Concurso AFT: sindicato pretende criar comissão para cobrar edital!

icone calendario 11 nov 2020

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) deseja criar uma comissão juntamente com a Conatrae para cobrar edital. 

Quer Receber Todas Movimentações de Concursos Federais?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos Federais

Solicitação

Vera Jatobá, diretora do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), refez, na última segunda-feira, 9, a precisão de criar uma comissão para tratar do certame AFT. No momento, o pedido tramita no Ministério da Economia.

O requerimento foi realizado durante a reunião ordinária da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae). A solicitação da diretora do Sinait foi apoiada pelos participantes, como o Frei Xavier Plassat, da Comissão Pastoral da Terra.

“Eles têm urgência na normalização dos quadros da Fiscalização do Trabalho para aumentar as operações de combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas”, disse ele.

Segundo a Conatrae, o pedido do certame foi direcionado ao Ministério da Economia em junho, porém só começou a tramitar em setembro.

Devido a demora e a reivindicação na última segunda, 9, ficou acertado que a Comissão Nacional irá refazer o pedido e que, na próxima reunião ordinária, no dia 1º de dezembro, será passada uma resposta ao Sinait.

Ao decorrer do encontro, Vera Jatobá sugeriu que a Conatrae faça uma reunião com autoridades do Ministério da Economia, como ficou acertado em reuniões anteriores.

A diretora do sindicato enfatizou que, qualquer iniciativa que for determinada pela Conatrae em relação à Fiscalização do Trabalho, em especial, ao concurso para o cargo de auditor-fiscal do trabalho, o Sinait faz questão de participar.

“Qualquer grupo que for discutir assuntos relacionados aos auditores-fiscais do trabalho, o Sinait roga a sua participação”, disse Vera Jatobá.

Autorização para concurso AFT

Atualmente, existe um pedido, que tramita no Ministério da Economia, para a ocupação de 1.524 vagas de auditor-fiscal do trabalho (nível superior em qualquer área). Portanto, a realização de um certame AFT é urgente para o país.

De acordo com a SIT, a solicitação se encontra sob análise da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da pasta. Além desse, também foi requerido o concurso para “motoristas oficiais”.

Entretanto, não há sinal algum de que as seleções serão autorizadas pelo governo do atual presidente, Jair Bolsonaro.

Apesar disso, categoria e auditores-fiscais do trabalho cobram, constantemente, a realização do concurso AFT. Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait):

“O governo toma o caminho contrário do que é reivindicado pelo conjunto dos servidores, que se organizam em fóruns diversos para amplificar sua capacidade de reagir. O anseio da Auditoria-Fiscal do Trabalho é, entre outros pontos, a realização de concurso público”, relata a categoria.

Saiba mais sobre o Concurso AFT: Edital com 1,5 mil vagas aguarda autorização da Economia!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais