Concurso ABIN: Nomeados 83 comissionados para atuar no Centro de Inteligência Nacional!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 17 ago 2020

Órgão tem novo Centro de Inteligência Nacional (CIN), e nomeia 83 novos profissionais comissionados. Concurso ABIN tem 500 aprovados na lista de espera.

Aumento de cargos comissionados da ABIN

No início do mês de agosto, o presidente Jair Bolsonaro, assinou um decreto que aumentou o número de cargos comissionados e criou um novo órgão, chamado de Centro de Inteligência Nacional, alterando a organização da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

No dia 17 de agosto, 83 nomeações foram divulgadas no Diário Oficial da União. Vale ressaltar, que não são chamadas referentes ao certame de 2018, que ainda tem mais de 500 candidatos aprovados na lista de espera.

Quer Receber Todas Movimentações de Concursos Federais?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos Federais

De acordo com informações da ABIN, os novos profissionais vão atuar em funções como: chefe de gabinete, diretor, coordenador-geral, chefe de assessoria, assessor, supervisor, auxiliar, coordenador, assistente técnico e chefe.

Provavelmente esses servidores irão operar no novo Centro de Inteligência Nacional. O órgão vai atuar em ações de inteligência voltadas ao enfrentamento de ameaças à segurança e à estabilidade do Estado e da sociedade.

Outras atribuições que incluem assessorar órgãos em políticas de segurança pública, realizar pesquisas de segurança para credenciamento e análise de integridade corporativa, entre outras.

Concurso ABIN tem comissão solicitando chamada de candidatos aprovados

Paralelamente à criação de mais cargos comissionados na Agência Brasileira de Inteligência, o último concurso público aberto tem uma comissão de aprovados que pedem mais convocações. São 526 candidatos habilitados que podem ser chamados para o Curso de Formação em Inteligência (CFI).

Já foi formado pelo órgão duas turmas com candidatos aprovados, contemplando todas as vagas iniciais previstas em edital, mas estaria atuando com apenas 30% do seu quadro, enquanto há previsão na LOA (Lei Orçamentária Anual) para a convocação de novos servidores.

Dessa maneira, é defendido pelo grupo que sejam feitas mais convocações para sanar o déficit. Ainda não foi comentado pela ABIN, sobre a perspectiva para novas contratações efetivas.

Vale lembrar, que no mês de julho, o órgão decidiu suspender o prazo de validade da seleção realizada em 2018, tendo como base a Lei Complementar nº 173/2020.

A LC suspende a vigência dos concursos homologados a partir do dia 20 de março de 2020, quando foi decretado o estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19. Esses prazos suspensos serão retomados a partir do término do período de calamidade, previsto para o dia 31 de dezembro.

Saiba mais sobre o Concurso ABIN: Déficit chega a 2 mil servidores!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais