Pesquisar no blog

Concurso CGU: Como será a prova de redação?

icone calendario 01 set 2021

O concurso CGU (Controladoria Geral da União) terá a oferta de 375 vagas, sendo 300 de nível superior e 75 de nível médio. Saiba mais sobre as avaliações do certame!

O concurso, que foi autorizado em julho, tem previsões de abrir as inscrições em dezembro de 2021 para ter as nomeações feitas ainda no primeiro semestre de 2022.

Os trâmites para a escolha da banca organizadora já estão acontecendo e a empresa que estará à frente do certame deve ser divulgada em breve.

Vagas e salários

O certame ofertará 375 vagas, sendo 300 oportunidades para Auditores Federais e as outras 75 restantes para Técnicos Federais.

Os salários do Concurso CGU são muito atrativos. Para o cargo de Técnico, de nível médio, a remuneração é de R$ 7.283,31, enquanto para o de Auditor, o vencimento é de R$ 19.197,06.

Como será a Prova Discursiva do Concurso CGU?

Com base na última seleção da Controladoria Geral da União, que contou com a Prova Discursiva, é que vamos compor esse conteúdo.

Essa avaliação é aplicada junto com a Prova Objetiva II e no último edital trouxe o valor de 90 pontos.

O exame consistiu no desenvolvimento de um tema referente ao conteúdo programático da disciplina Administração Pública e Conhecimentos Básicos – comum a todas as Áreas.

Os candidatos precisaram escrever um texto de 40 linhas, no mínimo, e 60, no máximo.

Os critérios de avaliação dos textos versaram sobre:

  • quanto à capacidade de desenvolvimento do tema: a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação da argumentação, a conexão e a pertinência, a objetividade e a sequência lógica do pensamento, o alinhamento ao tema e a cobertura dos tópicos apresentados, valendo, no máximo, 45 (quarenta e cinco) pontos, que serão aferidos pelo examinador com base nos critérios a seguir indicados:

E também:

  • Quanto ao uso do idioma: a utilização correta do vocabulário e das normas gramaticais, valendo, no máximo, 45 (quarenta e cinco) pontos, que serão aferidos pelo examinador com base nos critérios a seguir indicados:

Essa etapa de avaliação não foi cobrada para o cargo de Técnico, ou seja, fez parte apenas do conteúdo programático para Analista e Auditor.

Como foram as provas do concurso CGU passado?

O último concurso CGU para contratar Técnicos e Analistas aconteceu em 2008 e contou com as seguintes etapas de avaliação:

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva, exclusivamente para o cargo de Analista;
  • Sindicância de vida Pregressa; e
  • Curso de Formação.

Saiba mais sobre o Concurso CGU: Edital é publicado com 375 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais