Pesquisar no blog

Motivação

icone calendario 25 mar 2019

Motivação

Uma boa preparação para um Concurso Público vai além do conhecimento e enfatiza também questões como motivação, disciplina, perseverança, planejamento, controle emocional, gestão de tempo, entre outros fatores.

Vamos falar aqui da motivação: que é quem dá sentido as nossas ações, que nos impulsiona a alcançar nossos objetivos!

Pessoas motivadas na realização de algo são mais propensas a persistir rumo ao sucesso, são mais comprometidas com seus objetivos e alcance de metas!

Quando você tem um objetivo bem definido, aquele que realmente te motiva a progredir, manter uma postura positiva é essencial! Mas de que forma posso me motivar? Com atitudes, pensamentos e crenças positivas, a seu favor!

Primeiramente, acredite em você, no seu potencial para aprender, em suas habilidades já adquiridas! Perceba-se como o seu melhor investimento e este desafio que você está enfrentando agora, enquanto candidato, tudo o que está investindo em tempo e recursos, são em função de um bem maior, de um sonho que pode ser realizado através de determinação, de confiança e empenho compatíveis com o tamanho do seu sonho!

Confira o programa Coaching Para Concursos e veja mais informações!

Muitos candidatos se perguntam: “O que eu faço para ser/estar motivado?” sem antes ter de fato um objetivo definido. Nesse caso a primeira e importantíssima coisa a se fazer é definir uma meta clara, algo que você realmente deseje, que se comprometa a alcançar! Reflita: Qual o seu sonho? Para qual cargo que você quer ser aprovado? Já se imaginou exercendo essa profissão? O que essa realização trará a sua vida? Isso te fará sentir-se realmente feliz e realizado?

Outro ponto fundamental para se manter motivado: seja perseverante! Vá à luta! É como dizem: você irá falhar 100% das vezes que não tentar! Então, nem pense em desistir! Risque a palavra fracasso de seu dicionário, enxergue como experiência, oportunidades para identificar quais melhorias você precisa, converta os erros em aprendizado para as novas situações! Michael Jordan, considerado o melhor jogador de basquete da história, passou por inúmeras rejeições e falhas antes de vir a ser que ele é. Portanto, não fuja de seus desafios, o sucesso vem da superação!

Dê a devida importância ao seu bem-estar! Tenha uma lista de coisas que lhe faça feliz e comece a praticá-las, inclua essas atividades em seu quadro de horários! Quando nos dedicamos exaustivamente a alguma atividade, como estudar para um processo seletivo, corremos o risco de esgotar nossas energias, sendo fundamental dedicar esse cuidado ao seu bem-estar, isso ajudará você a se manter motivado para realizar todas as suas tarefas!

Seja otimista! Reclamações não irão resolver o seu problema, muito pelo contrário, apenas irão te desmotivar. Não se permita desanimar frente aos desafios e os encare com disposição! O otimismo alimenta suas crenças positivas a respeito de si mesmo e das conquistas que almeja! Toda situação tem um lado que proporciona crescimento, foque seu olhar a partir dessa perspectiva! Se hoje em seus estudos você se sente vivendo um sacrifício sem fim, perceba que ele tem fim sim! E pense no próximo nível, se veja depois que for aprovado, como será sua vida?!

Manter o foco na sua aprovação evita distração com coisas que não te levam ao encontro dela, dessa forma você otimiza o seu tempo e os seus estudos. Para facilitar, estabeleça suas prioridades e suas metas a serem alcançadas, junto a um planejamento com o passo a passo e os respectivos prazos, isso é muito importante para que você veja a sua evolução e possa manter-se motivado!

Reserve um tempo para reflexão! Este momento é de fundamental importância para que você analise se suas atitudes estão alinhadas com seus objetivos, se você está na direção certa ou precisa redirecionar suas ações, quais estão sendo suas conquistas e o que precisa de melhorias, dessa forma você tem uma maior consciência das escolhas que tem feito para sua vida!

E, por fim, falando em conquistas, celebre-as! Comemore os resultados obtidos, as vitórias, a sensação de dever cumprido, como as metas diárias realizadas, o cronograma cumprido com sucesso, o simulado com boa nota, o edital completamente estudado, etc. Comemorar suas conquistas é um poderoso combustível para sua automotivação!! Bons estudos!

 

Liala Liala Schultz
Psicóloga, Arteterapeuta e Coach. Atua com Desenvolvimento Humano, Orientação Profissional e Coaching para Concursos.

Mais informações: www.concursos.coachingepsicologia.com

 

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais