Concurso DEPEN: Inscrições serão reabertas? Confira o posicionamento do órgão!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 14 ago 2020

O concurso DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) foi suspenso devido à pandemia da Covid-19, confira o posicionamento do órgão a respeito sobre a reabertura das inscrições.

Inscrições do concurso DEPEN

A suspensão do concurso DEPEN, por conta da pandemia da Covid-19, foi anunciada no dia 07 de agosto. Sendo assim, começou algumas especulações sobre a possibilidade de reabertura do prazo de inscrição.

De acordo com a comissão organizadora do certame , até o momento não há discussões sobre o assunto. O grupo responsável por acompanhar o andamento da seleção, deu a seguinte declaração:

“Registramos que, até o momento, não há discussão ou tratativas sobre novo prazo para pagamento das inscrições ou nova abertura do prazo de inscrição”.

Foi aproveitado pela comissão organizadora, para reforçar que um novo cronograma para o concurso que oferta 309 vagas de níveis médio e superior será publicado em momento oportuno. O anúncio das novas datas deve ser feito por meio de publicação em Diário Oficial e no site da banca organizadora, Cebraspe.

Faltando pouco menos de um mês da data prevista para o exame avaliativo, o concurso DEPEN sofria a incerteza da aplicação da prova devida à pandemia da Covid-19.

No dia 30 de julho, o setor de Recursos Humanos do Departamento Penitenciário Nacional, informou que as questões referentes ao concurso deveriam ser tratadas diretamente com o a banca organizadora Cebraspe. Na época, a empresa não confirmou a informação sobre o possível adiamento e afirmou que: “todas as informações referentes à seleção são publicadas na página do concurso”.

Etapas avaliativas do concurso DEPEN

Os candidatos inscritos no concurso DEPEN serão avaliados por meio de seis etapas, sendo elas: prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica e investigação social.

As avaliações serão realizadas nas 26 capitais brasileiras e nas cidades de Catanduvas/PR e Mossoró/RN.

A primeira etapa será a realização da prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, sendo composta por 120 questões no estilo CERTO ou ERRADO.

Para a carreira de Agente de Execução Penal, cuja exigência é o nível médio, serão cobradas 30 questões de Conhecimentos Básico, englobando as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática. Além dessas, a prova terá:

  • Conhecimentos Específicos (50 questões): Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social, Legislação Especial;
  • Conhecimentos Complementares (40 questões): Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

Já para o cargo de Especialistas de Execução Penal, irão responder a 40 questões de Conhecimentos Básicos, com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social.

Ainda fará parte da avaliação, 50 questões de Conhecimentos Específicos variáveis em cada especialidade e 30 questões de Conhecimentos Complementares com as disciplinas de Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

Todos os candidatos responderão no mesmo dia da prova objetiva, a uma prova discursiva que irá constituir na elaboração de uma Redação. O texto deverá ter até 30 linhas e abordará um conteúdo de Atualidades.

Saiba mais sobre o Concurso DEPEN: Certame é suspenso oficialmente em virtude da pandemia da Covid-19!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais