Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros RJ estuda regulamentar idade de ingresso, entenda!

icone calendario 11 maio 2021

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro pretende regulamentar uma idade máxima e mínima para ingresso na corporação no próximo edital do concurso CBMERJ .

De acordo com o Projeto de Lei, os Oficiais Combatentes devem ter, no mínimo, 16 anos para ingressar no curso de formação e 30, no máximo. Essas vagas são de nível médio.

Para os demais quadros de oficiais é exigido que o candidato tenha 18 anos, no mínimo, e 35 anos, no máximo, além de ser obrigatório ter formação superior.

Já para os candidatos aos cargos de praça, a idade mínima é de 18 anos e a máxima é de 30 anos. Para essas carreiras, é necessário, ainda, ter todas as qualificações de bombeiro militar, mas somente o nível médio é requisitado.

O mesmo documento determina também a altura mínima para os candidatos, sendo:

  • O mínimo de 160cm para homens;
  • Mínimo de 155cm para mulheres.

Essa exigência de altura, no entanto, muda para o cargo de Oficial Combatente, que exige a altura de:

  • 157cm para homens;
  • 152cm para mulheres.

Os estudos para a manutenção dessa legislação foram feitos a partir dos concursos desde 2008. Além disso, o Corpo de Bombeiros justifica o PL:

Não existe lei que regulamente o ingresso na instituição, de forma que os certames realizados no âmbito do Casarão Vermelho têm por base apenas os editais.

Informações sobre concursos CBMERJ

O próximo concurso CBMERJ teve o parecer favorável da PGE RJ (Procuradoria Geral do Rio de Janeiro ), o que pode indicar que o edital deve ser publicado em breve.

A banca organizadora será a FunRio e terá oferta de 3 mil vagas temporárias.

Vale ressaltar que um outro edital, que oferta 25 vagas para Oficiais, está em andamento.

O último concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro ocorreu em 2018 e 2019 ofertou vagas para Oficiais, de nível médio.

A remuneração para os aprovados que estavam no Curso de Formação foi de R$ 3,2 mil mensais. Após a formação, o salário do bombeiros subiu para R$ 6 mil.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros RJ: Edital publicado. 800 vagas para Soldado e Sargento!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais