Pesquisar no blog

O que cai na prova: MEC – DF

icone calendario 28 jan 2021

avatar - MEC O Ministério da Educação lançou edital para o preenchimento de 316 oportunidades para cargos de nível superior. A maior parte dos cargos é direcionada a profissionais de Informática. Para mais informações sobre este certame, acesse a página do Concurso do MEC – DF .

Conteúdo programático

A prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 13 de setembro, será composta de questões das seguintes disciplinas:

– Língua portuguesa: Compreensão e interpretação de texto, gêneros e tipos textuais, ortografia, coesão, tempos e modos verbais, morfossintaxe, pontuação, concordância, regência, crase, pronomes, reescrita de frases e parágrafos, semântica, correspondência oficial, adequação da linguagem ao tipo de documento e formatação do texto ao gênero.

– Raciocínio lógico: estruturas lógicas, lógica de argumentação, lógica sentencial, proposições simples e compostas, tabelas-verdade, equivalências, Leis de Morgan, diagramas lógicos, lógica de primeira ordem, contagem e probabilidade, operações com conjunto, problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

– Noções de direito constitucional: Constituição da República Federativa do brasil de 1988, princípios fundamentais, aplicabilidade das normas constitucionais, normas de eficácia plena, contida e limitada, normas programáticas, direitos e garantias fundamentais, direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos, partidos políticos, organização político-administrativa do Estado, Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios, Administração Pública, atribuições e responsabilidades do presidente da República, Poder Legislativo e suas competências, Poder Judiciário e suas competências.

– Legislação e ética na administração pública: regime disciplinar dos servidores públicos civis da União: Lei nº 8.112/1990, Lei nº8.429/1992, Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

– Língua inglesa (Exceto para os cargos de Engenheiro Civil/Arquiteto, Engenheiro Eletricista e Engenheiro Mecânico): compreensão de textos escritos em língua inglesa e itens gramaticais relevantes para o entendimento dos sentidos do texto.

– Noções de informática (apenas para os cargos de Engenheiro Civil/Arquiteto, Engenheiro Eletricista e Engenheiro Mecânico): noções dos sistemas operacionais Windows e Linux, Pacote Office, redes de computadores, internet, intranet e principais navegadores, programas de email, sites de busca, fóruns de discussão, redes sociais, computação na nuvem, conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, noções de segurança, vírus, firewall, processos de backup.

– Conhecimentos específicos: de acordo com o cargo pretendido.

Critérios de desempate

Os critérios de desempate adotados pela banca organizadora deste concurso são:

a) candidato mais idoso;
b) maior nota na prova de conhecimentos específicos;
c) maior número de acertos na prova de conhecimentos específicos;
d) maior número de acertos na prova de conhecimentos básicos;
e) maior idade;
f) candidato que exerceu a função de jurado.


Apostila para esse cargo

Apostila MEC 2015

Apostila MEC 2015

Por R$ 59,90ou 3x de R$ 19,97

sem juros no cartão

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais