Pesquisar no blog

Concurso PC SP: Como é o exame médico?

icone calendario 04 mar 2021

A etapa dos exames médicos nos concursos públicos sempre preocupa os candidatos, principalmente em certames da área policial. Se você já está se preparando para o novo concurso público da Polícia Civil de São Paulo (PC SP), saiba como é o exame médico e aproveite para focar sua atenção nos estudos!

Como é o exame médico do concurso PC SP?

Geralmente são solicitados apenas os exames de hemograma completo (ureia, glicose e creatinina), eletrocardiograma com laudo, exame de urina (EAS) e raios-X do tórax.

No momento de entrega dos exames, o candidato é atendido por um médico. O referido profissional faz algumas perguntas simples, além de verificar a pressão arterial de cada candidato.

Caso o médico encontre problemas nos resultados dos exames, o candidato será avisado e será pedido um laudo médico mais detalhado para entrega posterior, na abertura dos recursos.

É necessário ainda que o candidato apresente ao médico um laudo de aptidão física e mental de capacidade laboral, necessário para o exercício do cargo.

Vale ressaltar que o número de reprovados no exame médico é insignificante. Portanto, a não ser que você possua algum problema sério de saúde, não terá muito com que se preocupar.

O que é avaliado no exame médico geral?

Os exames gerais mais comuns envolvem os seguintes testes:

Exame Clínico Geral: será avaliado peso, altura, relação peso-altura através do índice de massa corpórea (IMC). O candidato deverá estar entre 18 e 25, com circunferência abdominal de no máximo 102 cm. Frequência cardíaca, frequência respiratória, pulsos periféricos, pressão arterial, presença de cianose (central ou periférica), presença de palidez cutâneo-mucosa (anemias), icterícias. Serão realizadas inspeções gerais e específicas; sendo avaliados os sistemas: vascular, osteo-muscular, cardio-respiratório, digestivo, pele e anexos, genito-urinário, neurológico, endócrino e cabeça/pescoço;

Exame Odontológico: ser portador de 20 (vinte) dentes naturais ou artificiais, no mínimo. Nestes 20 (vinte) dentes é obrigatória a existência de 4 (quatro) caninos e dos incisivos superiores e 8 (oito) inferiores restantes, pré-molares ou molares, que devem ter seus correspondentes antagônicos; Quando os dentes forem naturais: deverão ser hígidos ou estarem restaurados com material restaurador definitivo, não ser portador de cáries, periodontopatias, raízes residuais, fístulas ou lesões dos tecidos moles; não ter prognatismo (maxilar ou mandibular); não ter micrognatismo; não ter mordida aberta anterior e posterior; não ter mordida profunda; não ter cruzamento dos elementos dentais; não ter disfunção da articulação temporomandibular (ATM);

Exame Oftalmológico: será observada a escala de snellen na acuidade visual:

Sem correção: serão considerados aptos os candidatos com visão mínima de 0,7 (zero vírgula sete) grau em cada olho separadamente ou apresentar visão 1,0 (um) em um olho e no outro no mínimo 0,5 (meio);

Com correção: serão considerados aptos os candidatos com visão igual a 1,0 (um) em cada olho separadamente com a correção máxima de 1,5 (um e meio) dioptrias esférica ou cilíndrica;

Observações: nas ametropias mistas será levado em conta seu equivalente esférico; os candidatos deverão comparecer ao exame com as lentes dos óculos atualizadas, não sendo permitido o exame com lente de contato; as patologias oculares serão analisadas individualmente de acordo com o critério médico especializado.

Tatuagens: os candidatos que ostentarem tatuagem serão submetidos à avaliação, na qual serão observados:

  • A tatuagem não poderá atentar contra a moral e os bons costumes;
  • Deverá ser de pequenas dimensões, sendo vedado cobrir regiões ou membros do corpo em sua totalidade, e em particular região cervical, face, antebraços, mãos e pernas;
  • Não poderá estar em regiões visíveis quando da utilização de uniforme de treinamento físico.

Posso ser eliminado em concurso público por possuir uma tatuagem?

Em princípio não, porque o uso de tatuagem já faz parte da nossa cultura. Isso não oferece uma justificativa razoável à eliminação do candidato. Menos ainda motiva a eliminação se a tatuagem estiver coberta pelo vestuário.

Mas as tatuagens não podem também fugir da normalidade. Uma tatuagem no rosto, por exemplo, poderá gerar uma eliminação.

Concurso PC SP

O novo concurso público da Polícia Civil de São Paulo (PC SP) já está autorizado e a previsão é de que o edital deva ser divulgado ainda no primeiro semestre de 2021!

O certame terá oferta de 2.939 vagas, distribuídas entre cargos de ensino superior com iniciais de até R$ 10 mil!

Portanto se você sonha em ser um Policial Civil de São Paulo é melhor dar início aos estudos hoje mesmo!

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: Mais de 15 mil cargos vagos!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais