Pesquisar no blog

Como começar a estudar antes da publicação do edital

icone calendario 28 jan 2021

edital Alguns concursos são muito concorridos e possuem grande volume de matérias a serem estudadas. Por isso é importante que o candidato comece a se preparar antes mesmo da publicação do edital, já que os testes costumam ser aplicados no período 45 a 90 dias após a divulgação do documento. Veja as matérias mais comumente cobradas e confira agora dicas de como estudar antes da publicação do edital!

– Matérias mais exigidas em concursos públicos:

Algumas matérias são básicas e estão em quase todos os concursos, como português, informática, direito constitucional e administrativo (exceto para cargos de nível fundamental). Algumas áreas possuem matérias características, como a área fiscal (raciocínio lógico, direito constitucional, administrativo e tributário, contabilidade), área de tribunais (além das básicas como português, matemática e raciocínio lógico, também exige direito processual penal e civil).

Treine com questões formuladas pela banca organizadora!
Estude para esta prova com o Simulados para Concursos

– Escolhendo as matérias para estudar

Para ter um direcionamento sobre o que estudar, consulte editais de concursos anteriores e baseie-se nisso para selecionar em quais matérias investir. É importante que o candidato estude ainda mais as disciplinas em que possui dificuldade. Apesar de os concursos anteriores servirem como parâmetro, é importante saber que os estilos de questões podem mudar, conforme explicaremos no tópico abaixo.

livros – O que pode mudar de um concurso para o outro

Quem determina o número de vagas e quais cargos serão abertos é o chefe do poder executivo (seja ele o Prefeito, Governador ou Presidente), de acordo com a necessidade da instituição e orçamento disponível. Até que o edital seja publicado, não se sabe se as matérias e conteúdo programático do próximo concurso serão iguais ao último, pelos seguintes motivos:

– Pode ser que a instituição queira mudar o perfil dos candidatos a serem contratados, por isso altera as matérias ou a maneira de que a banca organizadora formulará a questão.

– Concursos que exigem conhecimentos em leis estão mais sujeitos às alterações, já que leis e códigos costumam ser constantemente atualizados. A melhor solução é estudar o conteúdo e estar sempre atento às suas mudanças para não ficar desatualizado no momento da prova. Um importante detalhe é que o concurso irá cobrar as atualizações das leis até a data de publicação do edital.

Para que você esteja preparado é importante começar a estudar o quanto antes, pois o volume de matérias pode ser assustador e o candidato precisa estar muito bem treinado para resolver as questões propostas pela banca organizadora. Começar a estudar antes do edital garante que você tenha conhecimento o suficiente para superar os concorrentes e, após a publicação do edital, você utiliza o tempo até a prova para revisar a matéria e atualizar os conteúdos que o edital pediu e você ainda não tinha visto.

Esperamos que as dicas tenham lhe ajudado a dar o ponta pé inicial nos estudos. Boa prova!

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-curso-teste

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais