Apostila Digital TJ - GO - Tribunal de Justiça de Goiás para Analista Judiciário - Área Pedagogo

Cód.: tj-go-analista-judiciaria-area-pedagogo-DIGITAL
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R$34,90

à vista R$34,90

  • Páginas

    384

  • Edição

    Oficial

  • Tipo

    Digital

  • Instituição

    TJ - GO - Tribunal de Justiça de Goiás

  • Cargo

    Analista Judiciário

  • Nível

    Nível Superior

Descrição


TJ-GO 2014 - Analista Judiciário - Área Pedagogo

O conteúdo da Apostila Digital para o Concurso TJ-GO 2014 - Analista Judiciário - Área Pedagogo contempla:

- Língua Portuguesa; - Geo-História de Goiás; Noções de Direito Constitucional; - Noções de Direito Administrativo; 

- Conhecimentos Específicos;

Apostila Digital para o Concurso TJ-GO foi atualizada com base no edital nº 01/2014 publicado em 04 de Agosto de 2014 o que torna o seu conteúdo atual e relevante.

O material conta com simulados que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso (FGV Projetos). Desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.

Esta é a sua chance de começar a estudar o quanto antes e garantir uma vaga no Concurso TJ-GO.

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Mais Informações sobre o Concurso:

Vagas: 474

Inscrições: até 08 de setembro

Salário: de R$ 3.093,48 até R$ 3.437,20

Taxa de Inscrição: R$ 63,00 até R$ 68,00

Provas: 19 de outubro

Este concurso está oferecendo 474 vagas imediatas mais para Cadastro Reserva. O salário depende da área de formação e varia de R$ 3.093,48 para R$ 3.437,20.


CONTEÚDO DA APOSTILA:

 

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna.
  • Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português.
  • Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras;
  • mecanismos de flexão dos nomes e verbos.
  • Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual
  • Ortografia
  • Acentuação gráfica.
  • Emprego do sinal indicativo de crase.
  • Pontuação
  • Estilística: figuras de linguagem.
  • Reescritura de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.
  •  

GEO-HISTÓRIA DE GOIÁS

  •  
  • Formação econômica de Goiás: a mineração no século XVIII, a agropecuária nos séculos XIX e XX, a estrada de ferro e a modernização da economia goiana, as transformações econômicas com a construção de Goiânia e Brasília, industrialização, infraestrutura e planejamento
  • Modernização da agricultura e urbanização do território goiano.
  • População goiana: povoamento, movimentos migratórios e densidade demográfica
  • Economia goiana: industrialização e infraestrutura de transportes e comunicação.
  • As regiões goianas e as desigualdades regionais.
  • Aspectos físicos do território goiano: vegetação, hidrografia, clima e relevo.
  • Aspectos da história política de Goiás: a independência em Goiás, o Coronelismo na República Velha, as oligarquias, a Revolução de 1930, a administração política de 1930 até os dias atuais.
  •  
  • Aspectos da História Social de Goiás: o povoamento branco, os grupos indígenas, a escravidão e cultura negra, os
  • 31movimentos sociais no campo e a cultura popular.
  • Aspectos históricos e urbanísticos de Goiânia
  • Atualidades econômicas, políticas e sociais do Brasil, especialmente do Estado de Goiás
  •  

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

  •  
  • A Constituição Federal de 1988: Dos princípios fundamentais
  • Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos. Dos direitos sociais.
  • Da organização do Estado: da organização político-administrativa; da União; dos Estados Federados; dos Municípios;
  • do Distrito Federal e dos Territórios
  • Da Administração Pública: disposições gerais; dos Servidores Públicos Civis
  • Da organização dos Poderes: do Poder Legislativo; do Poder Executivo; do Poder Judiciário: Disposições gerais; do Supremo Tribunal Federal; do Superior Tribunal de Justiça; dos Tribunais e Juízes dos Estados; das funções essenciais à justiça; do Ministério Público; da Advocacia Pública;da Advocacia e da Defensoria Pública
  •  

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

  •  
  • Noções de Direito Administrativo: conceito
  • Administração Pública: sentidos. Regime jurídico-administrativo
  • Interesse público: conceitos.
  • Princípios administrativos: expressos e implícitos.
  • A organização administrativa: descentralização e desconcentração. Administração Direta e Indireta. Órgãos públicos.
  •  
  • Poderes e deveres dos administradores públicos
  • Atos administrativos: conceito, requisitos, atributos e classificação.
  • Responsabilidade civil do Estado
  • Servidores Públicos: regime constitucional: concurso público, acesso, acumulação de cargos e funções, estabilidade, aposentadoria, remuneração, responsabilidades
  • Lei Estadual n. 13.800/2001;
  • Lei n. 10.460/1989.
  • Lei Estadual n. 16.893/2010;
  • Lei n. 17.663/2012 e Lei n. 19.175/2013.
  • Lei n. 9.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa)
  •  

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

  •  
  • Fundamentos da educação
  • Relação entre educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica
  • Bases legais da educação nacional: Constituição da República, LDB (Lei n. 9.394/1996)
  • Parâmetros Curriculares Nacionais
  • Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas.
  • Legislação aplicada à educação a distância.
  • A supervisão. Concepção e prática.
  • Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação
  • Normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal.
  • Pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender.
  • Papel político-pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar.
  • Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis
  • Projeto político-pedagógico no ambiente organizacional. Concepção, princípios e eixos norteadores
  • Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico.
  • Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação.
  • Comunicação e interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais.
  • A avaliação na perspectiva da construção do conhecimento
  • Desenvolvimento de competências: conhecimentos, habilidades, atitudes.
  • Currículo e construção do conhecimento
  • Processo de ensino-aprendizagem
  • Relação professor/aluno.
  • Bases psicológicas da aprendizagem.
  • Educação de adultos
  • Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos. Objetivos e conteúdos de ensino. Métodos e técnicas
  • Novas tecnologias aplicadas à educação e plataformas de aprendizagem virtuais e avaliação educacional.
  • Metodologia de projetos presenciais e a distancia. Um caminho entre a teoria e a prática.
  • Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento.
  • A ação pedagógica e o trabalho com projetos
  • Ética e trabalho. Dilemas éticos da profissão


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