Concurso Bombeiros RJ: Edital é oficialmente autorizado com 25 vagas para Oficiais!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 09 out 2020

Está oficialmente autorizado, o novo concurso Bombeiros RJ, que terá edital ofertando 25 vagas para Oficiais. Inscrições serão abertas em novembro!

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Rio de Janeiro?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Rio de Janeiro

Autorização oficial do concurso Bombeiros RJ (CBM-RJ)

A realização do novo concurso Bombeiros RJ (CBM-RJ), com vagas para o quadro de Oficiais, está oficialmente autorizada. O despacho do governador em exercício, Cláudio Castro, foi divulgado no Diário Oficial do Rio de Janeiro.

Dessa maneira, não existe mais nenhum empecilho para a publicação do edital de abertura, que será feita pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), responsável pelas primeiras etapas do concurso Bombeiros RJ.

Ao todo, como consta no documento, serão ofertadas 25 vagas efetivas para a carreira de Oficial, que tem os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • Ter consentimento do pai ou do responsável para assentar Praça Especial do Corpo de Bombeiros, se menor de 18 anos;
  • Não há limite de idade;
  • Ter concluído ou concluir até a data da matrícula no curso de formação de oficiais o nível médio;
  • Para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento “bom”.

No mês de setembro, a UERJ divulgou o calendário do novo concurso Bombeiros RJ. De acordo com a universidade, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro optou por um vestibular isolado.

Dessa maneira, a primeira etapa contará apenas com uma prova objetiva e uma redação. Com isso, a prova discursiva, com perguntas sobre Física e Matemática, não deve ser realizada.

Ainda conforme a UERJ, as inscrições para o concurso Bombeiros RJ estarão abertas entre os dias 18 a 30 de novembro de 2020. Já os pedidos de isenção devem ser feitos neste mês de outubro, entre os dias 13 e 15.

A realização da prova objetiva está marcada para o dia 10 de janeiro de 2021. Segundo a UERJ, a aplicação dessa avaliação é condicionada à concessão das vagas pelo Estado do Rio de Janeiro.

“O edital será publicado assim que possível, com o calendário completo. Não há livros indicados para esse vestibular isolado (concurso Bombeiros RJ)”, relatou a UERJ.

Provas do concurso Bombeiros RJ (CBM-RJ)

As inscrições para o concurso Bombeiros RJ são feitas por meio do site da UERJ, durante o 1º ou o 2º exame de qualificação. A primeira etapa, é constituída por uma prova objetiva e discursiva do vestibular da universidade.

O exame de múltipla escolha contará com questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Os candidatos aprovados realizam então a prova discursiva da UERJ, com perguntas sobre Física e Matemática, além de uma prova de redação.

Entretanto, em 2020, estão previstas apenas as provas objetivas e a redação, não sendo realizada a prova discursiva, com questões de Física e Matemática.

Após a finalização da parte acadêmica (provas da UERJ), os candidatos classificados dentro de três vezes os números de vagas ofertadas no concurso Bombeiros RJ serão convocados para a parte Específica, que é realizada pela corporação.

Esta fase conta com exames físicos e de saúde, além de pesquisas documental e social. Os candidatos aprovados são convocados para o curso de formação. A seleção costuma ter validade de 20 dias, após a homologação.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros - RJ: Edital para Oficiais pode ser publicado em 2021!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais