Com a aprovação da LDO 2021, a Defensoria Pública do Distrito Federal tem 226 vagas autorizadas para nomeação de candidatos aprovados no concurso DPDF.
Nomeações de candidatos aprovados no concurso DPDF
A Defensoria Pública do Distrito Federal, tem 226 vagas autorizadas para nomeação em concursos públicos . A informação foi divulgada após a aprovação da LDO 2021 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), pela Câmara Legislativa.
Entretanto, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), suspendeu até o mês de dezembro de 2021, as contratações por certames já realizados e que ainda não nomearam todos os candidatos classificados.
Além disso, o governador também prorrogou a validade das seleções, que serão retomadas após o término da suspensão. Dessa maneira, a tendência é de que as novas contratações de concursos já homologados sejam feitas no ano de 2022.
Antes das 226 vagas que foram autorizadas, o órgão contava apenas com as chances oferecidas em seus dois certames vigentes. O primeiro deles teve o edital divulgado em 2019, e foi homologado no mês de março de 2020.
No total, o concurso DPDF 2019 para a carreira de Defensor Público ofertou 12 vagas de caráter imediato, mais formação de cadastro reserva.
Segundo o quadro de convocados da Defensoria, já foram chamados para a tomada de posse 19 candidatos aprovados, sendo 16 candidatos de ampla concorrência e 03 participantes cm deficiência.

Agora, os candidatos que fazem parte do cadastro de reserva do certame de 2019, terão que aguardar até que estejam autorizadas, novamente, as convocações.
Já o concurso DPDF 2020, teve o edital divulgado no dia 21 de julho, e oferta 60 vagas para o cargo de Analista de Apoio à Assistência Judiciária.
A LDO 2021 não é uma garantia de que os concursos e as nomeações ocorrerão. É apenas um indicativo. Em caso de autorização do governo, já há uma reserva no Orçamento para as nomeações e provimentos de cargos efetivos. Agora, também é necessário levar em consideração a suspensão de contratações por concursos públicos já realizados ou que ainda não nomearam todos os candidatos aprovados, até o ano de 2021.
Inscrições do concurso DPDF
As inscrições do concurso DPDF estarão abertas a partir das 10 horas do dia 15 de setembro e vai até às 18 horas do dia 05 de outubro de 2020. Os cadastros podem ser feitos pelo site da banca organizadora, Cebraspe .
Para se candidatar, o primeiro passo será acessar o site e preencher o formulário com os principais dados requisitados. A participação será confirmada mediante o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 101,87.
O interessado que não tiver condições de arcar com o valor da taxa de inscrição pode optar pelo pedido de isenção, seja total ou parcial, desde que atenda a um dos seguintes requisitos:
- Doador de sangue (isenção total);
- Recebimento de benefício de programa social instituído pelo Governo do Distrito Federal (isenção total);
- Prestação de serviço à Justiça Eleitoral do Distrito Federal (isenção total);
- Comissário ou agente de proteção da infância e da juventude (isenção total);
- Doador de medula (isenção parcial).
Os pedidos de isenção serão aceitos a partir das 10 horas do dia 11 de agosto até as 18 horas do dia 20 de agosto, também pelo site do Cebraspe.