Concurso DEPEN: Provas estão previstas para o mês de setembro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 04 Maio 2020

O concurso DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) que irá ofertar vagas para Agentes e Especialistas, pode aplicar as provas objetivas no mês de setembro de 2020.

Provas do concurso DEPEN 2020

A previsão é que o edital do novo concurso DEPEN 2020 possa ser divulgado neste mês de maio. Dessa maneira, é possível prever que as provas objetivas do certame serão realizadas no mês de setembro deste ano.

Segundo o decreto 9.739/19, os editais de concursos públicos federais devem ser publicados com antecedência mínima de 04 (quatro) meses da realização da primeira prova. Ou seja, caso o edital seja divulgado em maio, os exames objetivos devem ser marcados para o mês de setembro.

A estimativa para data da prova é positivo para que os interessados no certame possam organizarem melhor o cronograma de estudos.

Mediante a banca organizadora do concurso DEPEN 2020 ser a mesma da última seleção, realizada no ano de 2015, ajuda os participantes a antecipar seus estudos. O Cebraspe foi anunciado como organizador no fim do mês de março e o contrato entre as instituições assinado no dia 02 de abril. A expectativa é que as etapas sejam realizadas de forma semelhante às de 2015.

Nova-DEPEN

Etapas do concurso DEPEN

A Assessoria de Imprensa do DEPEN, confirmou que os candidatos serão avaliados por meio das seguintes fases: prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física e avaliação médica.

Os candidatos aprovados ainda serão submetidos a uma segunda etapa, que consiste no curso de formação. O curso é realizado sob responsabilidade do Departamento Penitenciário Nacional.

No ano de 2015, a prova objetiva foi composta por 120 questões, englobando disciplinas de Conhecimentos Básicos (50 questões), Conhecimentos Complementares (30 questões) e Conhecimentos Específicos (40 questões).

Na prova de Conhecimentos Básicos, os candidatos responderam a questões de:

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Noções de Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direitos Humanos e Participação Social.

Os habilitados no exame objetivo foram classificados para a etapa de aptidão física. As atividades exigidas variaram para homens ou mulheres e para cargos de Agente ou Especialista, da seguinte forma:

  • Testes de barra fixa (teste masculino);
  • Teste estático de barra fixa (teste feminino);
  • Impulsão horizontal e corrida de 12 minutos, para o cargo de agente penitenciário;
  • Teste de corrida de 12 minutos, para técnicos e especialistas.
Saiba mais sobre o Concurso DEPEN: Certame é suspenso oficialmente em virtude da pandemia da Covid-19!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais