Pesquisar no blog

Posso fazer o ENEM já estando na faculdade?

icone calendario 10 jun 2021

Pode e deve! Essa é uma dúvida comum entre estudantes brasileiros. Afinal, parece não fazer sentido estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM ) se você já está na faculdade.

O que muitos não sabem é que, a nota do ENEM tem ganhado bastante relevância nos últimos anos, não só para ser aprovado na universidade.

Por exemplo, é obrigatório prestar o ENEM para ingressar em uma universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a bolsas de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos estudantis pelo FIES.

No caso de quem já está cursando o ensino superior, a vantagem está na possibilidade em conseguir bolsas totais ou parciais de 50% para cursos de graduação em todas as modalidades.

O mais interessante é, se você já está pagando a faculdade e consegue uma bolsa, o valor pago até então volta para você.

Quem já está cursando faculdade pode se inscrever no Sisu?

Com certeza, o estudante que desejar participar do Sisu poderá fazê-lo desde que tenha participado da última edição do ENEM.

Mas caso o estudante esteja cursando alguma faculdade pública deverá optar por uma das vagas, pois não poderá acumular dois cursos ao mesmo tempo.

Quem já está na faculdade pode se inscrever no ProUni?

Pode sim! Independente do período que o estudante esteja cursando em uma universidade particular, poderá participar do ProUni e concorrer a uma das milhares de vagas que o programa oferece.

Quem não pode participar do ProUni?

O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece a cada ano milhares de bolsas parciais (50%) e integrais (100%) aos estudantes que atendem os requisitos.

Porém é importante enfatizar que existem algumas regras para inclusão neste programa, sendo que em alguns casos o benefício não será concedido. Confira os casos:

  • Estudantes de escola particular – não serão beneficiados a menos que provem que sejam bolsistas integrais.
  • Estudantes que já possuem diploma superior – o ProUni é destinado a estudantes que ainda não tenham concluído o ensino superior.
  • Renda acima de 3 salários mínimos – a renda não deve ultrapassar o valor de R$ 1.497,00 na concessão da bolsa integral, e no valor de R$ 2.994,00 para a bolsa parcial.

Conseguir bolsa no exterior com a nota do Enem

Outra vantagem em prestar o ENEM pouco conhecida, é que a nota do exame pode abrir as portas para um intercâmbio.

Para participar do programa Ciência sem Fronteiras, onde alunos brasileiros de graduação e pós-graduação podem conseguir bolsas no exterior, além de comprovar um bom histórico escolar, é obrigatório ter feito o ENEM e ter obtido pelo menos 600 pontos no exame.

Portanto, mesmo que você já está cursando o ensino superior, não é má ideia garantir uma boa nota no ENEM!

Bons estudos!

Saiba mais sobre o Enem 2023: Prova em 5 e 12 de novembro. Saiba mais!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais