Quem pode fazer o concurso Prefeitura de Anápolis – GO?

As oportunidades são destinadas ao cargo de:

• Professor – PIII – Pedagogo

  • Formação em Nível Superior em Nível Superior em Pedagogia;
  • Formação em Nível Superior em Normal Superior;
  • Formação em Nível Superior com complementação em Pedagogia.

Os salários variam de R$ 2.538,85, para jornadas de trabalho de 30 horas semanais a R$ 3.395,92, em jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

O que faz um Professor Pedagogo na Prefeitura de Anápolis – GO?

• Docência na Educação Infantil e/ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

• Participar de todo o processo Ensino-Aprendizagem, em ação integrada Escola-Comunidade;

• Articular o Processo Pedagógico no interior da Unidade Escolar tendo como princípio do seu trabalho a gestão democrática, o trabalho coletivo, Ética Profissional e comprometimento Político Pedagógico;

• Elaborar Planos Curriculares de Ensino e de Aula;

• Elaborar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos de que necessite a Unidade Escolar ou Sistema Municipal de Ensino;

• Inteirar-se da Proposta Político-Pedagógica do Sistema Municipal de Ensino e integrar-se com suas Políticas Educacionais;

• Zelar pelo cumprimento dos preceitos Constitucionais e da Legislação Educacional vigente como fundamentos da Prática Educativa.

Quais os requisitos básicos do concurso da Prefeitura de Anápolis – GO?

• Ter sido aprovado e classificado no Concurso Público, nas formas estabelecidas neste Edital;

• Apresentar os documentos solicitados para a posse e comprovar os pré-requisitos para o cargo público pretendido;

• Ser brasileiro nato ou naturalizado;

  • Os brasileiros naturalizados devem, no ato da posse, prestar informações sobre o processo de naturalização: data de chegada ao Brasil, país de origem, data de publicação da naturalização e se tem ou não filhos brasileiros;
  • Os brasileiros naturalizados deverão apresentar documentos que comprovem a regularidade quanto às obrigações militares e eleitorais;

• Ter, na data da posse, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;

• Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

• Estar quite com as obrigações eleitorais;

• Estar quite com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino;

• Possuir a escolaridade e os requisitos de qualificação exigidos para o cargo;

  • Consoante o Anexo II deste Edital, a comprovação da escolaridade dar-se-á por meio de diploma original, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;

• Possuir idoneidade moral, comprovada por investigação social realizada mediante apresentação de certidões civis e criminais expedidas pelo Poder Judiciário federal e estadual;

• Outras exigências estabelecidas em lei poderão ser solicitadas para o desempenho das atribuições do cargo.

Como será a prova do concurso Prefeitura de Anápolis – GO?

Os candidatos serão avaliados mediante provas objetivas, previstas para o dia 19 de janeiro de 2020. Haverá também uma avaliação de títulos.

A estrutura das provas é a seguinte: Língua Portuguesa (10 questões com peso 1), Matemática (7 questões com peso 1), Ciências (7 questões com peso 1), Geografia (6 questões com peso 1), História de Anápolis (10 questões com peso 1), Conhecimentos Específicos (20 questões com peso 2).

Confira o conteúdo programático de Conhecimentos Básicos:

Língua Portuguesa: Concepções teórico-metodológicas para o ensino da Língua Portuguesa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A BNCC e o ensino da Língua Portuguesa. O livro didático: possibilidades e limites para o ensino da Língua Portuguesa. Interpretação textual: efeitos de sentido, hierarquia dos sentidos do texto, situação comunicativa, pressuposição, inferência, ambiguidade, ironia, figurativização, polissemia, intertextualidade, linguagem não-verbal. Modos de organização do texto: descrição, narração, exposição, argumentação, diálogo e esquemas retóricos (enumeração de ideias, relações de causa e consequência, comparação, gradação, oposição etc.). Estrutura textual: progressão temática, parágrafo, período, oração, pontuação, tipos de discurso, mecanismos de estabelecimento da coerência, coesão lexical e conexão sintática. Gêneros textuais: editorial, notícia, reportagem, resenha, crônica, carta, artigo de opinião, relatório, parecer, ofício, charge, tira, pintura, placa, propaganda institucional/educacional etc. Língua padrão: ortografia, regência, concordância nominal e verbal, flexão verbal e nominal, pronome, advérbio, adjetivo, conjunção, preposição.

Matemática: Concepções teórico-metodológicas para o ensino da Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A BNCC e o ensino da Matemática. O livro didático: possibilidades e limites para o ensino da Matemática. Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem. Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo. Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); noções de desvios e variância; noções de probabilidade. Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1o e 2o graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas (seno, cosseno e tangente). Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade; sistemas de equações, matrizes e determinantes; números complexos (formas algébrica e trigonométrica e operações).

Ciências: Concepções teórico-metodológicas para o ensino de Ciências na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A BNCC e o ensino de Ciências. O livro didático: possibilidades e limites para o ensino de Ciências. Terra e Universo: formação do universo, do sistema solar e da Terra; gravidade; geocentrismo e heliocentrismo; solstício e equinócio; as estações do ano; movimento de rotação e translação da Terra; estrutura geológica da Terra; tipos de solo; os diferentes usos do solo; fertilidade do solo; atividades agrícolas do estado de Goiás; a atmosfera; efeito estufa; condições que permitem a vida no planeta Terra; o ciclo da água na Terra; estados físicos e mudanças de estado da água; tratamento da água; poluição e contaminação da água e do solo; a água como veículo de doenças; matéria e energia; propriedades da matéria; transformações físicas e químicas da matéria; substâncias puras e misturas; transformação e conservação de energia; magnetismo; temperatura e calor; radioatividade e seus efeitos sobre os organismos; ondas, som e luz; eletricidade. Vida, ambiente e diversidade: biosfera; os reinos dos seres vivos; fatores abióticos e bióticos; importância ecológica e econômica de espécies do cerrado; cadeias e teias alimentares; relações ecológicas; obtenção de energia pelos seres vivos; autotrofismo, heterotrofismo, parasitismo; o fluxo de energia na natureza; os ciclos biogeoquímicos; o papel dos decompositores; os vegetais e a produção de alimentos e matéria prima; a diversificação da vida; os ciclos biogeoquímicos; o papel dos decompositores; evidências da evolução dos seres vivos; teorias da evolução; seres vivos e extinção. Ser humano e saúde: desenvolvimento e crescimento do corpo humano; manutenção da vida; sustentação e locomoção; nutrição e digestão; hábitos alimentares; distúrbios nutricionais; sistema endócrino e nervoso; circulação; respiração; excreção, reprodução assexuada e sexuada dos seres vivos; reprodução humana; hereditariedade; engenharia genética; sexualidade; diversidade e gênero; infecções sexualmente transmissíveis; gravidez; órgãos do sentido; a pele; respiração celular; constituintes das células; tipos de células; o núcleo celular e suas funções; hábitos de higiene e saúde. Ciência, Tecnologia e Sociedade: grandes descobertas das ciências naturais; grandes cientistas e suas descobertas; escalas de tempo; relógio de sol; telescópio; pontos cardeais; fases da lua; instrumentos de medidas de massa, de volume, de superfície e das características climáticas; tecnologia para prevenção e tratamento de doenças; uso de micro-organismos em benefício do ser humano; nanotecnologia; tecnologia de produção de alimentos; degradação ambiental de natureza antrópica e tecnologias para recuperação do solo; tecnologias de reaproveitamento de água; uso consciente da água; tecnologias de reciclagem; tecnologia de captação, tratamento e distribuição de água; tecnologias de geração, captação e distribuição de energia elétrica; fontes de energia renováveis; energia e combustíveis; equipamentos e técnicas da astronomia moderna; tecnologia de informação; biopirataria; biotecnologias.

Geografia: Concepções teórico-metodológicas para o ensino de Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Conhecimento geográfico: história e importância social. As categorias de análise da Geografia. A BNCC e o ensino de Geografia. O livro didático: possibilidades e limites para o ensino de Geografia. A Geografia local e regional. A educação ambiental nas séries iniciais. A alfabetização cartográfica. Mapas e uso da linguagem cartográfica.

História de Anápolis: Concepções teórico-metodológicas para o ensino da História na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A BNCC e o ensino da História. O livro didático: possibilidades e limites para o ensino da História. Historiografia e produção do conhecimento histórico. História local e regional: Goiás colonial: bandeirantismo e sociedade mineradora; Goiás nos séculos XIX, XX e XXI; Goiás: sociedade e cultura; Patrimônio natural, histórico e cultural de Goiás. As cidades na história: História de Anápolis: dos primórdios a atualidade; A região de Anápolis nos séculos XVIII e XIX; Anápolis nos séculos XX e XXI; O patrimônio natural, histórico e cultural de Anápolis; Os espaços públicos, a cultura, a arte e o lazer em Anápolis.

Conhecimentos Específicos: O significado histórico-social da Orientação Educacional – OE: origem e trajetória da Orientação Educacional no Brasil: Dimensões filosóficas, políticas, sociais e pedagógicas; Tendências e desafios atuais da Orientação Educacional; Campos de atuação e a prática do orientador educacional: a função do orientador educacional; A OE e a organização escolar. Tendências pedagógicas em educação; abordagens do processo de ensino e aprendizagem; concepções de currículo e a organização do currículo escolar da educação básica (ensino médio) e da educação profissional. Planejamento, planos e projetos educativos. Projeto político-pedagógico (metodologia de elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do projeto político-pedagógico). Formação docente; desenvolvimento interpessoal, comportamento grupal e intergrupal, liderança, equipe multidisciplinar. Diversidade cultural e inclusão. Avaliação institucional. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Concepção, elaboração e realização de projetos de pesquisa. Pesquisa quantitativa e qualitativa e seus procedimentos. Aspectos legais da educação: Capítulo III da Constituição Federal, que trata de Educação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e alterações; Decretos, Pareceres e Resoluções da Educação Básica, da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Superior; Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais, Estatuto da Criança e Adolescente, Legislação sobre Pessoas com Deficiência – PcD. Lei Municipal nº 2.073, de 21 de dezembro de 1992. Lei Complementar nº 211, de 22 de dezembro de 2009. Lei nº 3.775, de 24 de junho de 2015, Plano Municipal de Educação de Anápolis – PME.

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