Concurso Bombeiros RJ: Comissão inicia processo para escolha da banca!

icone calendario 05 nov 2020

Com 3 mil vagas temporárias, o concurso Bombeiros RJ previsto para esse ano está na fase de estudo para escolha da banca.

Vale ressaltar que uma nova autorização foi divulgada para o concurso PC RJ. ⇒ Confira ⇐

Banca organizadora concurso Bombeiros RJ

O novo concurso Bombeiro RJ (Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro) com vagas para temporários pode ter edital publicado ainda este ano. Atualmente, uma comissão do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro estuda o processo de escolha da banca.

Segundo Boletim oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) divulgado no dia 19 de Outubro, a comissão que trabalha na elaboração do Estudo Técnico Preliminar (ETP) foi formada e tem como objetivo: “Contratação de empresa para prestação de serviço de coordenação, organização, planejamento e execução de processo seletivo simplificado, visando o provimento de vagas para o quadro de Militares Temporários Voluntários, no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro”.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Rio de Janeiro?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Rio de Janeiro

A comissão é composta pelos militares: Hugo Leonardo Angra Soares (presidente), Rodrigo de Oliveira Silva e Renan Marques Lima Costa.
No próximo domingo, 8, termina o prazo inicial de 20 dias corridos o que prevê a finalização dos trabalhos. Entretanto, no último dia 29, uma nova portaria inseriu mais militares na comissão, sendo eles: Marcus Belchior Correa Bento; Marcelo Monnier da Silva; Claudio Pacheco Velloso; e Jorge Luiz Carvalho Almeida.

Contudo, é esperado que a banca seja anunciada ainda neste mês de novembro. Conforme processo do Corpo de Bombeiros, o certame para temporários é uma necessidade urgente da corporação. O edital só poderá ser publicado após a escolha da organizadora e assinatura do contrato.

Nessa primeira fase, todas as oportunidades serão destinadas para soldados temporários.

De acordo com o ex-comandante da corporação, Roberto Robadey Jr., serão necessários os requisitos do último edital, como: nível médio completo; ambos os sexos; e idade mínima de 18 e máxima de 25 anos. Apesar de até então essa informação não ser confirmada, é provável que seja exigido uma altura mínima.

Os aprovados receberão um salário mínimo no primeiro ano de atuação, passando para um valor similar ou menor que um soldado (R$3.352,55 bruto), a partir do segundo ano.

Saiba mais sobre o concurso Bombeiros RJ temporários

O Rio de Janeiro se torna o primeiro estado brasileiro a permitir temporários no quadro funcional do Corpo de Bombeiros, após regulamentação do Serviço Militar Temporário Voluntário realizado em setembro.

O concurso Bombeiros RJ previsto para esse ano contará com 3 mil vagas para soldados. De acordo com a Lei,o número de temporários não poderá exceder 15% do efetivo da corporação. Neste concurso as vagas serão destinadas a homens e mulheres maiores de 18 anos, sendo reservados 30% das vagas para as mulheres.

Para ocupar o posto de praça temporário a idade máxima será de 25 anos e para a de oficial temporário será de 35 anos. A contratação do bombeiro militar temporário poderá ser realizada em posto ou graduação diferente do inicial. Serão definidos no edital as condições, como a escolaridade para acesso em cada área de atuação do CBMERJ. As oportunidades para o nível médico, entretanto, são previstas para o próximo concurso. Para os cargos temporários de praças e oficiais, a remuneração no segundo ano de serviços será similar e não superior a de um bombeiro militar de carreira da mesma classe ou nível de escala hierárquica.

Em relação ao tempo de voluntariado, de início será por 12 meses, tendo a possibilidade de ser prorrogado por até oito anos. É importante lembrar que os militares temporários não terão direito á estabilidade, sendo assim após serem desligados passarão a compor a reserva não remunerada da corporação.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros RJ (CBMERJ): EDITAL PUBLICADO com oferta de 25 vagas para o nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais