Pesquisar no blog

Concurso DPE PI: Novo edital confirmado para Defensor

icone calendario 15 fev 2021

O novo concurso DPE PI (Defensoria Pública do Piauí) terá edital divulgado nos próximos meses.

O número de vagas ainda não foi divulgado, mas as chances serão para o cargo de Defensor Público.

Escolha da banca organizadora

O processo de escolha da banca organizadora do concurso DPE-PI já foi iniciado e segue em andamento. A boa notícia é que existe uma organizadora cotada para organizar o certame.

Segundo relatório de atividades divulgado pela Subdefensoria Pública-Geral do Estado, recentemente foi feita uma reunião com a banca organizadora Cebraspe.

Contudo, a DPE PI não confirma o Cebraspe como empresa escolhida para organizar o concurso DPE PI, uma vez que “a instituição organizadora ainda não foi contratada”.

Previsão do edital e número de vagas

Segundo informações do DPE PI, até o momento o processo do certame se encontra na fase de providências administrativas prévias, entre elas a regulamentação pelo Conselho Superior da Defensoria de cotas raciais.

Portanto ainda não há uma data prevista para a publicação do edital, assim como o quantitativo de vagas que será ofertado.

Concurso DPE PI para o cargo de Defensor Público

Para concorrer ao cargo de Defensor Público do Estado do Piauí será necessário possuir bacharel em Direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, três anos de atividade jurídica.

Os salários iniciais são de até R$ 24.370,85.

Último concurso DPE PI para o cargo de Defensor

O último edital do concurso DPE PI que ofereceu vagas para o cargo de Defensor Público do Estado do Piauí aconteceu há 12 anos, em 2009. Na ocasião, o edital contou com oferta de 12 vagas.

A organização do concurso foi do Cebraspe, o que fortalece a possibilidade de que a empresa seja novamente responsável pela realização do novo concurso DPE PI.

Como foi a avaliação dos candidatos?

No último certame, os candidatos foram avaliados da seguinte forma:

  • Prova escrita objetiva;
  • Prova escrita subjetiva;
  • Prova escrita prática subjetiva;
  • Avaliação de títulos.

A prova objetiva foi composta por 100 questões, com valor de dez pontos no total. Para ser aprovado foi necessário obter pontuação igual ou superior a seis pontos.

A avaliação contou com questões de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direitos Difusos e Coletivos, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos e Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais