Concurso ALEPI: Publicados os locais de realização das provas!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 07 jan 2020

Já está disponível para consulta dos candidatos, o cartão de inscrição com os locais de aplicação da prova objetiva e da redação do concurso ALEPI (Assembleia Legislativa do Piauí ).

⇒ Confira os locais de aplicação das provas do concurso ALEPI! ⇐

Locais de aplicação das provas do concurso ALEPI

Os participantes do concurso ALEPI, já podem consultar o cartão de confirmação de inscrição com os locais de aplicação das provas objetivas e de redação. As informações sobre os endereços e horários forma publicadas no dia 07 de janeiro de 2020.

Para acessar os locais de prova, é necessário o candidato acessar a página do concurso, no site da banca organizadora, Copese , e fazer o login com CPF e senha. As avaliações estão marcadas para o dia 12 de janeiro de 2020.

São esperados 16.726 candidatos nas provas do concurso ALEPI. A maior parte irá concorrer a 5 vagas de Assessor Técnico Legislativo da área Administrativa, que teve 7.176 inscrições homologadas.

Os candidatos do certame terão até 5 (cinco) horas para realizar os dois exames previstos: prova objetiva e prova de redação. O exame objetivo, será composto por 50 questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

A parte de Conhecimentos Específicos, varia conforme o cargo pretendido. Já a parte de Conhecimentos Geral, irá constar 10 questões sobre Língua Portuguesa e 10 questões sobre Raciocínio Lógico.

Na prova de redação, os participantes terão que elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre tema apresentado na hora. Serão corrigidas somente as redações dos candidatos habilitados na prova objetiva.

Os classificados conforme as normas do edital, irão seguir para a Análise de Títulos, cujos documentos deverão ser enviados entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2020, conforme a convocação que será divulgada no dia 12 de fevereiro.

Ocorrerá ainda uma prova prática, somente para os candidatos a Assessor Técnico na área de Taquigrafia. A avaliação está prevista para o dia 16 fevereiro, e compreenderá um ditado com duração de três minutos e a transcrição do texto taquigrafado.

O resultado final do concurso ALEPI, está previsto para ser publicado no dia 17 de março de 2020. A partir da homologação, a validade será de dois anos, prazo que poderá ser prorrogado uma vez por igual período.

De acordo com informações do órgão, as contratações dos candidatos aprovados no certame deverão iniciar no mês de julho do próximo ano. A previsão foi passada pela Casa, antes mesmo da publicação do edital.

Requisitos necessários para investidura nos cargos do concurso ALEPI

A investidura no cargo está condicionada ao atendimento das seguintes condições:

  • Ter sido aprovado e classificado no concurso público;
  • Ter nacionalidade brasileira e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1° do artigo 12 da Constituição Federal;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
  • Ter idade mínima de 18 anos no ato da posse;
  • Comprovar os requisitos exigidos para o exercício do cargo;
  • Apresentar Atestado de Sanidade Física e Mental;
  • Apresentar Declaração de Acumulação Lícita de Cargos ou Empregos Públicos;
  • Apresentar cópias dos seguintes documentos:

a) Certidão de Casamento, quando for o caso;

b) Título de Eleitor, com votação atualizada;

c) Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, se do sexo masculino;

d) Cédula de Identidade;

e) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

f) Comprovante de escolaridade exigida;

  • Apresentar 02 (duas) fotografias 3×4 recentes.

» Prepare-se para o concurso ALEPI + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso ALEPI

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais