Compartilhar:

Concurso DEPEN PR: 3 mil vagas serão abertas para Agente Penitenciário!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 set 2019

O concurso DEPEN PR (Departamento Penitenciário do Estado do Paraná) poderá ofertar 3 mil novas vagas para o cargo de Agente Penitenciário, mediante a construção de quatro cadeias públicas.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Vagas no concurso DEPEN PR

Foi anunciado pelo governo do Paraná, que 3.000 novas vagas serão abertas no sistema prisional. Isso ocorrerá devido a construção de quatro cadeias públicas. Ainda segundo o governo, para suprir essa demanda, o concurso DEPEN PR será realizado, com vagas para o cargo de Agente Penitenciário.

A expansão do sistema penitenciário foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o anúncio foi feito durante uma solenidade no Palácio Iguaçu. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo Estatal também confirmou a construção de três novas delegacias. Todos os investimentos somam R$ 81 milhões.

As cadeias públicas serão construídas nas regiões de Foz do Iguaçu/PR, Londrina/PR, Ponta Grossa/PR e Guairá/PR. Já as três delegacias serão entregues em cidades da Região Metropolitana de Curitiba, sendo em Araucária/PR, Almirante Tamandaré/PR e Colombo/PR.

É previsto que as cadeias sejam entregues no segundo semestre de 2020, todas as unidades terão capacidade para atender a 752 presos. As inaugurações estão previstas em um programa de 15 obras, entre construções e ampliações, para o sistema prisional estadual.

Após a conclusão, serão em torno de 7.000 novas vagas. Dessa maneira, o DEPEN PR fará concurso público para a contratação de Agentes Penitenciários para atender a demanda, informou o governador do Estado do Paraná.

Concurso DEPEN PR ainda confirmará o número de vagas

O novo concurso DEPEN PR tem 1.269 vagas previstas para o cargo de Agente Penitenciário. O anúncio foi feito pelo governador, no dia 3 de julho. Porém, no dia da autorização do certame, 4 de setembro, a Agência de Notícias do Paraná, afirmou que o aval foi para 238 vagas.

O número é inferior as 1.269 vagas anunciadas por Ratinho Júnior, no dia 03 de julho. Por outro lado, o Sindicato dos Agentes Penitenciários no Paraná (Sindarspen) afirma que as oportunidades não suprem as vacâncias do sistema prisional.

Além disso, no dia 18 de setembro, o sindicato afirmou que durante o anúncio das novas cadeias, foram confirmadas as contratações de cerca de 3.000 novos agentes. Os contratados irão atender as futuras unidades e as já existentes, nos próximos dois anos.

Em relação a previsão das 1.269 vagas, o sindicato já tinha adiantado que estas oportunidades vão apenas substituir os 1.156 contratos temporários, que vencem nos próximos dias e que na maioria, são lotados nas carceragens das Delegacias de Polícia, informa o sindicato.

“O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná alerta que o anúncio feito pelo governador da contratação de 1.269 Agentes Penitenciários está longe de resolver a falta de efetivo para trabalhar nas unidades penais do estado”, salienta a categoria.

DEPEN PR 2

No dia 09 de setembro, a falta de Agentes Penitenciários foi tema de uma audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, em parceria com a Pastoral Carcerária. Na ocasião, o Sindarspen apresentou as dificuldades enfrentadas com a falta de efetivo.

“São os Agentes Penitenciários os responsáveis pela movimentação dos presos. Banho de sol, atendimentos médicos, social e jurídico, canteiro de trabalho e de estudo, visita, tudo depende de agentes para levar os presos. Sem servidores, esses direitos previstos na LEP ficam totalmente comprometidos”, declarou o presidente do Sindarspen, Ricardo Miranda.

Sindicato solicita mais de 6 mil vagas

Ainda de acordo com o sindicato, desde o ano de 2010, o número de presos nos presídios do Paraná subiu de 14.000 para 22.000, enquanto o número de agentes caiu. Das 4.131 vagas no cargo de Agente Penitenciário, no cenário atual, 3.069 estão ocupadas.

Para atender a demanda da segurança pública do estado, o sindicato afirma que existe a necessidade de contratação imediata de 4.300 agentes e de mais 2.100 para trabalharem nas unidades previstas para serem inauguradas pelo governo.

As mais de 6.000 vagas solicitadas, são um dimensionamento feito pelo próprio DEPEN PR. Ainda no dia 09 de setembro, o presidente do Sindarspen ressaltou a necessidade de implantação do Plano de Carreira, Cargo e Salários (PCCS) dos agentes e a realização imediata de um concurso público para a área.

Saiba mais sobre o Concurso DEPEN-PR: Mais de 1.200 vagas anunciadas!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais