Pesquisar no blog

Concurso Agepen DF: Sindicato pede novo certame em reunião com secretário, entenda!

Iago Almeida

icone calendario 28 dez 2021

Um novo concurso Agepen DF (Polícia Penal do Distrito Federal) pode surgir em 2022! Nesta semana, o Sindpol e o novo secretário de Administração Penitenciária do DF, Delegado Wanderson Souza e Teles se reuniram e trataram sobre a seleção.

Concurso Agepen DF: novo edital em 2022?

Ao que tudo indica, sim! O Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpol) se reuniu com o novo secretário de Administração Penitenciária do DF, delegado Wanderson Souza e Teles.

Durante o encontro, que aconteceu no último dia 21 de dezembro, vários temas foram abordados.

Entre eles está o da seleção da Agepen. Ambos abordaram a necessidade de um próximo concurso para Policiais Penais. 

“A categoria foi incisiva quanto à necessidade de manutenção do espaço já conquistado pela PPDF (Polícia Penal do DF), dentro da estrutura da citada Secretaria, reforçando a expectativa de que essa nova gestão priorize a transição institucional já em curso no Sistema Penitenciário do Distrito Federal”, escreveu o Sindpol nas redes sociais.

Além disso, as partes ainda conversaram sobre a regulamentação da Polícia Penal do DF, desindexação do GHAP e concurso de remoção. 

Com a aprovação da Lei nº 7.002, de 13 de dezembro de 2021, que criou a carreira de Policial Penal no Distrito Federal, os profissionais passam a ter mais atribuições.

Sendo assim, agora eles passam a ter o poder de investigação e salários e benefícios de acordo com a classe. Entretanto, a regulamentação ainda é necessária.

Concurso Polícia Penal DF: autorização para 1.179 vagas

A Polícia Penal do Distrito Federal tem autorização para preenchimento de 1.179 vagas. Assim, as oportunidades são para Policial Penal.

Portanto, um grupo de trabalho foi formado em fevereiro e desde então está responsável pelos preparativos da seleção, realizando estudos técnicos para contratar a banca organizadora.

Do total de vagas autorizadas, 400 são para pavimento imediato e outras 779 para formação de um cadastro reserva.

Para participar da seleção é preciso nível superior, com formação em qualquer área.

Ademais, os salários iniciais para a carreira são de R$ 4.745. Além disso, haverá diversos benefícios.

Portanto, serão auxílio-alimentação, gratificações por habilitação em atividades penitenciárias e adicionais por tempo de serviço e insalubridade.

Convocações ainda no primeiro semestre de 2022?

O Governo do Distrito Federal anunciou que pretende realizar a convocação de aprovados ainda no primeiro semestre de 2022.

Assim, as vagas imediatas devem ser preenchidas até junho. Entretanto, para que o prazo seja cumprido, o edital deve ser publicado no início do ano.

O concurso Agepen DF vem sendo aguardado desde 2018. Assim, na época, o governo aprovou a criação de 1,4 mil cargos.

Anteriormente eram apenas 1,6 mil vagas de Agentes, entretanto, hoje são até 3 mil vagas para serem preenchidas, o que deve acontecer por meio de nova seleção.

Último concurso Agepen DF

Publicado em 2014, o último concurso Agepen DF ofertou 1.100 vagas, sendo 200 imediatas e 900 para formação de um cadastro de reserva.

A seleção contou com a organização da Fundação Universa, que avaliou os candidatos por meio de várias etapas. Portanto, foram:

  • Prova objetiva;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Avaliação psicológica; e
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social.

Ademais, na prova objetiva, os concurseiros tiveram que responder a 150 questões do tipo certo ou errado.

Assim, foram conteúdos de Conhecimentos Básicos (50) e Conhecimentos Específicos (100).

Além disso, em Conhecimentos Básicos foram abordadas disciplinas de Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática e Raciocínio Lógico.

Por outro lado, em Conhecimentos Específicos foram questões sobre noções de Direito: Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e de Direitos Humanos.

Saiba mais sobre o Concurso Agepen DF: Edital conta com mais de 1 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais