Concurso BACEN: Órgão tem vacância de 81% na carreira de Analista!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 24 ago 2020

De acordo com dados do mês de julho, faltam 2.349 Analistas de nível superior. A realização de um novo concurso BACEN (Banco Central do Brasil) é urgente!

Déficit de servidores no BACEN

Aguardando a realização de um novo concurso BANCEN, o órgão registra um déficit de 2.888 servidores. Os dados são referentes ao mês de julho e constam no portal da instituição . Do quantitativo total, 2.349 cargos vagos são para a carreira de Analista de nível superior.

Isso significa que dá vacância total do Banco Central do Brasil, cerca de 81% é para Analista, cargo que exige o nível superior para inscrição. Existe ainda, 403 cargos vagas de Técnico, carreira de nível médio.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Distrito Federal?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Distrito Federal

Além de 136 cargos vagos de Procurador, função que tem exigência do bacharelado em Direito para inscrição. Mediante o aumento na defasagem de servidores, o órgão enviou pedido do novo concurso BACEN para análise no Ministério da Economia.

Foi informado pelo Banco Central do Brasil, que foram solicitadas 260 vagas para provimento no ano de 2021. Das oportunidades pleiteadas, 30 vagas são para Técnico, 200 vagas para Analista e 30 vagas para Procurador. Esse é o mesmo quantitativo solicitado pela instituição em 2019, ao qual foi negado pelo Governo Federal.

Em resposta ao pedido, foi ressaltando pelo Ministério da Economia a indisponibilidade de autorização de novos concursos públicos em face da atual situação fiscal do país. Ainda assim, o Departamento de Gestão de Pessoas do BACEN garante que a instituição está comprometida com a recomposição mínima do quadro de servidores.

“O Banco Central enviou nova solicitação equivalente à do ano passado (200 vagas para analistas, 30 para técnicos e 30 para procuradores), mas permanece considerando baixa a probabilidade de atendimento, dado o cenário fiscal. O BC continuará mantendo o Ministério da Economia constantemente atualizado quanto à necessidade mínima de reposição de seus servidores”, informou o órgão.

Autonomia pode favorecer novo concurso BACEN

O Governo Federal busca a votação no Congresso Nacional de sete projetos com mudanças em marcos regulatórios importantes, para destravar a economia no semestre.

Segundo informações do líder do governo no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o primeiro projeto dever ser a autonomia do Banco Central do Brasil, sendo favorável a realização do concurso BACEN.

É estimado que esteja na pauta do Congresso Nacional ainda em agosto. “Queremos pautar a autonomia do Banco Central”, informou Fernando Bezerra Coelho.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também defende a independência do BACEN. “Precisamos de um BC autônomo, que não está a serviço de interesses de reeleição, como já ocorreu no passado”, relatou no evento Expert XP 2020, promovido pela XP Investimentos.

A autonomia pode ser positiva para abertura do novo concurso BACEN. Isso porque, o órgão não precisaria mais de aval do Ministério da Economia para publicar editais e preencher o déficit de servidores.

Estão em análise no Congresso Nacional, dois projetos de lei para independência do Banco Central do Brasil. O mais avançado é o Projeto de Lei (PLP 19/2019), protocolado no Senado Federal pelo senador Plínio Valério. O texto teve aprovação no dia 18 de fevereiro, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.

Sendo assim, segue com pedido de urgência para análise do Plenário. O PL poderia ser votado no mês de março, como informou Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.

Entretanto, com a pandemia da Covid-19, a discussão em Plenário foi adiada, sem data para retomada. Essa pauta já foi incluída na Ordem do dia do plenário de 03 de março. Em caso de aprovação pela maioria, o texto será enviado para apreciação na Câmara dos Deputados.

Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro também assinou um Projeto de Lei Complementar (PLP 112/2019) para independência do BACEN. Todavia, esse texto está na Câmara dos Deputados, e não registra andamentos desde o mês de junho do ano passado.

Saiba mais sobre o Concurso BACEN: Com déficit superior 2,8 mil cargos; órgão solicita novo edital com 260 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais