Pesquisar no blog

Concurso Agente Penitenciário AM: Governador anuncia 1.700 vagas para nível médio!

icone calendario 28 jan 2021

Boa notícia aos concurseiros do Amazonas! O Governador em exercício do Estado do Amazonas, Bosco Saraiva, anunciou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com oportunidades para o cargo de Agente Penitenciário AM!

A medida tem como objetivo aumentar o controle do Estado sobre o sistema prisional e, desta forma, terminar com a terceirização no setor.

O certame irá oferecer 1.700 vagas para candidatos de nível médio com salários de R$ 3,1 mil!

Previsão do edital

De acordo com o site do governo amazonense, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Casa Civil já estão formalizando o edital do novo concurso.

O Governo do Amazonas também iniciou processo de licitação para construção de três novos presídios no interior do Estado, onde provavelmente os novos servidores irão atuar.

O governador em exercício disse ainda que os contratos com a co-gestora do sistema prisional, a empresa Umanizzare Gestão Prisional Privada, estão passando por auditoria do Governo do Estado, para identificar as condições em que foram firmados para se ter uma noção do custo operacional dos presídios e trabalhar em soluções para reduzir este quadro.

Primeiro concurso em 30 anos

O secretário de Administração Penitenciária, coronel Cleitman Coelho, destacou que este será o primeiro concurso público para o cargo de Agente Penitenciário após mais de três décadas.

“Nossos servidores estão com 35 anos de carreira e estão todos prontos para se aposentar. Com o novo concurso, vamos iniciar o processo de preparação dos novos agentes penitenciários para atuar na capital e no interior. Mas para a formação no sistema prisional, nós precisamos de, no mínimo, um ano e seis meses para treinar, formar e tornar os novos servidores aptos e equipados. A média nacional é de um ano e seis meses para fazer isso (preparar o novo contingente)”, disse o secretário.

Após 35 anos sem realização de concursos públicos, certamente o número de aposentadorias será alto e isto trará um grande déficit no quadro de servidores, o que traz a expectativa de que o certame seja realizado muito em breve!

Vagas e salários

O certame terá oferta de 1.700 vagas para o cargo de Agente Penitenciário.

Para concorrer os candidatos devem possuir certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O valor da remuneração ainda não foi definido, mas a estimativa é de que gire em torno de R$ 3.100,00.

Lotação dos aprovados

A lotação dos servidores aprovados no concurso ainda não foi informada, mas já se sabe que os profissionais vão exercer a função em três unidades do Amazonas. O Estado iniciou processo de licitação de obras de novas unidades prisionais nos municípios amazonenses de Manacapuru, Parintins e Tefé.

O Governo também abriu processo de licitação para contratar empresa para terminar a obra da unidade prisional do município de Maués.

As quatro unidades representam mais 832 vagas no sistema prisional. Com essas novas vagas, a taxa de ocupação no sistema prisional do Estado vai cair dos atuais 114% (índice atual de superlotação), segundo a Seap, para 75%.

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar suas chances de passar, conheça nossos materiais acessando nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais