Boas notícias para os profissionais da educação de Santa Catarina! Está formada a comissão do novo concurso Sed SC (Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina)!
Certame ofertará 10 mil vagas! 🥳
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Concurso Sed SC: Comissão formada!
No dia 04 de dezembro, foi publicada a Portaria n° 3201
, que instituiu a comissão responsável pelo novo concurso Sed SC!
Esta comissão deverá planejar, organizar e supervisionar a execução do concurso, que visa o provimento de cargos de servidores na área educacional!
Os membros nomeados foram:
- Dionice Maria Paludo – presidente;
- Eliane Schmidt de Mesquita;
- Bruno Alfred Strunck;
- Gabriel Damasco;
- Maryana Cunha Ferrari Fiorentin;
- Adecir Pozzer;
- Luis Duarte Vieira; e
- Vendelin Santo Borguezon.
Em setembro, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que o novo concurso Sed SC será o maior da história do estado!
De acordo com a declaração do governador, o certame ofertará 10 mil vagas efetivas, sendo 8 mil vagas para Professores e 2 mil para profissionais nas áreas administrativas e pedagógicas das escolas.
Esta decisão faz parte de um pacote de ações realizado pelo governo, a fim de valorizar os servidores da Educação.
Com isso, além da autorização de um novo certame, os profissionais da educação obtiveram modificações em seus salários e benefícios.
“Na educação, já realizamos várias medidas para elevar a régua e a qualidade de nossas escolas, e isso passa também pela valorização dos professores, por isso estamos anunciando essas ações”, destacou o governador Jorginho Mello.
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Último concurso Sed SC
O último concurso Sed SC foi publicado em 2017, sob organização da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE.
Foram ofertadas 924 vagas de nível superior para os seguintes cargos:
- Professor (540)
- Anos iniciais (30)
- Arte (28)
- Sociologia (41)
- Biologia (26)
- Educação Física (38)
- Espanhol (34)
- Física (53)
- Geografia (27)
- História (24)
- Inglês (48)
- Língua Portuguesa e Literatura (40)
- Matemática (52)
- Química (58)
- Filosofia (41)
- Administrador Escolar (36)
- Assistente de Educação (175)
- Orientador Educacional (83)
- Supervisor Escolar (90)
O cargo de Professor Área 3 (Ensino Médio) tinha uma carga horária de 10 horas semanais. Já para Professor Área 1 (anos iniciais), a carga foi de 20 horas semanais.
Os demais cargos cumpriam uma jornada de 40 horas de trabalho.
À época, o salário inicial dos cargos eram:
- Professor Área 1: R$ 1.288,50
- Professor Área 3: R$ 644,25
- Administrador Escola: R$ 2.577,02
- Assistente de Educação: R$ 2.577,02
- Orientador Educacional: R$ 2.577,02
- Supervisor Escolar: R$ 2.577,02
Requisitos
As exigências básicas para investidura nos cargos foram:
- ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, português amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, na forma do disposto no art. 13, do Decreto Federal nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
- ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da posse;
- gozar dos direitos políticos;
- estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
- apresentar fotocópia da carteira do MEC ou diploma de curso superior de licenciatura plena e histórico escolar correspondente, conforme a disciplina/área de ensino de opção;
- apresentar prova de aptidão física e mental para o exercício da atribuição do cargo, realizada por órgão médico oficial, expedida até a data da posse;
- apresentar declaração de compatibilidade legal para o exercício do cargo;
- apresentar declaração de bens conforme o art. 2º, da Lei Complementar Estadual nº 111, de 31 de janeiro de 1994; e
- apresentar declaração de não ter sofrido, nos últimos 5 (cinco) anos, no exercício de função pública, penalidades disciplinares.
Além disso, os interessados deveriam possuir diploma de nível superior em área específica para os cargos de Professor e Licenciatura Plena em Pedagogia para os demais cargos.
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Atribuições
Confira, a seguir, algumas funções e responsabilidades desempenhadas pelo cargo na Sed Sc:
Professor
- Ministrar aulas e orientar a aprendizagem do aluno;
- Elaborar programas, planos de curso e de aula no que for de sua competência;
- Avaliar o desempenho dos alunos atribuindo-lhes notas ou conceitos nos prazos fixados;
- Cooperar com os Serviços de Orientação Educação e Supervisão Escolar;
- Promover experiências de ensino e aprendizagem contribuindo para o aprimoramento da qualidade do ensino;
- Participar de reunião, conselhos de classe, atividades cívicas e outras;
- Preencher devidamente os dados em sistemas informatizados a fim de manter informados os pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, assim como a execução da atividade docente;
- Promover aulas e trabalhos de recuperação com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem; etc.
Assistente em Educação
- Coordenar e executar as tarefas da secretaria escolar;
- Organizar e manter em dia o protocolo, o arquivo escolar e o registro de assentamentos dos alunos, de forma a permitir, em qualquer época, a verificação da identidade e regularidade da vida escolar do aluno e a autenticidade dos documentos escolares;
- Redigir e expedir toda a correspondência oficial da unidade escolar;
- Organizar e manter em dia a coletânea de leis, regulamentos, diretrizes, ordens de serviço, circulares, resoluções e demais documentos;
- Auxiliar na elaboração de relatórios;
- Rever todo o expediente a ser submetido a despacho do Diretor;
- Apresentar ao Diretor, em tempo hábil, todos os documentos que devem ser assinados;
- Coordenar e supervisionar as atividades referentes à matrícula, transferência, adaptação e conclusão de curso; entre outras.
Supervisor Escolar
- Garantir que a escola cumpra sua função social de socialização e construção do conhecimento;
- Participar do diagnóstico junto à comunidade escolar identificando a situação pedagógica da escola;
- Coordenar a construção do projeto político-pedagógico;
- Coordenar a elaboração do planejamento curricular;
- Acompanhar a execução do currículo;
- Promover a avaliação permanente do currículo visando o replanejamento;
- Coordenar juntamente com o Orientador Escolar, o Conselho de Classe em seu planejamento, execução, avaliação e desdobramentos;
- Promover o aperfeiçoamento permanente dos professores, através de reuniões pedagógicas, encontros de estudo, visando à construção da competência docente.
Administrador Escolar
- Garantir que a escola cumpra sua função social e construção do conhecimento;
- Diagnosticar junto à comunidade (especialistas, professores, pais, alunos) as suas reais necessidades e
recursos disponíveis;
- Participar com a comunidade escolar, na construção de projeto político-pedagógico;
- Participar do planejamento curricular;
- Organizar e distribuir os recursos humanos, físicos e materiais disponíveis na escola;
- Providenciar junto à administração superior, recursos financeiros, materiais, físicos e humanos necessários à viabilização do projeto político-pedagógico da escola;
- Acompanhar a execução do currículo, visando ao melhor uso de recursos, bem como a sua permanente manutenção e reposição;
- Viabilizar aos profissionais da escola oportunidade de aperfeiçoamento, visando o projeto político-pedagógico.
Orientador Educacional
- Garantir que a escola cumpra sua função social de socialização e construção do conhecimento;
- Promover a articulação entre a escola, família e comunidade;
- Participar com a comunidade escolar na construção do projeto político-pedagógico;
- Garantir o acesso e permanência do aluno na escola;
- Participar do diagnóstico da escola junto à comunidade escolar, identificando o contexto socioeconômico e cultural em que o aluno vive;
- Participar da elaboração do planejamento curricular, garantindo que a realidade do aluno seja ponto de partida e o redirecionador permanente do currículo;
- Promover a participação dos pais e alunos na construção do projeto político-pedagógico da escola;
- Contribuir para que aconteça a articulação teórica e prática.
Etapas de Seleção
O último concurso da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
foi realizado em duas etapas:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
- Prova de títulos, de caráter classificatório.
Prova Objetiva
Esta etapa foi composta por 30 questões de múltipla escolha, nas seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Gerais (10)
- Fundamentos teóricos metodológicos da Proposta Curricular de Santa Catarina;
- Percursos formativos e a estruturação do trabalho pedagógico;
- Diversidade como princípio formativo;
- Planejamento curricular; e
- Avaliação do processo ensino-aprendizagem.
- Conhecimentos Específicos (20)
Foram considerados aprovados na prova, os candidatos que obtiveram, no mínimo, nota 5 na prova de conhecimentos gerais e 12 na prova de conhecimentos específicos.
Prova de Títulos
Nesta etapa foram consideradas as seguintes titulações, com a sua pontuação máxima correspondente:
- Doutorado: 10,00
- Mestrado: 7,00
- Especialização: 4,00