Pesquisar no blog

Concurso Diplomata: Confira os gabaritos das provas objetivas!

icone calendario 10 set 2019

Foram publicados os gabaritos preliminares e os cadernos de questões das provas objetivas do concurso Diplomata.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Gabaritos do concurso Diplomata

Os gabaritos e cadernos de questões das provas objetivas do concurso Diplomata, já estão disponíveis para consulta através do site da banca organizadora, IADES . A publicação ocorreu no dia 8 de setembro, após às 22 horas, no mesmo dia em que as avaliações foram aplicadas.

A primeira etapa do certame ocorreu nas 26 capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao todo, foram 6.411 candidatos inscritos para 20 vagas de ingresso na carreira diplomática.

Nova-diplomata

O candidato que não estiver de acordo com as respostas fornecidas pela organização do concurso poderá entrar com recurso. Para isso, será necessário preencher um formulário específico entre os dias 9 e 10 de setembro, mediante pelo site da banca organizadora.

Segundo informações do edital, se a análise dos recursos resultar na anulação de questão e/ou item integrante da prova objetiva, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

O resultado dos recursos contra o gabarito, o resultado da primeira fase do concurso Diplomata e a convocação para segunda etapa, serão divulgados no site da banca organizadora, IADES, na data provável de 20 de setembro de 2019.

As provas objetivas foram aplicadas em dois horários, ambas com duração de três horas. Sendo composta por 73 questões, englobando as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito e Direito Internacional Público.

Cada questão da prova foi composta por quatro itens para julgamento. O julgamento de cada item foi CERTO ou ERRADO. De acordo com o edital, será eliminado do concurso o candidato que obtiver nota final na prova objetiva inferior a 32,85 pontos.

A nota de cada item será igual a 0,25 pontos, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova. Se a resposta estiver em discordância com o gabarito e a nota será 0,125 pontos negativos, e se não houver marcação ou marcação dupla será atribuído nota 0 (zero).

Provas escritas do concurso Diplomata

Os 200 melhores candidatos classificados na prova objetiva, serão convocados para a segunda etapa do certame, sendo as provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira aplicação ocorrerá no dia 12 de outubro de 2019, às 14 horas, nas capitais em que houver aprovados na primeira etapa. No decorrer de cinco horas, os participantes deverão elaborar uma Redação de tema geral e responder a dois exercícios de interpretação, análise ou comentário de texto.

Nova-Diplomata

Haverá ainda prova escrita de Língua Inglesa no dia 13 de outubro, às 14 horas. Serão cobrados redação sobre tema geral, tradução do texto do Inglês para o Português, versão de um texto do Português para o Inglês.

Além da elaboração de um resumo, em Inglês, de um texto escrito em Língua Inglesa, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido.

Os candidatos ainda serão submetidos a provas escritas de outras disciplinas. Elas terão duração de quatro horas cada, e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase, nas seguintes datas prováveis:

18 de outubro de 2019: Prova de História do Brasil, com início às 9 horas;

18 de outubro de 2019: Prova de Geografia, com início às 15 horas;

19 de outubro de 2019: Prova de Política Internacional, com início às 9 horas;

19 de outubro de 2019: Prova de Economia, com início às 15 horas;

20 de outubro de 2019: Prova de Direito e Direito Internacional Público, com início às 9 horas;

20 de outubro de 2019: Prova de Língua Espanhola e Língua Francesa, com início às 15 horas.

Saiba mais sobre o Concurso Diplomata: Edital publicado. Salário de R$ 19 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais