Compartilhar:

Concurso Banco do Brasil: Edital para Escriturário será divulgado no mês de março!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 30 jan 2020

O concurso Banco do Brasil 2020, com vagas para o cargo de Escriturário, será publicado no mês de março. Edital será de âmbito nacional.

Edital do concurso Banco do Brasil

Já está em elaboração o edital do novo concurso Banco do Brasil, destinado para o cargo de Escriturário. O cargo tem como exigência o nível médio, e tem salário inicial de R$ 4.036,56.

A informação foi confirmada por uma fonte do Banco do Brasil. De acordo com ela, a banca organizadora do certame já foi definida, porém o nome ainda não foi informado. A previsão é que a seleção seja aberta no mês de março.

Não foi citado pela fonte qual será o quantitativo de vagas, mas relatou que o certame terá amplitude nacional, abrangendo diversos estados do país, incluindo o Rio de Janeiro.

A Assessoria de Imprensa do BB, limitou a dizer que a divulgação de informações sobre novos concursos depende de autorização do Conselho Diretor.

Vale ressaltar que nos anos de 2015 e 2018, quando o Banco do Brasil abriu concursos, o setor de Comunicação também não confirmou, em um primeiro momento, que o órgão preparava os editais. A informação só foi divulgada oficialmente próxima à abertura das seleções.

A carreira de Escriturário recebe R$ 4.036,56 mensais, valor que já está incluso os auxílios-refeição e alimentação, para jornadas de trabalho de 30 horas semanais. Além disso, o servidor contratado tem direito aos seguintes benefícios:

  • Auxílio-transporte (variável de acordo com a localidade do funcionário);
  • Participação nos lucros (geralmente, paga duas vezes ao ano)
  • Plano de saúde e odontológico;
  • Previdência privada com participação do banco;
  • Auxílio creche/babá
  • Auxílio ao filho com deficiência;
  • Possibilidade de ascensão profissional.

Ao que tudo indica, o novo concurso será destinado para o cargo de Escriturário Tradicional, aquele que desempenha atividades amplas, tanto bancárias como administrativas. O último certame com esse perfil, foi realizado no ano de 2015 e abrangeu apenas estados do Nordeste.

No ano de 2018, o Banco do Brasil abriu um concurso para Escriturário, porém o perfil do profissional exigido era para a área de Tecnologia da Informação.

Entretanto, com apenas 60 vagas ofertadas, sendo 30 vagas de caráter imediato e 30 vagas para formação de cadastro reserva, limitada a apenas três cidades (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília) e um número grande de questões de Informática (em detrimento a Conhecimentos Bancários), evidenciavam que a seleção não se tratava do “Escriturário Tradicional”.

O Banco do Brasil praticamente não possui concursos em validade para o “escriturário tradicional” em quase todos os estados. No Rio de Janeiro, por exemplo, a última seleção ocorreu no ano de 2013, com organização da banca Fundação Carlos Chagas. Depois, o órgão divulgou outros editais, abrangendo alguns estados, mas com as provas sendo aplicadas pela Fundação Cesgranrio.

Banco do Brasil tem quadro com mais de 105 mil cargos

No mês de novembro de 2019, o Ministério da Economia fixou o quantitativo de pessoal para o Banco do Brasil. A portaria, que limita o número de empregados públicos na instituição, foi divulgada no Diário Oficial da União .

Segundo informações da portaria, o Banco do Brasil passa a contar com um limite de 105.774 empregados públicos. Deste total, ficam excluídos aqueles que têm contrato de trabalho suspenso por motivo de aposentadoria por invalidez.

A portaria informa ainda, que foram contabilizados os empregados disponibilizados para as subsidiárias:

  • BB Administradora de Cartões de Crédito S.A. – BB Cartões;
  • BB Administradora de Consórcios S.A. – BB Consórcios;
  • BB Elo Cartões Participações S.A – BB Elo Cartões;
  • BB Banco de Investimento S.A. – BB BI;
  • BB Leasing S.A – Arrendamento Mercantil – BB Leasing S.A;
  • Besc Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S. A. – Bescval.

Conforme o documento, compete ainda à empresa gerenciar o seu quadro próprio de pessoal, praticando atos de gestão para repor empregados desligados ou que vierem a se desligar do quadro funcional, desde que seja observado o limite ora estabelecido.

Dessa maneira, novos concursos podem ser realizados pelo Banco do Brasil, desde que sejam avaliadas as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais pertinentes.

» Prepare-se para o concurso Banco do Brasil + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital para Escriturário está próximo!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais