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Autoconfiança de concurseiro

icone calendario 20 maio 2015

autoconfiançaOlá, concurseiros! No assunto de hoje, quero lhes falar sobre autoestima de quem é estudante.

Infelizmente, uma série de empecilhos pode prejudicar nossa confiança. Precisamos sempre estar atentos a isso para que pensamentos negativos não nos dominem. Existe, sim, ações simples que qualquer pessoa pode fazer para aumentar a sua autoestima e, esperançosamente, romper com esse círculo vicioso.

Você pode praticar algumas das coisas sugeridas na lista que se segue, e certamente não precisa fazê-las todas. Basta fazer aquelas em que se sinta mais confortável:

1. Faça três listas. Numa folha de papel escreva as suas forças, uma das suas conquistas mais importantes para si, e uma das coisas que você admira mais em si mesmo. Tente a colaboração de um amigo ou parente para ajudá-lo com essas listas. Mantenha as listas  num lugar seguro e leia-as regularmente.

2. Pense positivamente sobre …você! Lembre-se que, apesar dos seus problemas, você é uma pessoa única, especial e valiosa, que você merece e pode vir a sentir-se bem acerca de si mesmo, se fizer coisas nesse sentido.

Identifique e conteste os pensamentos negativos que tem acerca de si mesmo, como “Eu sou um perdedor”, “Eu nunca faço nada certo”, ou “Ninguém gosta de mim”. Certamente estas crenças acerca de si mesmo estão distorcidas por erros de pensamento devido à sua baixa autoconfiança e autoestima.

3. Preste especial atenção à sua higiene pessoal e aparência. Por exemplo, cuidar do estilo do seu cabelo, aparar as unhas, usar fio dental nos dentes. Vestir roupas que façam você sentir-se bem consigo mesmo. Cuidar de nós mesmos representa o valor que damos a nós mesmos, mas igualmente à preservação da nossa imagem junto dos outros.

4. Coma boa comida como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Faça refeições a pensar em si mesmo, torne isso um momento especial, mesmo se você estiver comendo sozinho. Desligue a TV ou rádio, ponha a mesa, e prime na disposição da comida no prato para que pareça atraente. Você também merece mimar-se a si mesmo. Se você não cuidar bem de si, quem cuidará? Pense nisso.

5. Exercite-se regularmente. Sair para uma caminhada todos os dias, e fazer exercícios mais vigorosos (exercícios que façam você suar) três vezes por semana é uma prática de enorme retorno e satisfação. A prática do exercício físico regular é um propulsor da autoestima, eleva os níveis de energia, promove o humor, faz libertar na corrente sanguínea endorfina.

Procure sempre estar bem consigo mesmo! Esse é o melhor exercício para conquistar a vaga dos sonhos 🙂

Um beijo e até a próxima semana,

Cátia Pipoca é concursanda por natureza 
e dá dicas para concurseiros guerreiros
em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br

 

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