Compartilhar:

Concurso Banco do Brasil: Sindicato indica déficit de servidores em todo o país!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 05 fev 2020

Mediante o edital previsto para março, o novo concurso Banco do Brasil irá ajudar a diminuir o déficit de servidores em todo o Brasil.

BAIXE GRÁTIS: Raio-X Banco do Brasil!

Sobre o Último Concurso, O que Faz um Escrituário e Como montar seu Cronograma de Estudos!

Déficit de servidores no Banco do Brasil

O novo concurso Banco do Brasil, se torna cada vez mais urgente. Com o edital previsto para ser publicado no mês de março, o certame vai ajudar a reduzir o déficit em todo o país. A vacância de empregados públicos, é uma realidade revelada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi RS).

Foi informado pela diretora da Fetrafi RS, Priscila Aguirres, e filiada ao Sindicato dos Bancários (SindBancários) sobre as necessidades do Banco do Brasil. De acordo com Aguirres, sem um novo concurso Banco do Brasil, o déficit cresce em todo o Brasil.

“Existe um déficit de funcionários, pois não há concursos. Enquanto isso, ondas de reestruturação e programas de incentivo à aposentadoria e ao desligamento deixaram vagas em aberto. O resultado disso são longas filas, sobrecarga de trabalho e piora no atendimento”, salientou a diretora.

Em função da reestruturação no banco, a diretora acredita que o Estado de São Paulo tenha a maior carência atualmente. Outra preocupação, se deve à saída de empregados do BB. Segundo Aguirres, a Reforma da Previdência não trouxe muitos impactos, já que os desligamentos ocorrem a todo momento.

“O desligamento passou a ser compulsório”, informou Priscila Aguirres.

Mediante o fechamento de agências em todo o país, é afirmado pela diretora que os transtornos foram minimizados, já que em sua maioria, os funcionários foram realocados. Entretanto, o Programa de Demissão Voluntária do Banco do Brasil ainda preocupa a categoria.

“Temos tido ciclos de programas de incentivo ao desligamento a cada semestre. Essa é uma estratégia para a redução de cargos e salários, uma vez que os novos funcionários, quando entram, recebem uma remuneração menor, com menos direitos e benefícios”, revela a diretora.

Apesar da necessidade, Priscila Aguirres acredita que um novo concurso ainda não se desenha no cenário real da instituição. De acordo com a diretora, existe por parte do presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, uma posição privatista. Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro já descartou essa possibilidade, em 2019.

Presidente estudo concurso Banco do Brasil

Foi informado pelo presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, que a instituição estuda um novo concurso específico para contratar profissionais da área de Tecnologia da Informação. Segundo o presidente, o projeto já avança na área de Recursos Humanos do banco.

“Nós estamos pensando na possibilidade de um concurso mais direcionado para essa área de Tecnologia e Inovações. Hoje, a porta de entrada do BB é só um concurso para escriturário”, informou o presidente.

Apesar da declaração do presidente, o próximo concurso Banco do Brasil deverá contar apenas com vagas para o cargo de “Escriturário Tradicional”. Ao que tudo indica, o processo que caminha no RH para área de TI ocorrerá futuramente.

Rubem Novaes também assumiu que os bancos públicos têm dificuldade de reter talentos, e que eles enfrentarão mais obstáculos dos que os privados para competir com as fintechs.

Dessa maneira, a nova seleção se torna necessário. Além disso, o Banco do Brasil enfrenta o déficit com as últimas aposentadorias de empregados públicos, após saídas compulsórias.

» Prepare-se para o concurso Banco do Brasil + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital para Escriturário está próximo!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais