Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Concurso BNDES: Órgão tem déficit de 31 cargos; edital tem caráter de urgência!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 06 jul 2020

Há oito anos da publicação do último certame, órgão tem déficit de 31 cargos e novo concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem caráter de urgência.

Déficit de cargos no BNDES

Sem realizar concurso BNDES desde o ano de 2012, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social já acumula a vacância de 31 cargos.

Esse quantitativo deve ser preenchido por candidatos aprovados no próximo certame. O déficit por carreira dos níveis médio e superior, serão informados posteriormente.

Atualmente, o número máximo de servidores do BNDES definido pelo Governo Federal é de 2.675 empregados. No dia 30 de abril de 2020, o órgão tinha 2.644 funcionários públicos. Os dados foram informados pelo próprio banco.

A tendência é que o déficit de servidores aumente ainda mais nos próximos anos, em função de aposentadorias. O que reforça a necessidade de um novo concurso BNDES para completar o quadro de empregados.

“Todas as informações a respeito de novo processo seletivo, quando autorizado, serão divulgadas no Diário Oficial da União, em jornais de grande circulação e no Portal do BNDES, na página Trabalhar no BNDES”.

Ainda foi ressaltado pelo órgão que: “o quantitativo global de empregados não é segregado por formação profissional, de modo que cabe a Empresa Pública definir a distribuição entre cargos e formações, conforme os seus interesses e necessidades operacionais e em consonância com as diretrizes emanadas pelo Governo Federal”.

No mês de setembro do ano passado, foram divulgadas no Diário Oficial da União atualizações do Estatuto Social do BNDES. Os artigos sobre a organização interna e de pessoal não foram alterados.

Dessa maneira, o ingresso de servidores na instituição continua por meio de concurso público . O certame deve contar com provas escritas e prova de títulos, como meio de avaliação dos participantes.

O BNDES não precisa de autorização do Ministério da Economia para realizar concursos. O instituto tem independência para preencher seu quadro de pessoal mediante aval da presidência do próprio órgão, como o Banco do Brasil.

As instituições têm autonomia para praticar atos de gestão, contratar ou desligar funcionários. Apesar da liberdade para avaliar a autorização de concursos públicos , as empresas devem respeitar os limites e dotações orçamentárias para cada exercício.

Último concurso BNDES

O último concurso BNDES foi divulgado no ano de 2012, cuja validade encerrou em 2015. Na época, o edital ofertou vagas para formação de cadastro reserva para níveis médio e superior.

No nível médio, as oportunidades foram para o cargo de Técnico Administrativo. Já para o nível superior, as chances foram para Profissional Básico, nas especialidades de: Administração, Análise de Sistemas (Desenvolvimento e Suporte), Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia.

A banca organizadora responsável pela execução do certame foi a Fundação Cesgranrio. Os participantes foram avaliados por meio de provas objetivas e provas discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva para o nível médio, foi composta por questões de Língua Portuguesa (25 questões), Matemática (25 questões), Língua Estrangeria (8 questões), Conhecimentos Específicos sobre o BNDES (6 questões) e Conhecimentos Gerais (6 questões).

A prova discursiva consistiu em uma redação. Os candidatos poderiam somar até 40 pontos no exame. Para os concorrentes de nível superior, a avaliação objetiva foi composta por 50 questões distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa (20 questões), Língua Estrangeira (10 questões) e Conhecimentos Específicos (20 questões).

Enquanto a prova discursiva contou com 5 questões de Conhecimentos Específicos. A avaliação valia até 50 pontos.

Saiba mais sobre o Concurso BNDES: Confira todas as informações sobre o novo certame!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais