Pesquisar no blog

O que cai na prova: Prefeitura de Maringá – edital dezembro

icone calendario 28 jan 2021

Prefeitura-Municipal-de-Maringá1 Prefeitura de Maringá – PR abre concurso com 116 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Se você deseja participar dos testes, veja o que cai na prova. Separamos os principais conteúdos para você.

Para saber mais informações e baixar os editais, veja a página do Concurso Prefeitura de Maringá – edital dezembro.

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Maringá

Nível fundamental:

Português: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Variantes linguísticas, linguagem oral e linguagem escrita, formal e informal. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Singular e plural. Masculino e feminino. Vocabulário: estrutura e formação de palavras.

Matemática: Operações de Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão. Sistema Métrico Decimal. Razão. Proporção. Regra de Três (Simples). Porcentagem. Equações do 1º Grau. Áreas de Figuras Planas.

Conhecimentos Gerais: Aspectos sociais, históricos, culturais, políticos e econômicos sobre o Brasil e o mundo. Atualidades divulgadas nos principais meios de comunicação sobre política, economia, sociedade, cultura, educação, tecnologia e relações internacionais. Informações básicas sobre o Estado do Paraná e o Município de Maringá.

Nível médio:

Português: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Variantes linguísticas, linguagem oral e linguagem escrita, formal e informal. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: pronomes, verbos, preposições, conjunções, substantivos e adjetivos. Morfologia e flexões do gênero, número e grau. Termos da oração: identificação e classificação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Vocabulário: estrutura e formação de palavras.

Matemática: Operações de Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão. Sistema Métrico Decimal. Razão. Proporção. Regra de Três (Simples e Composta). Porcentagem. Equações do 1º Grau. Equações do 2º Grau. Áreas de Figuras Planas. Noção de Função. Progressões Aritméticas. Progressão Geométrica. Juros (Simples e Compostos). Análise Combinatória. Probabilidade.

Informática (somente para os cargos agente fiscal e agente municipal de trânsito): Conceitos básicos e modo de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de busca e pesquisa. Conceitos de proteção e segurança na internet. Noções básicas de navegação na internet (Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox). Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para a realização de cópias de segurança (backup). Conceitos de hardware e de software. Conhecimento dos principais aplicativos comerciais para edição de textos e planilhas (Word, Excel).

Nível superior

Português: Tipos e Gêneros textuais. Leitura e compreensão de textos: Assunto. Estruturação do texto. Ideias principais e secundárias. Relação entre ideias. Ideia central e intenção comunicativa. Efeitos de sentido. Figuras de Linguagem. Recursos de argumentação. Recursos de argumentação. Coesão e coerência textuais. Léxico: Significação das palavras e expressões no texto. Substituição de palavras e expressões no texto. Estrutura e formação de palavras (valor dos afixos e dos radicais). Fonologia: Conceito de fonemas. Relações entre fonemas e grafias. Encontros vocálicos e consonantais. Ortografia: sistema oficial vigente: Acentuação gráfica e acentuação tônica. Morfologia e Sintaxe: Classes de palavras: emprego e flexões. Período simples e período composto: colocação de termos e orações no período. Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. Concordância nominal e verbal. Sintaxe de colocação. Emprego dos modos e tempos verbais. Emprego do infinitivo. Emprego do acento indicativo de crase.

Matemática: Conjuntos: representação e operações; Números Naturais: operações e problemas com números naturais suas propriedades; Geometria: conceito, propriedades e operações; Múltiplos e divisores: conceitos e operação; Números Racionais Absolutos; Números Irracionais: técnicas operatórias; Medidas: conceito e operações; Sistemas de equação de 1° grau e 2° grau; Razões e proporções: grandezas proporcionais, porcentagem e juros simples; Regra de Três Simples e Composta; Gráficos e tabelas: execução e interpretação; Funções: Conceitos e aplicações; Raciocínio lógico; Medidas de comprimento.

Informática: Conceitos básicos de hardware e periféricos de um computador. Sistemas Operacionais (Windows e Linux). Conceitos e tecnologias relacionados à rede de computadores, internet, browsers, correio eletrônico, conexões de rede (wi-fi e cabeada), intranet. Softwares do pacote Office: editores de texto, planilhas e slides. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira as suas no edital!

Critérios de desempate

Em caso de igualdade na nota final do concurso e como critério de desempate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
– Tiver maior idade dentre os de idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme estabelece a Lei nº 10.741/2003
– Obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos quando houver;
– Obtiver maior nota na prova de conhecimentos gerais quando houver;
– Obtiver maior nota na prova de língua portuguesa quando houver;
– Obtiver maior nota na prova de matemática quando houver;
– Obtiver maior nota na prova de informática quando houver;
– Maior idade dentre os de idade inferior a 60 (sessenta) anos;
– Sorteio em sessão publica

modelo-curso-teste

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Maringá - PR - edital dezembro

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais