Concurso Bombeiros MA (CBM MA) já possui projeto básico e edital deve sair em breve!

icone calendario 11 out 2017

Ótima notícia aos concurseiros maranhenses com nível médio! O novo concurso público do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM MA) está próximo!

Segundo a Secretaria de Gestão do Maranhão (Segep MA), o novo certame já finalizou o projeto básico, o documento que contém informações sobre cargos, vagas, escolaridade e etapas da seleção.

As vagas serão para Soldado do Corpo de Bombeiros, com exigência de nível médio e salário de mais de R$ 2,2 mil!

Previsão do edital

O Governador do Estado, Flávio Dino, anunciou recentemente a realização do novo concurso CBM MA. “Nós temos agora o encerramento desse ciclo atinente ao concurso anterior e desde logo já determinei ao secretário Jefferson Portela a abertura de novo concurso público para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Para que nós possamos continuar esse processo ainda nesse ano e no próximo ano”, afirmou o governador.

Uma vez que o projeto básico está finalizado, o próximo passo é passar pela análise da Secretaria. A expectativa é que o edital seja divulgado até 2018. Portanto é hora de intensificar os estudos!

Vagas e salários

O número exato de vagas não foi divulgado, mas sabe-se que, assim como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros está passando por expansão, visando aumentar a segurança, o Maranhão passará a ter o maior efetivo da história do Estado. Diante deste cenário, a expectativa é de que a oferta de vagas será grande.

As exigências para o cargo de Soldado são: Idade mínima de 18 e máxima de 28 anos; Possuir estatura mínima de 1,65m para homem e 1,60m para mulher; Ensino médio completo.

No último concurso o salário correspondia a R$ 2.240,00, valor que deve ser reajustado para este novo certame.

Último concurso Bombeiro MA

O último certame para o cargo de Soldado dos Bombeiros MA aconteceu em 2012. A oferta foi de 150 vagas, sendo 5 reservadas ao cargo de Bombeiro Músico.

A avaliação foi dividida nas seguintes etapas:

– Provas objetivas;
– Teste de aptidão física;
– Teste psicotécnico;
– Exames médico e odontológico;
– Investigação social documental;
– Curso de formação (para todos os classificados).

A prova objetiva foi composta por 60 questões divididas em cinco matérias de conhecimentos gerais e específicos. Os candidatos precisaram acertar, no mínimo, 40% da pontuação para se classificar.

As disciplinas da prova foram: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico-Quantitativo; Conhecimento Específico (História do Brasil e do Maranhão / Geografia do Brasil e do Maranhão); Ciências (Química e Física).

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais