Pesquisar no blog

Concurso Alema: Sindicato pressiona por divulgação dos cargos!

Iago Almeida

icone calendario 14 out 2021

Atenção concurseiros interessados no concurso Alema ! Os preparativos para o edital estão em andamento e, nesta quinta-feira (14), o Sindsalem cobrou a divulgação dos cargos e vagas do certame! Entenda!

Concurso Alema: cargos e vagas seriam anunciadas hoje

Os concurseiros continuam aguardando os trâmites do concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão , que tem previsão para início ainda este ano.

A divulgação dos cargos e vagas do novo certame estava prevista para acontecer nesta quinta-feira (14). Entretanto, a Assembleia não divulgou.

Isso porque representantes da Casa Legislativa não compareceram à reunião que já estava agendada, onde deveriam anunciar a oferta do processo seletivo.

Além disso, o Ministério Público também não se apresentou e não enviou nenhuma justificativa. A ação indignou autoridades e concurseiros!

Fora os autores populares, apenas o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Sindsalem) compareceu ao local da reunião.

“Ligamos para a Procuradoria da Assembleia e fomos informados que eles não iriam participar da reunião. Ou seja, não nos comunicaram, não enviaram documentos e nem explicaram nos autos o motivo da ausência. Agora, vamos peticionar junto à Vara de Interesses Difusos para mostrar a falta de respeito da ALEMA com a determinação judicial proferida na Audiência do último dia 6 de outubro”, afirmou o advogado dos autores populares, Diego Moreira.

Por meio de nota, o sindicato afirmou que a falta da Assembleia foi uma “demonstração de total falta de respeito e de descaso com a justiça”, frisou ele.

“O concurso da Alema vai sair! Juntos somos muito mais. A luta continua”, completou o sindicato, cobrando o concurso.

Concurso Alema: e a banca organizadora?

A Assembleia Legislativa e o Governo do Estado do Maranhão realizaram uma audiência pública no último dia 06 de outubro, onde garantiram a contratação da banca organizadora até o final do mês.

Isso via processo licitatório, que já está em andamento. Foi no mesmo dia que o procurador-geral da Assembleia, Tarcísio Araújo, firmou o compromisso de revelar os cargos e as vagas nesta quinta-feira (14).

Além disso, estava ainda prevista a entrega de provas documentais de que a Assembleia está cumprindo o cronograma exigido. Mas, isso também não aconteceu.

Vale lembrar que o concurso foi autorizado após uma sentença do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Ela determinou a extinção de cargos comissionados em excesso e a substituição de servidores admitidos, isso antes de 5 de agosto de 1983, sem concurso.

Concurso Alema: edital pode sair ainda em 2021?

Essa é a intenção da Assembleia Legislativa do Maranhão: publicar o edital até dezembro deste ano, para que as provas aconteçam até março de 2022.

Uma vez que os preparativos internos tiveram início em 2019, com a formação da comissão organizadora, os trâmites já seguem atrasados.

O grupo é formado por quatro servidores que terão a responsabilidade de elaborar a minuta do edital, definir cargos e vagas do certame, além de dar suporte ao processo de escolha da banca organizadora.

Uma instituição será contratada para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.

Depois do contrato com a banca, o cronograma, com as datas do edital, inscrições e provas, deve ser elaborado e divulgado.

Saiba mais sobre o Concurso ALEMA: Edital publicado. 66 vagas e até R$ 15,4 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais