Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran AL) iniciaram greve no dia 4 de dezembro de 2017.
No dia 30 de novembro e 1º de dezembro os servidores realizaram paralisação de advertência de 48 horas, como não houve nenhuma negociação, eles decidiram suspender os serviços por tempo indeterminado. A greve atinge todos os postos do Detran em Alagoas.
As reivindicações
Os grevistas reivindicam três pontos: a volta da autonomia administrativa e financeira do Detran; concurso público para pelos menos 140 novos servidores em caráter de urgência e a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
Resposta do DETRAN AL
Por meio de nota, a direção do Detran classificou a paralisação como “descabida e desproporcional”. O órgão salientou ainda que os usuários prejudicados pelos serviços paralisados não precisarão pagar nova taxa.
Confira a nota da Direção do Detran/AL:
A presidência do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa que, a paralisação instaurada pelo sindicato dos servidores da autarquia, torna-se descabida e desproporcional, tendo em vista que a suspensão dos serviços de atendimento aos usuários estão comprometidos, causando transtornos para aqueles que desejam resolver alguma pendência ligada ao órgão.
A direção da autarquia ressalta ainda, que o Governo do Estado está em diálogo com o sindicato dos servidores e vem se esforçando para atender as necessidades da categoria com responsabilidade. O concurso público e o aumento salarial estão na mesa de negociação com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), não havendo portando razão para a suspensão dos serviços do Detran/AL.
A gestão do Detran/AL pede desculpas à população alagoana e salienta que as medidas judiciais cabíveis para impedir que prejuízos maiores ocorram já estão sendo tomadas.
Os usuários que possuíam agendamentos de serviços e que por ventura da paralisação não foram realizados, a direção salienta que não será necessário pagar uma nova taxa do serviço e o atendimento será realizado, em caráter de urgência, em uma nova data que será divulgada.
Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)
Uma das reivindicações dos grevistas é com relação ao plano salarial. A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informou que tem procurado resolver todos os pleitos do Sindicato dos Servidores do Detran, respeitando as possibilidades financeiras do Estado, e que a Mesa de Negociação continua sendo o canal de diálogo com os servidores públicos estaduais.
Novo concurso DETRAN AL
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, Roberto Martins, a principal reivindicação dos servidores é realização urgente de concurso público para suprir uma carência de 210 vagas.
Atualmente o déficit de funcionários é de 140, contudo 70 servidores irão se aposentar em março de 2018.
O último concurso DETRAN AL aconteceu em 2001.
A Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!