Compartilhar:

10 Dicas de como evitar os principais erros em provas de Concursos!

icone calendario 05 mar 2018

É natural sentir insegurança na hora da prova. Mesmo que sua preparação tenha sido satisfatória, muitos concurseiros encontram problemas no momento de resolver as questões.

Se você pretende ser aprovado em concurso público, saiba que alguns pequenos erros podem impedir que você obtenha um bom desempenho nas provas!

Pensando nisso, a Nova Concursos traz valiosas dicas de como evitar os principais erros em provas, confira!

1 – Não chegar na hora marcada

No edital constam informações sobre os horários de abertura dos portões e demais detalhes que se não seguidos a risca você será desclassificado antes mesmo de fazer a prova.

2 – Não prestar atenção ao tempo da prova

Um grande erro é não estar atento ao horário. Toda prova tem um tempo máximo em que ela pode ser realizada (a informação consta no edital). Se você não calcular o tempo para resolver as questões, vai acabar se desesperando, porque falta pouco tempo, e terá que resolver as questões restantes às pressas.

3 – Falta de atenção ao ler as questões

Uma leitura mal feita de uma questão ou falta de interpretação certamente te levará ao erro. Por isso, é importante ler adequadamente cada item. Veja o que o enunciado pede e certifique-se de que não é nenhum tipo de pegadinha.

4 – Não ler a questão inteira

Concurseiros ansiosos, por pressa em responder ou por acreditar que já sabem a resposta, nem terminam de ler a questão, já respondem e seguem para a próxima. Isso pode gerar outro impacto negativo na prova, uma vez que, no final da questão, pode haver algum tipo de pegadinha ou informações como “assinale a alternativa incorreta”, das quais você não leu.

5 – Não conferir as respostas

Lembre-se, sempre que houver tempo, volte às questões mais difíceis e conferira suas respostas.

6 – Deixar questões em branco

Muita atenção para as normas da banca organizadora. Muitas delas utilizam regras como “uma resposta errada anula uma resposta certa”, de qualquer forma, uma prova com muitas questões em branco raramente terá uma boa pontuação final.

7 – Falta de atenção na transferência das respostas para o gabarito

Um momento de extrema importância é a transferência das respostas para o gabarito. Uma vez que no gabarito não deve ter rasuras, ou até duas alternativas marcadas em uma mesma questão.

8 – Apreensão

Na hora da prova você se sente inquieto e incapaz de se concentrar. Ficar apreensivo faz isso, sua capacidade de atenção e concentração dão lugar a preocupação e receio de não ser aprovado. Cuidado!

9 – Entusiasmo

Ao se entusiasmar demais você não prestará atenção aos detalhes das questões e consequentemente marcará as respostas erradas.

10 – Medo

Para finalizar os problemas emocionais, conheça o pior: o medo. Saiba que fazer uma prova de concurso com medo de errar ou de ser desclassificado acabará atraindo uma negatividade que será prejudicial ao seu desempenho.

A Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais