Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Concurso Degase-RJ: Órgão tem 657 cargos vagos de níveis médio e superior!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 20 jul 2020

À espera da realização do novo concurso Degase-RJ (Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro), órgão acumula um déficit de 657 cargos em carreiras de níveis médio e superior.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Déficit de servidores no Degase-RJ

Enquanto o novo concurso Degase-RJ não é realizado, o quadro efetivo do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro está cada vez mais vazio. Atualmente, o déficit chega a 657 cargos permanentes vagos.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do órgão, as vacâncias têm abrangência em diversas categorias profissionais de níveis médio e superior. Mas, a maior parte é no cargo de Agente de Segurança Socioeducativo (masculino e feminino), com um déficit de 392 cargos.

Outas carreiras que estariam com déficit seriam, Professor em várias especialidades, Psicólogo, Agente Administrativo, Enfermeiro, Contador, Médicos, Pedagogos e outros.

Até o ano de 2019, esse quadro era reforçado com 200 agentes temporários, mas esses contratos também já encerraram. Dessa maneira, há quem defenda que a necessidade real passa de 800 agentes, para suprir esses temporários que deixaram o quadro.

O órgão solicita a abertura do novo concurso Degase-RJ para repor o déficit de servidores. Mas, devido ao Regime de Recuperação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro, ainda não possui previsão de abertura.

Aguardado desde o ano de 2019, o certame deveria ter sido aberto no início deste ano. O governo estadual chegou a anunciar a formação de uma comissão organizadora, e que a organização ficaria sob responsabilidade da banca organizadora Fundação CEPERJ.

Apesar dos preparativos parecerem avançados, o edital não foi divulgado. A última movimentação registrada no processo que demonstra os trâmites da seleção é do mês de março.

A notícia positiva é que o certame consta como meta e prioridade em prévia da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2021), aprovada pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) no mês de maio.

A LDO 2021 tem a finalidade de nortear a elaboração dos orçamentos anuais, adequando os objetivos da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual. Isso quer dizer que, quando aprovado em todas as etapas, o orçamento estadual para o próximo ano já terá a verba do concurso reservada.

Esperadas mais de 600 vagas de níveis médio e superior no concurso Degase-RJ

A maior expectativa para o novo concurso Degase-RJ é no cargo de Agente Socioeducativo, para a qual foram realizados os trâmites para a criação de 332 vagas no início de 2019. Mas, outras vagas de níveis médio e superior também deverão ser ofertadas.

Na carreira de Agente Socioeducativo, o requisito é o ensino médio e o salário inicial é de R$ 2.822,57, sendo R$ 250,00 de auxílio-transporte. Os profissionais ainda têm direito a auxílio-alimentação.

De acordo com um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Rio de Janeiro, a seleção poderá oferecer 620 vagas efetivas. O número é quase o mesmo do déficit atual, mas o Departamento ainda não confirmou se vai cumprir o TAC.

A princípio, as vagas seriam para lotação apenas na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Mas, outras localidades poderão ser contempladas.

Saiba mais sobre o Concurso Degase-RJ: Preparativos continuam em andamento!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais