Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros-TO: MPE solicita novo certame!

icone calendario 13 dez 2018

Atenção concurseiros do Tocantins! Vem aí um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros!

O Ministério Público de Tocantins (MPE-TO), em conjunto com o Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep), entrou com uma Ação Civil Pública contra o Estado do Tocantins solicitando a realização de um novo certame.

O quantitativo de vagas ainda não foi confirmado, contudo a corporação possui um déficit de 1.228 servidores, segundo o Gecep.

As oportunidades deverão ser para candidatos de nível médio, com salários de até R$ 3,2 mil!

Previsão do edital

A ação Civil Pública solicita a realização de um novo concurso devido ao déficit de 1.228 bombeiros, quando em Lei são previstos 1.772.

O Gecep alegou ainda que centenas de vistorias dos Bombeiros estão em atraso e que a falta de efetivo fez com que entre maio de 2017 e maio de 2018, 2.169 ocorrência não fossem atendidas.

O Ministério Público de Tocantins e o Gecep solicitaram que seja concedida liminar obrigando o Estado a contratar uma banca organizadora dentro de 30 dias e a publicação do edital deve acontecer no prazo de até 180 dias, ou seja, até o mês de junho de 2019.

A expectativa é de que a oferta de vagas seja suficiente para que a corporação se adeque ao imposto na Lei Estadual nº 3.038/2015 e no Decreto nº 5.352/2015.

Requisitos para concorrer

Para concorrer, os candidatos deverão possuir idade máxima de 30 anos até o último dia do prazo de inscrições; altura mínima de 1,63m, se do sexo masculino, e 1,60m, se do sexo feminino; nível médio completo (no ato da matrícula no Curso de Formação); e CNH ou permissão para dirigir válida, no mínimo na categoria “B”.

Último concurso

O último certame aconteceu em 2013 e contou com 100 vagas para o cargo de Soldado. A organização foi da Pontua Concursos.

Os candidatos foram avaliados por meio de Provas Objetivas, Exame de Capacidade Física, Avaliação Psicológica, Exames Médicos e Odontológicos, Investigação Social e Curso de Formação de Soldados.

A prova objetiva contou com 60 questões sobre as disciplinas de Língua portuguesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos regionais e atualidades, Informática básica e Normas do CBMTO.

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais