Concurso Bombeiros RJ (CBM-RJ): Lei é sancionada; edital sairá em outubro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 29 set 2020

Foi confirmado pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Roberto Robadey Júnior, a sansão da lei que permite a realização do novo concurso Bombeiros RJ (CBM-RJ).

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Rio de Janeiro?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Rio de Janeiro

Confirmação da realização do concurso Bombeiros RJ (CBM-RJ)

Foi revelado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que o governador em exercício, Cláudio Castro, sancionou a lei que institui o SMTV (Serviço Militar Temporário Voluntário).

Dessa maneira, a realização do novo concurso Bombeiros RJ para temporários está confirmada. A lei deverá ser divulgada ainda nesta semana no Diário Oficial do Estado.

De acordo com informações do comandante Roberto Robadey Júnior, ter bombeiros temporários já é um modelo adotado em muitos países.

“O Brasil tem esse modelo, que não está de acordo com uma função que exige vigor físico. Na maior parte do mundo, eles são voluntários enquanto têm disposição e passam nos testes”, relata o comandante.

Mediante a aprovação da lei que permite temporários no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a corporação já trabalha para a divulgação do primeiro edital, nesse modelo, no mês de outubro.

Segundo Roberto Robadey Júnior, o estado do Rio de Janeiro está agilizando os trâmites do edital. Ao todo, estão previstas 3.000 vagas, em todo o estado.

“Serão distribuídas 40 vagas por para cada grupamento, que são quarteis maiores, e 12 vagas para cada destacamento”, informou Roberto Robadey.

Nesse primeiro momento, todas as oportunidades serão para o cargo de Soldado Temporário. Neste caso, serão praticados os requisitos do último edital, sendo eles:

  • Nível Médio Completo;
  • Ambos os Sexos;
  • Idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos.

Ainda é possível que seja exigida uma altura mínima, mas essa informação será confirmada oportunamente. Os candidatos aprovados irão receber um salário-mínimo no primeiro ano de atuação, passando para o valor de um Soldado Bombeiro Militar, a partir do segundo ano.

Etapas avaliativas do concurso Bombeiros RJ (CBM-RJ)

Ainda conforme informações, o coronel Roberto Robadey Júnior confirmou as etapas de seleção . De acordo com o comandante, a primeira fase contará com uma corrida de 5 km, em que os candidatos serão monitorados por chip e filmagens.

Serão aprovados nessa etapa até três vezes o número de vagas previsto no edital. Sendo assim, até 15.000 candidatos serão habilitados para as provas escritas.

A avaliação contará com questões de Língua Portuguesa e Matemática. Os participantes aprovados realizarão então as demais etapas, como:

  • Teste Físico (mais completo);
  • Exame Médico.

Uma das preocupações em relação aos novos editais e seleções no Estado do Rio de Janeiro é o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Entretanto, A equipe do Ministério da Economia não deve barrar o edital do novo concurso Bombeiros RJ. Segundo o comandante, o militar temporário não ocupa as vagas dos concursados.

“A corporação só pretende demonstrar ao Conselho que tem recursos para custear esses militares por um ano. Hoje, com as restrições, nós teremos recursos para pagar, por um ano, 9 mil militares. Se no ano que vem nós não tivermos os recursos, dispensaremos todos. Esse modelo não está amarrado pelas restrições do Regime de Recuperação Fiscal”, salientou o comandante.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros - RJ: Edital para Oficiais pode ser publicado em 2021!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais