Pesquisar no blog

Currículo e Competência

icone calendario 25 mar 2019

1-Competência-ProfissionalMuita gente mente no currículo, tantas que você deve conhecer alguém que já tenha feito isso. Pessoas de bem que floreiam características ou experiências, ou que fraudam dados, mesmo pequenos. O interessante é que essas pessoas acabam sendo contratada por causa do CV e são demitidas, logo em seguida, por não conseguirem satisfazer as exigências do cargo, seja por falta de competência e ou de experiência para a função. O mesmo vale aqui para prova de títulos: de pouco adianta mentir em sua prova de títulos dado que será necessário comprovar tudo o que você está alegando. Desnecessário dizer que uma fraude – por menor que seja – é reprovável e deve ser combatida.

O currículo é como uma fotografia profissional de seu dono e, por conta disso, tem de refletir sua experiência e principais características. Quando ainda eram de papel, em um processo de seleção para assistente, recebi um currículo com marca de xícara de café e macha de gordura. Se a pessoa não tem o mínimo asseio para com sua primeira impressão, o que dirá do seu dia a dia.

Pessoalmente, gosto de levar comigo sempre meu currículo de derrotas com o qual início todas as minhas palestras. Esse artifício serve para que todos saibam que é dos revezes que extraímos a matéria-prima das vitórias e conquistas o que me aproxima do público, mas, além disso, serve para restituir minha humanidade e humildade, porque me faz recordar de toda a trajetória até chegar ali. Meu currículo de derrotas me ajuda a me lembrar de onde eu vim, e como foi duro chegar onde cheguei e, ao mesmo tempo, me confere algum orgulho e força para seguir à diante.

Invista em você para, aí sim, conseguir um bom currículo e não o contrário. A sua qualidade vai se refletir no que você fizer não só palavras perdidas em uma folha de papel/ nas frias linhas de um e-mail. Outro ponto importante: você pode ter o melhor currículo do mundo, mas não despreze a sorte! A Bíblia diz que é a sorte que faz a escolha entre poderosos e vai ser ela, muitas vezes, que vai colocar seu currículo no topo da pilha, ou na frente de alguém especial. Como diria Salomão, o homem mais sábio que já viveu: a sorte acontece a todos, e ela pode mudar tudo.

Finalmente, esteja pronto para quando a sorte sorrir e faça por onde para que ela encontre você preparado. Tenha meu melhor currículo para apresentar quando for preciso, não só o de papel, mas também o da alma, da paz interior de saber que fez o seu melhor. Portanto, prepare seus currículos, trabalhe em suas competências e boa sorte!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais