Como estudar para a prova do IBGE

icone calendario 11 fev 2016

IBGE1 Há mais de um mês o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou a realização de um novo concurso. E logo após isso, foi divulgada a distribuição das 600 oportunidades por todo o território nacional. Depois da escolha da banca organizadora, foi a vez do edital ser finalmente publicado.

Garanta sua vaga neste concurso!
Apostila Técnico do IBGE
Curso Online do IBGE

Esse processo seletivo do IBGE é muito aguardado há tempos, por conta da grande necessidade de novos funcionários. Além das duas opções disponíveis – analista e técnico em informações geográficas e estatísticas – com salários atrativos.

Veja no infográfico abaixo todos os detalhes:

ibge-2

 

Sobre a prova

As provas serão aplicadas em abril, portanto, ainda restam alguns meses para a preparação dos candidatos. Pela alta concorrência e dificuldade dessa avaliação, alguns detalhes podem ser cruciais para uma aprovação.

  • Disciplinas de maior peso: para nível médio, as matérias de português e raciocínio lógico valem metade dos pontos da prova, 50. Portanto, servem como critério na colocação do aspirante. Uma atenção especial nessas áreas é fundamental.
  • Depois dessas duas áreas, evidentemente a de geografia ganharia um destaque especial. Ela vale 20 pontos e também pode ajudar na hora da classificação final.
  • Para não ser eliminado é preciso acertar, no mínimo 40% dos testes, além de pontuar ao menos uma vez em cada disciplina. Quem zerar alguma matéria estará automaticamente desligado do processo.
  • Se a carreira pretendida for com exigência para nível superior, o candidato será submetido a três etapas: provas objetiva, discursiva e prática.

 

Mais dicas

Outros fatores são importantes para os estudos:

  • baixe o edital e as provas anteriores – esses documentos podem ser um norte para os candidatos, já que é comum alguns candidatos perderem muito tempo com questões que não serão cobradas;
  • procure por materiais de qualidade – somando isso aos testes de outras edições, a quantidade de conteúdo e de exercícios será grande;
  • tenha um planejamento – reserve 60% do seu tempo de estudo para as matérias de maior dificuldade e o restante para os demais temas, para ganhar eficiência em todas as frentes;
  • monte uma agenda – com datas e horários definidos, o rendimento dos estudos pode ser maior, já que estará tudo organizado;
  • concilie a preparação com o trabalho – exercite por duas horas após o expediente e aproveite os finais de semana (e feriados) para dedicar mais tempo aos livros;

 

Para saber mais detalhes sobre as seleções, veja a página do Concurso IBGE!

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Banner ibge

Saiba mais sobre o Concurso IBGE: EDITAL com oferta mais de 208 mil vagas sairá em 2021!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais