Pesquisar no blog

Concurso CDP PA – Companhia Docas do Pará

A Companhia de Docas do Pará, está convocando os candidatos classificados nas provas do concurso CDP PA para a realização dos Testes de Aptidão do Emprego.

Esta será a segunda etapa do certame . Somente os candidatos aprovados nas provas objetivas de múltipla escolha e nas provas discursivas serão submetidos às fases de Teste Médico, Teste de Aptidão Física e Teste de Aptidão Psicológica. Todas essas etapas, são de caráter apenas eliminatório.

No mesmo dia da realização do Teste de Aptidão Física, os candidatos convocados deverão também realizar a entrega dos laudos e exames do Teste Médico e do Teste de Aptidão Psicológica para porte de Arma de Fogo.

O local, as datas e os horários dos testes, bem como a lista dos candidatos convocados, estão disponíveis no Edital de Convocação completo, divulgado no site da banca organizadora, Instituto Consulplan.

Como fazer a inscrição no concurso Companhia Docas do Pará (CDP PA)?

As inscrições ficaram abertas a partir das 14 horas do dia 11 de dezembro de 2019 até às 16 horas do dia 23 de janeiro de 2020.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site da banca organizadora, Instituto Consulplan .

A taxa de inscrição foi fixada no valor de R$ 90,00.

O pagamento da taxa de inscrição foi efetuado até o dia 24 de janeiro de 2020.

Vagas e salários do concurso Companhia Docas do Pará

O certame oferta 20 vagas de caráter imediato, mais formação de cadastro reserva, para o cargo de Guarda Portuário, com exigência de ensino médio completo, sendo 15 vagas para ampla concorrência, 1 vaga para pessoas com deficiência e 4 vagas para negros.

O salário para o cargo tem o valor de R$ 1.786,75, acrescido de vantagens previstas em acordo coletivo.

A jornada de trabalho é de 36 horas semanais, em turno de revezamento e/ou horário administrativo, de acordo com a lotação.

Como será a prova do concurso Companhia Docas do Pará – CDP PA?

A avaliação dos candidatos foi por meio de 2 (duas) etapas, sendo:

1ª etapa: Prova Objetiva e Prova Discursiva;

2ª etapa: Teste de Aptidão (teste médico, teste de aptidão física e teste de aptidão psicológica).

As provas objetivas e provas discursivas foram aplicadas na data prevista de 01 de março de 2020, nas cidades de Belém/PA, Marabá/PA e Santarém/PA, com início às 13 horas e término às 17 horas, com duração total de 4 horas.

Os locais de realização da prova foram informados no site da banca organizadora, Instituto Consulplan, a partir do dia 10 de fevereiro de 2020.

A prova objetiva teve valor total de 40 (quarenta) pontos, distribuídas em 40 (quarenta) questões, valendo 1 (um) ponto cada.

As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) opções (A, B, C, D, E) e uma única resposta correta.

Foi considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento dos pontos das provas objetivas de múltipla escolha.

Os candidatos ao emprego de Guarda Portuário desenvolveram 1 (um) texto dissertativo a partir de uma única proposta, sobre assunto de interesse geral.

A redação é de caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

Deverão ser observados o limite mínimo de 20 (vinte) linhas e máximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de 1,0 (um) ponto a cada linha abaixo do limite mínimo exigido. As linhas que excederem ao limite máximo serão desconsideradas para fins de pontuação.

O conteúdo programático da prova irá constar as seguintes disciplinas:

Conhecimentos Gerais

– Língua Portuguesa: 15 questões;

– Raciocínio Lógico: 05 questões.

Conhecimentos Específicos

– Legislação Específica: 10 questões;

– Conhecimentos do Emprego: 10 questões.

A validade do concurso público será de 1 (um) ano, contado da data de sua homologação, sendo que todas as vagas ofertadas serão preenchidas durante o prazo de validade descrito.

Teste de Aptidão Física (TAF)

O Teste de Aptidão Física (TAF) aplicado aos candidatos será composto dos seguintes testes:

a) Flexão de braços na barra fixa, somente para os candidatos do sexo masculino;

b) Isometria na barra fixa, somente para os candidatos do sexo feminino;

c) Corrida de 12 minutos, para todos os candidatos;

d) Teste de Natação (sexo masculino e feminino).

O candidato efetuará cada modalidade do TAF com intervalo mínimo de 15 (quinze) minutos entre uma e outra.

Requisitos necessários para investidura no cargo do concurso Companhia Docas do Pará

– Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos (Decreto nº 70.436, de 18/04/1972, Constituição Federal – § 1° do art. 12 de 05/10/1988 e Emenda Constitucional nº 19, de 04/06/1998 – art. 3º);

– Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos até a data da realização da Comprovação de Requisitos e Exames Médicos – Atestado de Saúde Ocupacional;

– Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do Serviço Militar;

– Se ex-militar, não ter sido excluído do serviço ativo a bem da disciplina;

– Ter sido licenciado da organização militar a que serviu, no mínimo, no comportamento bom, se for o caso;

– Estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos;

– Possuir aptidão física e mental;

– Possuir e comprovar a escolaridade mínima, pré-requisito para o emprego, realizada em instituição de ensino reconhecida pelo MEC, à época da nomeação;

– Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no Edital;

– Possuir Carteira Nacional de Habilitação Categoria A e B ou superior;

– Nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:

a) não ter sido responsável, por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou, ainda, por Conselho de Contas de Município;

b) não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de emprego/emprego público;

c) não ter sido condenado em processo criminal, por sentença transitada em julgado, pela prática de crimes contra a Administração Pública, capitulados no título XI da Parte Especial no Código Penal Brasileiro, na Lei n.º 7.492, de 16 de junho de 1985, e na Lei n.º 8.429, de 2 de junho de 1992.

– Ter concluído com aproveitamento mínimo exigido o Curso de Formação de Guarda Portuário;

– O candidato declara, no ato da inscrição, que tem ciência e que aceita, caso aprovado, quando de sua convocação, entregar, após a homologação do Concurso Público, os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o respectivo emprego.

Sobre a Companhia Docas do Pará

A Companhia Docas do Pará (CDP) é a empresa que administra os portos do estado brasileiro do Pará. Fundada em 1967, é desde 1969 uma sociedade de economia mista, pois tem como acionista majoritário o Governo Federal do Brasil. A empresa tem como objeto social a administração e a exploração comercial dos portos organizados e demais instalações portuárias do Pará, em harmonia com os planos e programas da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República. Além de suas atividades estatutárias, a CDP exerce ainda o controle sobre as hidrovias da Amazônia Oriental: a Hidrovia Teles Pires-Tapajós e a Hidrovia Tocantins-Araguaia.

Missão

Assegurar serviços portuários, ofertar infraestrutura moderna, eficiente e segura, gerar divisas com responsabilidade ambiental e buscar a satisfação de seus clientes, no complexo portuário paraense.

Visão

Ser reconhecida como autoridade portuária de excelência até 2020 para escoamento da produção do Norte e Centro-Oeste do Brasil através da integração rodo-fluvial.

Valores

A ética e a imparcialidade são valores presentes em nossa Companhia. A CDP respeita as leis e os princípios morais, cumpre sua Missão sempre dentro das diretrizes da Secretaria de Portos da Presidência da República – SEP/PR, dos princípios de independência, pluralismo e espírito crítico, para que os seus clientes e usuários elabore e destaque suas próprias opiniões.

Ética

Comprometimento;

Responsabilidade Socioambiental;

Competitividade;

Unidade;

Transparência;

Inovação;

Respeito ao ser humano.

Histórico de Notícias

18/12/2019

Concurso CDP-PA: Prazo de inscrição e data da prova são alterados!

Foi retificado o cronograma do concurso CDP-PA (Companhia Docas do Pará), prazo para se inscrever e o dia de aplicação das provas foram alterados.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais