Como fazer resumo para concurso público?

icone calendario 02 abr 2018

Se você sonha alcançar uma vaga em um cargo público em menos tempo, conheça uma técnica de estudo que irá turbinar sua memorização e seu aprendizado! Estamos falando de resumos 🙂 caro concurseiro.

A Nova Concursos te explica como fazer resumos e esclarece sua importância para solidificação do conhecimento, o que são pontos de extrema importância para todo aquele que realmente quer ser aprovado!

Vantagens em fazer resumos

As principais vantagens do estudo por meio de resumos são a praticidade e a possibilidade de estudar sem grandes esforços. Por exemplo, muitas vezes você está cansado demais para aprender algo novo, mas rever um resumo cansa bem menos, pois você apenas revisa algo que já conhece. E é o tipo de material que dá para qualquer lugar, enquanto espera numa fila, por exemplo.

É importante você sempre ter um resumo com você para aproveitar toda e qualquer oportunidade que aparecer revisar e memorizar o conteúdo.

Como começar um resumo?

Antes de começar o resumo você deve ler o texto, entender, grifar, anotar, sublinhar e desenhar. Ou seja, destrinchar o conteúdo. O resumo será feito em cima das partes grifadas.

Como fazer um bom resumo para concursos?

Escreva à mão – Os resumos realmente eficientes são feitos, pelo menos em um primeiro momento, à mão. Assim, você já estará memorizando de forma mais efetiva o conteúdo.

Escreva com suas palavras – Não copie diretamente a frase da aula ou do livro. Primeiro entenda o assunto e depois faça o resumo sem consultar o material do estudo.

Desdobre o material – não tente compilar toda a matéria em apenas um resumo. Faça vários deles com pouca informação em cada um. Deixe cada folha com pouca escrita.

Seja seletivo – Resuma apenas os assuntos mais importantes. Por isso, sua revisão deverá ser combinada com exercícios e leituras das partes sublinhadas dos livros e apostilas.

Resumo do Resumo

A revisão é um dos passos mais importantes antes da prova. Ela é realizada por meio de questões e resumos (tradicionais, mapas mentais e flash cards) e você deve ter em mente que todos os dias é necessário rever a matéria aprendida.

Bons estudos!

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais