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Concurso Sed SC: Comissão formada. Edital pode ofertar 10 mil vagas!

Boas notícias para os profissionais da educação de Santa Catarina! Está formada a comissão do novo concurso Sed SC (Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina)!

Certame ofertará 10 mil vagas! 🥳

Saiba mais detalhes! 👇

Concurso Sed SC: Comissão formada!

No dia 04 de dezembro, foi publicada a Portaria n° 3201 , que instituiu a comissão responsável pelo novo concurso Sed SC!

Esta comissão deverá planejar, organizar e supervisionar a execução do concurso, que visa o provimento de cargos de servidores na área educacional!

Os membros nomeados foram:

  • Dionice Maria Paludo – presidente;
  • Eliane Schmidt de Mesquita;
  • Bruno Alfred Strunck;
  • Gabriel Damasco;
  • Maryana Cunha Ferrari Fiorentin;
  • Adecir Pozzer;
  • Luis Duarte Vieira; e
  • Vendelin Santo Borguezon.

 

Em setembro, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que o novo concurso Sed SC será o maior da história do estado!

De acordo com a declaração do governador, o certame ofertará 10 mil vagas efetivas, sendo 8 mil vagas para Professores e 2 mil para profissionais nas áreas administrativas e pedagógicas das escolas.

Esta decisão faz parte de um pacote de ações realizado pelo governo, a fim de valorizar os servidores da Educação.

Com isso, além da autorização de um novo certame, os profissionais da educação obtiveram modificações em seus salários e benefícios.

Na educação, já realizamos várias medidas para elevar a régua e a qualidade de nossas escolas, e isso passa também pela valorização dos professores, por isso estamos anunciando essas ações”, destacou o governador Jorginho Mello.

 

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Último concurso Sed SC

O último concurso Sed SC foi publicado em 2017, sob organização da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE.

Foram ofertadas 924 vagas de nível superior para os seguintes cargos:

  • Professor (540)
    • Anos iniciais (30)
    • Arte (28)
    • Sociologia (41)
    • Biologia (26)
    • Educação Física (38)
    • Espanhol (34)
    • Física (53)
    • Geografia (27)
    • História (24)
    • Inglês (48)
    • Língua Portuguesa e Literatura (40)
    • Matemática (52)
    • Química (58)
    • Filosofia (41)
  • Administrador Escolar (36)
  • Assistente de Educação (175)
  • Orientador Educacional (83)
  • Supervisor Escolar (90)

 

O cargo de Professor Área 3 (Ensino Médio) tinha uma carga horária de 10 horas semanais. Já para Professor Área 1 (anos iniciais), a carga foi de 20 horas semanais.

Os demais cargos cumpriam uma jornada de 40 horas de trabalho.

À época, o salário inicial dos cargos eram:

  • Professor Área 1: R$ 1.288,50
  • Professor Área 3: R$ 644,25
  • Administrador Escola: R$ 2.577,02
  • Assistente de Educação: R$ 2.577,02
  • Orientador Educacional: R$ 2.577,02
  • Supervisor Escolar: R$ 2.577,02

 

Requisitos

As exigências básicas para investidura nos cargos foram:

  • ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, português amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, na forma do disposto no art. 13, do Decreto Federal nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
  • ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da posse;
  • gozar dos direitos políticos;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
  • apresentar fotocópia da carteira do MEC ou diploma de curso superior de licenciatura plena e histórico escolar correspondente, conforme a disciplina/área de ensino de opção;
  • apresentar prova de aptidão física e mental para o exercício da atribuição do cargo, realizada por órgão médico oficial, expedida até a data da posse;
  • apresentar declaração de compatibilidade legal para o exercício do cargo;
  • apresentar declaração de bens conforme o art. 2º, da Lei Complementar Estadual nº 111, de 31 de janeiro de 1994; e
  • apresentar declaração de não ter sofrido, nos últimos 5 (cinco) anos, no exercício de função pública, penalidades disciplinares.

 

Além disso, os interessados deveriam possuir diploma de nível superior em área específica para os cargos de Professor e Licenciatura Plena em Pedagogia para os demais cargos.

Confira todos os concursos abertos no estado de Santa Catarina!

Atribuições

Confira, a seguir, algumas funções e responsabilidades desempenhadas pelo cargo na Sed Sc:

Professor

  • Ministrar aulas e orientar a aprendizagem do aluno;
  • Elaborar programas, planos de curso e de aula no que for de sua competência;
  • Avaliar o desempenho dos alunos atribuindo-lhes notas ou conceitos nos prazos fixados;
  • Cooperar com os Serviços de Orientação Educação e Supervisão Escolar;
  • Promover experiências de ensino e aprendizagem contribuindo para o aprimoramento da qualidade do ensino;
  • Participar de reunião, conselhos de classe, atividades cívicas e outras;
  • Preencher devidamente os dados em sistemas informatizados a fim de manter informados os pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, assim como a execução da atividade docente;
  • Promover aulas e trabalhos de recuperação com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem; etc.

 

Assistente em Educação

  • Coordenar e executar as tarefas da secretaria escolar;
  • Organizar e manter em dia o protocolo, o arquivo escolar e o registro de assentamentos dos alunos, de forma a permitir, em qualquer época, a verificação da identidade e regularidade da vida escolar do aluno e a autenticidade dos documentos escolares;
  • Redigir e expedir toda a correspondência oficial da unidade escolar;
  • Organizar e manter em dia a coletânea de leis, regulamentos, diretrizes, ordens de serviço, circulares, resoluções e demais documentos;
  • Auxiliar na elaboração de relatórios;
  • Rever todo o expediente a ser submetido a despacho do Diretor;
  • Apresentar ao Diretor, em tempo hábil, todos os documentos que devem ser assinados;
  • Coordenar e supervisionar as atividades referentes à matrícula, transferência, adaptação e conclusão de curso; entre outras.

 

Supervisor Escolar

  • Garantir que a escola cumpra sua função social de socialização e construção do conhecimento;
  • Participar do diagnóstico junto à comunidade escolar identificando a situação pedagógica da escola;
  • Coordenar a construção do projeto político-pedagógico;
  • Coordenar a elaboração do planejamento curricular;
  • Acompanhar a execução do currículo;
  • Promover a avaliação permanente do currículo visando o replanejamento;
  • Coordenar juntamente com o Orientador Escolar, o Conselho de Classe em seu planejamento, execução, avaliação e desdobramentos;
  • Promover o aperfeiçoamento permanente dos professores, através de reuniões pedagógicas, encontros de estudo, visando à construção da competência docente.

 

Administrador Escolar

  • Garantir que a escola cumpra sua função social e construção do conhecimento;
  • Diagnosticar junto à comunidade (especialistas, professores, pais, alunos) as suas reais necessidades e
    recursos disponíveis;
  • Participar com a comunidade escolar, na construção de projeto político-pedagógico;
  • Participar do planejamento curricular;
  • Organizar e distribuir os recursos humanos, físicos e materiais disponíveis na escola;
  • Providenciar junto à administração superior, recursos financeiros, materiais, físicos e humanos necessários à viabilização do projeto político-pedagógico da escola;
  • Acompanhar a execução do currículo, visando ao melhor uso de recursos, bem como a sua permanente manutenção e reposição;
  • Viabilizar aos profissionais da escola oportunidade de aperfeiçoamento, visando o projeto político-pedagógico.

 

Orientador Educacional 

  • Garantir que a escola cumpra sua função social de socialização e construção do conhecimento;
  • Promover a articulação entre a escola, família e comunidade;
  • Participar com a comunidade escolar na construção do projeto político-pedagógico;
  • Garantir o acesso e permanência do aluno na escola;
  • Participar do diagnóstico da escola junto à comunidade escolar, identificando o contexto socioeconômico e cultural em que o aluno vive;
  • Participar da elaboração do planejamento curricular, garantindo que a realidade do aluno seja ponto de partida e o redirecionador permanente do currículo;
  • Promover a participação dos pais e alunos na construção do projeto político-pedagógico da escola;
  • Contribuir para que aconteça a articulação teórica e prática.

 

Etapas de Seleção

O último concurso da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina foi realizado em duas etapas:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Prova de títulos, de caráter classificatório.

 

Prova Objetiva

Esta etapa foi composta por 30 questões de múltipla escolha, nas seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Gerais (10)
    • Fundamentos teóricos metodológicos da Proposta Curricular de Santa Catarina;
    • Percursos formativos e a estruturação do trabalho pedagógico;
    • Diversidade como princípio formativo;
    • Planejamento curricular; e
    • Avaliação do processo ensino-aprendizagem.
  • Conhecimentos Específicos (20)

 

Foram considerados aprovados na prova, os candidatos que obtiveram, no mínimo, nota 5 na prova de conhecimentos gerais e 12 na prova de conhecimentos específicos.

Prova de Títulos

Nesta etapa foram consideradas as seguintes titulações, com a sua pontuação máxima correspondente:

  • Doutorado: 10,00
  • Mestrado: 7,00
  • Especialização: 4,00

 

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