Pesquisar no blog

Passo a passo para participar do ENCCEJA

icone calendario 29 jan 2021

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA ), é voluntário, gratuito e destinado a certificação do ensino fundamental e médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela elaboração das provas e pela gestão (aplicação e correção).

O exame visa avaliar as pessoas que não puderam concluir os estudos na idade apropriada. Conheça todos os detalhes da prova Inep e esteja preparado para concluir o ensino médio ou fundamental!

» Prepare-se com a Apostila ENCCEJA + BÔNUS (GRÁTIS)! «

Como faço a inscrição no ENCCEJA?

As inscrições são gratuitas e para participar o candidato deve ter em mãos no momento da realização de sua inscrição os seguintes documentos:

– CPF (Cadastro de Pessoa Física);
– Número de documento de identificação: RG, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros.

O período de inscrições será de 21 a 30 de maio. O período é curto, por isso, é importante estar atento(a) ao prazo. Para fazer a sua, acesse o site INEP .

Durante o preenchimento da inscrição o candidato deverá informar o endereço de e-mail e número de celular válidos, o INEP utilizará esses dados para enviar ao participante informações relativas ao exame.

Além disso, o candidato deve informar para qual nível de ensino deseja a certificação , como também indicar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal onde deseja solicitar seu certificado.

O candidato deverá também optar pelas disciplinas que deseja participar, podendo ser uma ou todas, lembrando que caso não tenha sido aprovado(a) em qualquer uma das matérias seu certificado não será emitido.

Após a conclusão da inscrição, o participante poderá imprimir o comprovante em que consta seu número de inscrição. O número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob a guarda do participante, sendo indispensáveis para consultar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição.

Alteração dos dados de cadastro da Inscrição

Alterações relativas aos dados cadastrados durante as inscrições, quanto a cidade de realização das provas, ou ainda, quanto a opção de língua estrangeira serão permitidas somente durante o período de inscrição.

Mudanças no ENCCEJA

Em 2017, a principal mudança foi o fato da certificação do ensino médio deixar de ser realizada pelo Enem e, como ocorria em 2009, retorna para o ENCCEJA. Além disso, o ENCCEJA volta a ser aplicado para a certificação do ensino fundamental.

Quem pode participar?

Pessoas com no mínimo 15 anos completos na data da realização das provas poderão requerer a certificação do Ensino Fundamental.

Pessoas com no mínimo 18 anos completos na data da realização das provas poderão requerer certificação do Ensino Médio.

Como será a Prova ENCCEJA?

A prova será aplicada no dia 4 de agosto de 2018, sendo composta por 04 áreas do conhecimento, com uma matriz de referência que especifica as competências e as habilidades a serem avaliadas.

Cada matriz é composta por 04 habilidades, que orientam a elaboração dos itens das provas. A matriz de referência é o documento que subsidia a elaboração da prova.

Cada prova (área de conhecimento) é composta por 30 itens do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta, totalizando 120 questões, além de uma redação. Confira como as provas são estruturadas:

Para o nível fundamental:

– língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação;
– matemática;
– história e geografia;
– ciências naturais.

Para o nível médio:

– linguagens, códigos e suas tecnologia e redação;
– matemática e suas tecnologias;
– ciências humanas e suas tecnologias;
– ciências da natureza e suas tecnologias.

Ensino Fundamental: Período da manhã – ciências naturais, matemática; Período da tarde – língua portuguesa, inglês, artes, educação física, redação, história e geografia.

Ensino Médio: Período da manhã – ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias; Período da tarde – ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.

As provas serão aplicadas em 564 municípios de todo o Brasil .

Critérios de avaliação

A recomendação do Inep, no que se refere a pontuação mínima para as instituições certificadoras, são:

Provas Objetivas

– Nota mínima: 100 pontos em cada prova;
– Escala varia de 0 a 200 pontos.

Prova de Redação

– Nota mínima: 5 pontos;
– Escala que varia de 0 a 10 pontos.

No caso de língua portuguesa, inglês ou espanhol, artes e educação física, o participante deverá obter a nota mínima tanto na prova objetiva quanto na prova de redação.

Para ser aprovado, o candidato deve atingir 50% de acertos em cada área/disciplina, incluindo a redação. Confira tudo sobre a prova de » redação aqui  «

Documentos Certificadores

Após a realização da prova, o participante aprovado deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia indicado no ato da inscrição, para pleitear a declaração parcial de proficiência e/ou certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Certificado

É o documento que reconhece oficialmente que o participante obteve o desempenho mínimo exigido para cada área do conhecimento.

Declaração de proficiência

É a certificação parcial que comprova que o participante obteve desempenho mínimo em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas no ENCCEJA .

⇒ Consulte todas as informações na página do ENCCEJA!

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Prepare-se com a Apostila ENCCEJA + BÔNUS (GRÁTIS)! «

Saiba mais sobre o ENCCEJA 2023: Edital publicado. Provas em 27 de agosto!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais