Pesquisar no blog

O que cai na prova Exército (EsFCEx)

icone calendario 19 fev 2021

Seguem abertas as inscrições para o concurso do Exército Brasileiro, Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx).

São oferecidas 20 vagas no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC). Os aprovados terão ingresso em 2018. Após o curso, os aprovados recebem soldo de R$ 6,6 mil!

»Adquira a Apostila do Concurso Exército (EsFCEx) e parcele o pagamento SEM JUROS

Caso você tenha interesse de ingressar na carreira militar, saiba o que será cobrado na prova!

Como fazer a inscrição?

As inscrições se estendem até o dia 04 de agosto de 2017 e devem ser realizadas através do site oficial da ESFCEX . O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00.

Como será a Prova?

Os candidatos, antes de ingressar na EsFCEx, serão avaliados nas seguintes etapas:

Exame intelectual (EI), Inspeção de saúde (IS), Exame de aptidão física (EAF), verificação documental e revisão médica e comprovação de requisitos para a matrícula.

A previsão de aplicação da primeira etapa, exame intelectual, é o dia 17 de setembro de 2017.

Conheça o Conteúdo Programático do Exame intelectual e dê início a sua preparação imediatamente!

O que cai na Prova?

Conhecimentos Gerais

Geografia do Brasil: A Organização do Espaço Brasileiro. A integração brasileira ao processo de internacionalização da economia; o desenvolvimento econômico e social; e os indicadores sociais do Brasil. O processo de industrialização brasileira, os fatores de localização e as suas repercussões: econômicas, ambientais e urbanas. A rede de transportes brasileira e sua estrutura e evolução. A questão urbana brasileira: processos e estruturas. A agropecuária, a estrutura fundiária e problemas sociais rurais no Brasil, dinâmica das fronteiras agrícolas e sua expansão para o Centro-Oeste e para a Amazônia. A população brasileira: evolução, estrutura e dinâmica. A distribuição dos efetivos demográficos e os movimentos migratórios internos: reflexos sociais e espaciais. A divisão regional do trabalho: o Centro-Sul como pólo dinâmico da economia nacional. A Questão Regional no Brasil; A regionalização do país: sua justificativa sócio-econômica e critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); as regiões e as políticas públicas para fins de planejamento. As regiões brasileiras: especializações territoriais, produtivas e características sociais e econômicas. O Espaço Natural Brasileiro: seu aproveitamento econômico e o meio ambiente Geomorfologia do território Brasileiro: O território brasileiro e a placa sulamericana; as bases geológicas do Brasil; as feições do relevo; os domínios naturais e as classificações do relevo brasileiro. A questão ambiental no Brasil. Os recursos minerais. As fontes de energia e os recursos hídricos. A biosfera e os climas do Brasil.

História do Brasil: Brasil Colônia: administração, economia, cultura e sociedade As Capitanias Hereditárias e Governos Gerais. As atividades econômicas e a expansão colonial: agricultura, pecuária, comércio e mineração. Os povos indígenas; aldeamentos; ação jesuítica. As camadas senhoriais, os escravos e outros trabalhadores. A conquista dos sertões; entradas e bandeiras. O exclusivo comercial português. Os conflitos coloniais e os movimentos rebeldes de livres e de escravos do final do século XVIII e início do século XIX. A transferência da Corte portuguesa para o Brasil e seus efeitos; o período joanino no Brasil. O Brasil Monárquico; A independência do Brasil e o Primeiro Reinado. A Constituição de 1824. Militares: a Guarda Nacional e o Exército. A fase regencial (1831-1840). O Ato Adicional de 1834. As revoltas políticas e sociais das primeiras décadas do Império. Centralização x descentralização. A consolidação da ordem interna: o fim das rebeliões, os partidos, a legislação, o fortalecimento do Estado, a economia cafeeira, a tributação. Modernização: economia e cultura na sociedade imperial. A escravidão, as lutas escravas pela liberdade, o movimento abolicionista e a abolição. A introdução do trabalho livre. Política externa: as questões platinas, a Guerra do Paraguai e o Exército. O movimento republicano e o advento da República. A República brasileira; A Constituição de 1891, os militares e a consolidação da República. A “Política dos governadores”. O coronelismo e o sistema eleitoral. O movimento operário. O tenentismo. A Revolução de 1930. O período Vargas (1930-1945): economia, sociedade, política e cultura. O Brasil na II Guerra Mundial. A crise do Estado Novo e a sua superação. O período democrático (1945-1964): economia, sociedade, política e cultura. A intervenção militar, sua natureza e transformações entre 1964 e 1985. As mudanças institucionais durante o período. O “milagre econômico”. A redemocratização. Os movimentos sociais nas décadas de 1970 e 1980: estudantes, operários e demais setores da sociedade. A campanha pelas eleições diretas. A Constituição de 1988. Brasil pós Constituição de 1988 a 201: governos de Collor, Itamar, Fernando Henrique Cardoso e Lula.

Língua Portuguesa: Ortografia; Acentuação; Classe, estrutura e formação das palavras (morfossemântica); A oração e seus termos (morfossintaxe); Concordância verbal e nominal; Regência verbal, regência nominal e emprego de crase; Texto, vocabulário e a construção de sentidos; Coerência e coesão; Emprego dos tempos, modos verbais e vozes verbais; Pontuação; Fenômenos semânticos (metáfora, metonímia, sinonímia, antonímia, eufemismo, hiponímia, hiperonímia, ambiguidade, vaguidade, polissemia, homonímia, paráfrase). Argumentação e pragmática (atos de fala, implicitação, dêixis, máximas conversacionais).

Língua Inglesa: Pronouns: subject, object, possessive, interrogative, demonstrative, indefinite. Verb tenses: simple present, simple past (regular and irregular verbs), present continuous, past continuous and future (will and going to), present perfect, past perfect. Modals: can, could, will, would, should and must. Adjectives: comparative and superlative forms. Adverbs: time, position of adverbs, manner and frequency. Prepositions: time, place and location. Articles: definite and indefinite. Quantifiers: many, much, (a) few, (a) little, a lot and some, any. Sentences: affirmative, negative and interrogative. Coordination and subordination; Reading comprehension; Relative clauses.

Língua Espanhola: Lectura e interpretación textual; Acentuación de la palabras/Tonicidad; Artículos determinados (contracciones AL y DEL) e indeterminados; demostrativos; posesivos; indefinidos; el uso del NEUTRO LO. Numerales: cardinales y ordinales; Sustantivos: género; número; Adjetivos: género y número; Pronombres personales: tónicos y átonos; Preposiciones; Conjunciones; Adverbios; Verbos regulares e irregulares: tiempos simples y compuestos; Sinonímia y antonímia; Semántica: divergencias léxicas entre el portugués y el español.  eterotónicos/heterogenéricos; Los falsos cognatos; Comprensión e interpretación de textos; Lectura e interpretación de imágenes.

Para mais informações e acesso aos editais, veja a página do Concurso Exército  (EsFCEx)

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

»Adquira a Apostila do Concurso Exército (EsFCEx) e parcele o pagamento SEM JUROS

Saiba mais sobre o Concurso EsFCEx 2024: Editais publicados para Oficiais. 210 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais