Pesquisar no blog

Concurso Banco do Brasil 2021: Como estudar inglês?

icone calendario 09 jul 2021

O concurso do Banco do Brasil foi aberto e já está recebendo inscrições. Comece já seus estudos e garanta sua vaga!

Inglês é uma matéria que tem sido bastante cobrada nos concursos públicos. No concurso Banco do Brasil , ela também aparece; e ter um conhecimento aprofundado sobre este tópico pode contribuir muito para sua nota final nos exames.

Fizemos um compilado de assuntos sobre Inglês que mais caem nas provas do Banco do Brasil e reunimos algumas dicas para você se organizar nos estudos. Confira!

Dicas de estudo

Estudar em casa e por conta própria não é uma tarefa fácil, já que para garantir eficiência nessa forma de estudo é preciso ter muito foco, concentração e paciência.

É sempre recomendado que os concurseiros busquem cursinhos caso sintam que estudar sozinho não dá tantos resultados quanto o desejado.

Porém, se estudar por si só é a opção que você tem, saiba que com organização e dedicação essa tarefa se torna muito produtiva.

Primeiramente, é bacana manter um cronograma de estudos. Definir horários e criar uma rotina (e segui-la!) é um ótimo jeito de começar a se organizar.

Avalie o seu dia a dia e considere os seguintes pontos:

  • Você trabalha? 
  • Quais atividades comprometem meu tempo? 

Tendo em mente quais as atividades você exerce durante a semana, será mais fácil para estruturar o seu horário para estudos.

Além dos horários, no cronograma você pode definir os dias em que você vai estudar determinado conteúdo.

É claro que o ritmo de estudo, as horas dedicadas por dia e a divisão das matérias é muito subjetiva. Cada candidato deve levar em conta seus horários disponíveis e as matérias nas quais encontra mais dificuldade.

Dica: as matérias mais difíceis para você, concurseiro, devem ter uma atenção maior!

Outra dica é procurar vídeo aulas somente para aqueles conteúdos extremamente difíceis e que necessitam realmente de uma explicação de alguém que entende daquilo. As vídeo aulas para matérias mais fáceis podem virar um contratempo se não forem usadas com cautela.

Por último, tente sempre conciliar as teorias com as práticas. Refazer exercícios, inclusive de provas antigas dos concursos Banco do Brasil e da Fundação Cesgranrio, pode ser uma boa maneira para aprender melhor o conteúdo.

Lembre-se: é importante se atentar a cada detalhe do edital do concurso!

Sobre a banca organizadora Cesgranrio

Além de seguir dicas de estudo, uma boa forma de se preparar para um certame, é conhecer a banca que o organizará.

No caso do certame do Banco do Brasil, a instituição que realiza essa função é a Fundação Cesgranrio, que tem 40 anos de experiência na área de concursos.

A Fundação Cesgranrio costuma manter um nível médio de dificuldade em suas provas em comparação com bancas como o Cebraspe ou a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além disso, a organizadora é conhecida por utilizar a matéria completa que é indicada no edital, o que faz com que os candidatos tenham um conteúdo extenso para estudar.

Pegadinhas são comuns nas questões preparadas pela banca e, por isso, muita atenção por parte dos concurseiros é exigida.

As perguntas normalmente são de múltipla escolha com cinco opções de resposta, sendo somente uma a correta.

As avaliações de Língua Estrangeira (Inglês) preparadas pela Cesgranrio costumam exigir um pouco dos concorrentes. Isso porquê a banca cobra bastante interpretação textual, o que requer muita atenção.

Além disso, o candidato precisa se atentar ao tempo que vai gastar em cada questão, pois as provas do concurso público geralmente são feitas para não dar tempo de serem completadas. Ou seja, o concurseiro precisa ser rápido na resolução das perguntas.

O que é cobrado em Inglês no concurso Banco do Brasil?

As provas de Inglês feitas pela Cesgranrio têm um certo nível de dificuldade: 60% das questões são de dificuldade média, 20% são difíceis e os outros 20% são muito difíceis.

Ou seja, é importante que o candidato se dedique nos estudos de Língua Inglesa.

Basicamente, os exames do Banco do Brasil avalia o conhecimento de vocabulário fundamental e aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos dos candidatos.

Antes de mais nada, o candidato precisa saber interpretar textos para se sair bem na prova de Inglês. Primeiramente em Português e, depois, na língua estrangeira.

Isso é importante porque o português e a interpretação são essenciais para entender uma questão, ainda que esta seja sobre gramática.

Uma vez dominadas as técnicas de interpretação textual na língua materna, o candidato precisa expandir seu vocabulário e conhecer as estruturas básicas para manter uma comunicação em inglês.

Para além dos estudos teóricos de gramática também, é bacana que o candidato consiga aplicar os conhecimentos resolvendo questões de concursos, treinando o listening ou ainda aplicando em alguma conversa ou situação o cotidiano.

Assim o candidato estará exercitando seus conhecimentos e será capaz de compreender a outra língua e a reconhecer estruturas básicas de forma mais fácil. Isso influencia positivamente no tempo de prova.

Outra dica é procurar por palavras chaves nos enunciados das questões, às vezes pode ser uma palavra em negrito ou grifada. Isso indica que algo relacionado àquela palavra será pedido mais a frente no exercício. O mesmo acontece quando existem lacunas para preencher nos enunciados.

Uma tática para os candidatos pouparem tempo na resolução de questões, quando o exercício trouxer um texto maior no enunciado, é ler as perguntas antes de ler o texto. Dessa forma, a leitura do texto já será voltada para encontrar o que se pede nas perguntas.

Em caso de dúvida em alguma questão, vale também usar do raciocínio lógico para resolvê-la. Um boa forma de fazer isso é analisar as opções de respostas e ir eliminando as que não podem estar certas de forma alguma. Com menos opções para escolher, a resposta vem de forma mais fácil.

As dicas citadas acima são embasadas no vídeo do Prof. Roberto Witte. Confira mais:

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital publicado! 6 mil vagas para Escriturário!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais