Concurso Banco do Brasil: Aprovado novo quadro de pessoal!

icone calendario 08 abr 2020

Como já vem acontecendo no mundo dos concursos, devido a pandemia do novo coronavírus o edital do concurso Banco do Brasil deverá sofrer um atraso. O documento estava previsto para ser publicado nos próximos meses.

Contudo, nos últimos dia do mês de março foi publicada a portaria de nº 8.775, no Diário Oficial da União. Este documento determina o novo quadro de pessoal do Banco do Brasil (BB) em 102.681 cargos.

Quanto ao concurso Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil, declarou que estudos estão sendo realizados em prol de uma nova seleção, sendo priorizada a área de Tecnologia da Informação.

O banco encontra-se atualmente com cerca de 93 mil servidores ativos, pois após um plano de desligamento incentivado houve a diminuição no quadro de colaboradores. Plano este que ocorreu apenas nas áreas as quais haviam excesso de pessoal, segundo o presidente do banco.

Edital concurso Banco do Brasil 2020

Um novo concurso já está sendo cotado há algum tempo, ainda mais agora em que o banco não poderá promover funcionários que antes contratados para cargos de nível médio poderiam assumir, após avaliação interna, cargos de nível superior. Esta decisão foi tomada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 10).

Além das oportunidades para a área de TI, também são esperadas vagas para o cargo de Escriturário que tem exigência de nível médio. Este certamente será o cargo com maior concorrência. Portanto iniciar os estudos antes do edital ser publicado será um triunfo perante os seus adversários.

Este cargo tem remuneração inicial em torno de R$ 4 mil mensais já somando os auxílio-refeição e alimentação. Além disso, o servidor tem direito a:

  • Auxílio-transporte (variável de acordo com a localidade do funcionário);
  • Participação nos lucros (geralmente, paga duas vezes ao ano);
  • Plano de Saúde e Odontológico;
  • Previdência Privada com participação no banco;
  • Auxílio Creche/Babá;
  • Auxílio ao filho com deficiência; e
  • Possibilidade de Ascensão Profissional.

Último concurso Banco do Brasil

O último concurso realizado pelo Banco do Brasil foi no ano de 2018 e contou com 30 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva com lotações nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

As oportunidades deste certame foram para o cargo de Escriturário com inicias de R$ 2.718,73 e jornada de trabalho de 0 horas semanais.

Neste concurso os candidatos foram avaliados por provas objetivas e uma redação.

Confira o conteúdo programático:

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: Emprego do acento indicativo de crase; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise); Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses.

LÍNGUA INGLESA: Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.

MATEMÁTICA: Lógica proposicional; Noções de conjuntos; Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas; Matrizes; Determinantes; Sistemas lineares; Sequências; Progressões aritméticas e progressões geométricas; Matemática financeira.

ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: Sistema Financeiro Nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: Análise combinatória; Noções de probabilidade; Teorema de Bayes; Probabilidade condicional; Noções de estatística; População e amostra; Análise e interpretação de tabelas e gráficos; Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas; Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções de Mercado de capitais. Noções de Mercado Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulação Bancária.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: Linguagens de programação: Java (SE 8 e EE 7), Phyton 3.6, JavaScript/EcmaScript 6, Scala 2.12 e Pig 0.16; Estruturas de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays, ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção, lista encadeada, pilha, fila, noções sobre árvore binária), noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados; Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados (a abordagem entidade-relacionamento), modelo relacional de dados (conceitos básicos, normalização), banco de dados SQL (linguagem SQL (SQL2008), linguagem HiveQL (Hive 2.2.0)), banco de dados NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos), data Warehouse (modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais); Tecnologias web: HTML 5, CSS 3, XML 1.1, Json (ECMA-404), Angular.js 1.6.x, Node.js 6.11.3, REST; Manipulação e visualização de dados: linguagem R 3.4.2 e R Studio 5.1, OLAP, MS Excel 2013; Sistema de arquivos e ingestão de dados: conceitos de MapReduce, HDFS/Hadoop/YARN 2.7.4, Ferramentas de ingestão de dados (Sqoop 1.4.6, Flume 1.7.0, NiFi 1.3.0 e Kafka 0.11.0).

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital com 120 vagas será divulgado pós-pandemia!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais