Pesquisar no blog

Concurso PC SP: Como é o TAF?

icone calendario 04 mar 2021

O novo concurso público da Polícia Civil de São Paulo (Concurso PC SP) já está autorizado e a previsão é de que o edital seja divulgado ainda no primeiro semestre de 2021! Você tem dúvidas sobre o Teste de Aptidão Física? Confira neste artigo como é o TAF!

O certame terá a oferta de 2.939 vagas, distribuídas entre cargos de ensino superior com salários de até R$ 10 mil!

Portanto, se você sonha em fazer parta da Polícia Civil de São Paulo é melhor dar início aos estudos hoje mesmo! Mas lembre-se que para ser aprovado no concurso PC SP não basta estudar apenas o que vai cair na prova!

Com base no último edital, a avaliação dos candidatos foi dividida em diversas etapas, entre elas prova objetiva, prova dissertativa, prova de aptidão psicológica, prova de aptidão física, investigação social e prova de títulos.

Sim! Para ingressar na Polícia Civil você terá que passar pelo Teste de Aptidão Física (TAF), que tem como objetivo avaliar a capacidade do indivíduo para desempenhar as funções típicas do cargo que ocupará. Ou seja, além de se preparar para enfrentar as provas teóricas, você terá também que praticar e treinar exercícios físicos para o TAF.

No teste são avaliadas as condições físicas de realização de determinados exercícios dentro dos tempos e/ou execuções previstas no edital. Para ajudar na sua preparação, saiba como será o TAF do concurso da Polícia Civil de São Paulo !

Como é o TAF – Teste de Aptidão Física?

Para esta fase são convocados todos os candidatos aprovados na prova de aptidão psicológica.

A prova consiste em 4 etapas, são elas:

Barra Fixa: pegada em pronação. O candidato do sexo masculino deve elevar o seu corpo, ao menos duas vezes, em sequência (sem repouso), por meio da flexão dos cotovelos, até que o queixo ultrapasse o nível da barra, retomando, em seguida, a posição inicial. Já as mulheres devem permanecer em suspensão por no mínimo cinco segundos. No caso das mulheres é necessário somente elevar o corpo e mantê-lo por 5 segundos na barra.

Flexão: No caso dos homens, o candidato deve posiciona-se sobre o solo em decúbito ventral, com o corpo ereto e mãos espalmadas apoiadas no solo. Já as mulheres devem executar o movimento apoiando os joelhos. Ambos os sexos devem executar o número mínimo de 20 movimentos em 60 segundos. Se houver interrupções do ritmo de execução, o avaliado deverá permanecer na posição inicial, com os braços estendidos, sem interrupção da contagem do tempo previsto, por meio de cronômetro.

Abdominal: o avaliando coloca-se em decúbito dorsal sobre o solo, com o tronco inteiramente estendido, com as pernas fletidas e com as mãos entrelaçadas na nuca. Através de contração da musculatura abdominal, adotará a posição sentada, fixos os pés por um auxiliar.

Ambos os sexos devem executar o número mínimo de 20 movimentos em 60 segundos. É permitido o repouso entre os movimentos, sem a interrupção da contagem do tempo previsto, por meio de cronômetro.

Corrida: o candidato tem que percorrer em uma pista de atletismo ou em uma área demarcada a distância mínima de 2 mil metros em um tempo máximo de 12 minutos.

O candidato fica sabendo do resultado na hora. Agora que você já sabe o que treinar, dê início a sua preparação hoje mesmo!

Saiba mais sobre o Concurso PC SP 2023: Editais publicados. Até R$ 15 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais