Legislação para Concurso

É comum uma certa dificuldade quando falamos sobre regimento interno, lei seca e tudo que entra dentro do tópico de legislação para concurso, afinal são conteúdos extensos que requerem uma atenção muito especial. Isso pode gerar uma certa preocupação já que são assuntos poucos usuais no cotidiano com fortes nomenclaturas jurídicas. Mas vamos te ajudar com algumas dicas, ok?

Como estudar legislação para concurso?

Sempre leia o edital com muito cuidado: não é recomendado que chegue o dia da prova e você não saiba os tipos de conteúdo que podem cair pelo fato de não ter se atentado na leitura do edital. Então sim, saiba o peso de cada matéria exigida, ok?

Já saímos de cara com a dica master: todo edital possui uma lei que o autoriza, lembra dos atos administrativos lá em direito administrativo? Pois então, o concurso público é regido pela lei 8112/90; além disso sempre será citado outras leis no edital de acordo com o cargo e o que é exigido dele.

Então o 1º passo é buscar todas as leis que abrangem seu concurso público tanto no geral como em específico ao seu cargo. Faça uma lista de cada lei, regimento e legislação correlata, assim você já inicia seus estudos em legislação para concurso e conseguirá planejar melhor cada tópico do seu estudo para a prova.

Aí chegamos na parte dos materiais de estudos: agora você já sabe por onde começar nas leis, mas qual material buscar? Não busque qualquer fonte pela internet. Use diretamente o site do Planalto em estudo para lei seca. Claro que haverá casos que determinado regimento não estará presente no site do Planalto, então deverá ir diretamente para o site do órgão correlato a lei para ter acesso a ele.

Imagine você utilizar material vindo da internet, mas sem conhecer a fonte do mesmo ou checar se é a versão atualizada? Quando chegar a hora da prova, o conteúdo solicitado não será o mesmo estudado e meses de esforço acabam perdidos. Por isso, pense bem de onde extrairá os materiais que utilizará para estudos. Estude com material de qualidade a legislação para concurso.

As técnicas de estudo para concurso público são vastas e o estudo de lei requer uma preparação aprofundada já que estamos falando de quase 200 artigos para serem lembrados no dia da prova. E por isso a concentração é um dos pontos fundamentais para esse estudo.

Já indicamos prontamente as marcações. Grifar de maneira correta as informações relevantes de uma lei ajuda na fixação e na revisão posterior. Obviamente que não se grifar na 1ª vez que se lê uma lei e nem marcar um conteúdo extenso. É importante identificarmos pontos que servirão para nos lembrar de forma fácil e completa.

Como saber o que é importante marcar? Simples! Compare uma lei com outra, e veja os pontos que considera importante abordados. Sabe as provas anteriores? Caderno de Questões? Então, veja quais aspectos são mais solicitados daquela lei. Em cima disso, você marcará apenas o que realmente for de cunho importante e aí grifará aquele sentido para sua fixação e revisão.

Outro detalhe: tenha livros de autores com bagagem e experiência em leis para ajudar no estudo. Às vezes, a lei seca de forma bruta acaba se tornando mais complexa, sendo comum que uma aula elaborada em vídeo possa ajudar no estudo. Novamente, não assista qualquer tipo de vídeo; é importante que seja um profissional adequado. É importante ver vários tipos de aulas para ver qual você conseguirá fixar melhor o conteúdo.

Outros métodos de estudo?

Como já dissemos várias vezes em nossos conteúdos, a prática leva a perfeição. Por isso a importância de refazer questões sempre que possível e estudar, praticando em cima de provas anteriores. Desta forma, já saberá como a banca faz a cobrança de conteúdo nas questões e isso te deixará mais calmo e preparado para o dia da prova.

Quando começar a estudar as provas antigas a fundo, verá que há diferentes tipos de cobranças: há bancas que cobram leis de forma literal, outras sua aplicabilidade, ou a sua interpretação delas, por isso fique atento a banca do seu concurso para saber exatamente o que está estudando.

Uma técnica muito bacana para estudo são os mapas mentais. Eles funcionam quase que como uma revisão, mas basicamente é uma forma como um organograma de reunir em ramificações as partes mais importantes dos conteúdos estudados. Têm aplicativos e sites que auxiliam nisso, então você consegue conectar cada assunto com poucas palavras um no outro e assim que reler vai automaticamente conectar com o tópico em si. Viu como é bem fácil e simples de usar? Muito usado como técnica de estudos e pode ser adaptado para várias situações do dia a dia também.

Não podemos esquecer também do resumo, onde escreverá após o estudo, tudo que fixou de mais importante daquele tópico estudado em pequenas frases e parágrafos, onde o conteúdo será melhor fixado e acaba virando uma base para sua revisão também unindo dois métodos de estudo ao mesmo tempo.

Agora depois de tudo estudado e marcado, precisamos ir para as revisões que é uma das dicas mais importante senão a mais. Tudo que você fez até hoje para estudar deve ser revisado posteriormente.

Faça mapas mentais, resumos e marcações e revise tudo depois que finalizar o estudo de legislação para concurso, pois somente com a revisão todo conhecimento que teve acesso será absorvido e por fim fixado em sua mente.

Acompanhe nossas

redes sociais