Concurso Agepen MG: Sem temporários, novo edital está cada vez mais próximo!

icone calendario 28 jan 2018

Atenção concurseiros de Minas Gerais que aguardam novo concurso para Agentes Penitenciários (Agepen MG)! No dia 31 de dezembro de 2017, foram encerrados os contratos temporários dos Agentes Penitenciários da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais.

Sem tais profissionais, a realização do novo concurso se torna iminente. Isso porque todo cadastro de reserva da última seleção para o cargo, realizada em 2013, já foi utilizado.

Em outubro de 2017, o Governo do Estado anunciou que serão realizados concursos públicos para substituir trabalhadores contratados na área de segurança, como Agentes Penitenciários e Socioeducativos.

Segundo o assessor de Relações Sindicais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Carlos Calazans, o Estado não pode prorrogar por mais tempo o contrato de 1.800 Agentes Penitenciários que venceram em dezembro, uma vez que eles terão atingido o prazo máximo permitido, de oito anos.

Dessa forma, sem a possibilidade de contratar temporariamente e sem cadastro reserva válido de aprovados, a solução para reposição de pessoal é a abertura de novo concurso público.

» Prepare-se com a Apostila AGEPEN MG  e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Sistema carcerário perto de um colapso

O fim do prazo estabelecido pela Justiça para a troca de Agentes Penitenciários contratados por concursados, em dezembro, deixou o sistema carcerário de Minas mais perto de um colapso.

Nos últimos três anos, o número de presos saltou de 54,8 mil para mais de 70 mil, e o de unidade prisionais, de 148 para 210. A quantidade de agentes, por sua vez, passou de 18 mil para 19 mil.

Em 31 de dezembro, venceram os contratos de 1.800 profissionais e não haverá renovação ou substituição, por impedimento legal. Com isso, cairá para 17 mil o número de funcionários, segundo o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado (Sindasp-MG). O quadro seria menor que o de 2014 e pode ser ainda mais enxuto na prática, segundo outras entidades da categoria. O governo do Estado não informa o efetivo por motivos de segurança.

A troca dos contratados por concursados atende uma determinação da Justiça, que considerou inconstitucional a contratação sem concurso público. Cerca de 4.500 Agentes nessa situação foram dispensados nos últimos meses, mas teriam sido substituídos por concursados. Agora, além dos 1.800 contratos que venceram em dezembro, outros 5.000 se encerram em 2018, o que baixaria o efetivo para 12 mil.

A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) promete concurso público, mas, entre a publicação do edital e a nomeação dos aprovados, há várias etapas que duram, no mínimo, dois anos.

Previsão do edital

Com o objetivo de cumprir um dos acordos feito com o Ministério Público do Estado. O Governo do Estado de Minas Gerais planejou realizar três concursos consecutivos.

O primeiro concurso aconteceu em 2012, com oferta de 3.410 vagas. O segundo aconteceu no ano seguinte, em 2013, e contou com 3.535 vagas. A expectativa é de que o terceiro concurso para o setor seja divulgado a qualquer momento.

Além disso, recentemente, o Tribunal de Justiça do Estado declarou inconstitucional a contratação temporária de Agentes. Sem concurso válido, o órgão só poderia realizar novas contratações através de concurso público.

De acordo com o subsecretário de Estado de Atendimento Socioeducativo, Danilo Emanuel de Oliveira Santos, um concurso para o preenchimento de 2.300 vagas, entre Agentes e Técnicos para o sistema socioeducativo, já está em fase de análise.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MG) informou ainda que “está enviando esforços para garantir a recomposição de quadros do sistema socioeducativo e já deu início aos trâmites necessários para realização de concurso”.

Os próximos passos para realização do concurso Agepen MG são: a formação da comissão organizadora, para em seguida ser escolhida a banca organizadora que será responsável pela seleção. A expectativa é de que isso aconteça muito em breve!

Vagas e salários

O número exato de vagas ainda não foi definido. A remuneração inicial para o cargo de Agente Penitenciário MG é de R$ 4.098,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Último concurso

O último certame aconteceu em 2013 e ofereceu 3.535 vagas. Na ocasião a IBFC foi a banca organizadora e a avaliação foi por meio de prova escrita objetiva, redação, exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico, curso de formação técnico-profissional e investigação social.

A Prova Objetiva de Múltipla Escolha foi composta de 50 questões sobre as seguintes disciplinas: Português; Raciocínio Lógico Quantitativo; Conhecimentos Gerais.

Para mais informações, acesse a página do Concurso Agepen MG

Nova  Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Prepare-se com a Apostila AGEPEN MG  e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (AGEPEN MG): Edital irá ofertar vagas para o nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais