Concurso DPE RS: Regulamento é retificado; banca organizadora cotada!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 29 out 2020

Foi retificado o regulamento do concurso DPE RS (Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul), mediante as mudanças o Cebraspe se torna a banca organizadora mais cotada.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Rio Grande do Sul?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Rio Grande do Sul

Regulamento do concurso DPE RS

O novo concurso DPE RS, com vagas destinadas para o cargo de Defensor Público, pode ter o Cebraspe como banca organizadora. Pelo menos é o que está indicando o regulamento do certame , que foi retificado em publicação do dia 29 de outubro.

Uma das mudanças propostas pelo documento, diz respeito à prova objetiva. Anteriormente, o exame teria 100 questões, sendo necessário obter, no mínimo, 50% de acertos em Língua Portuguesa e 50% de acertos em cada uma das disciplinas ou blocos de conhecimento.

Agora, o regulamento retificado informa que a prova objetiva será composta por 200 questões e o seguinte modelo de correção:

“A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a meio ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; meio ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; e zero ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla”.

O modelo a ser usado costuma ser muito aplicado pelo Cebraspe. Dessa maneira, a banca organizadora se torna a mais cotada para ficar responsável pelos trâmites do novo concurso DPE RS.

Além desta mudança, a retificação também revela que serão eliminados, e não terão classificação alguma na seleção , os candidatos que não alcançarem 30% da nota máxima em cada uma das disciplinas ou blocos de conhecimentos jurídicos.

Já para a segunda fase, serão convocados os 200 primeiros candidatos aprovados na prova objetiva.

De acordo com o regulamento divulgado, o concurso DPE RS contará com até cinco etapas avaliativas, sendo elas: prova objetiva, prova discursiva, sindicância sobre a vida pregressa, entrevista, prova oral, prova de tribuna e de avaliação de títulos.

Na prova objetiva serão cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Civil;
  • Direto das Famílias;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Criminologia;
  • Direito das Execuções Penais;
  • Direito da Criança e do Adolescente;
  • Direito Tributário;
  • Direito Administrativo;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Institucional.

Banca examinadora do concurso DPE RS

O novo concurso DPE RS segue com os trâmites em andamento. Após formar a comissão organizadora no mês agosto, no dia 23 de outubro, foi publicada a banca examinadora do próximo edital para o cargo de Defensor Público.

De acordo com a publicação, foi definida a nominata da banca examinadora de Direito. O documento foi divulgado no Diário Oficial Eletrônico da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

Com a comissão formada em agosto e a banca examinadora definida, os próximos passos incluem a escolha da banca organizadora, contratação e divulgação do edital.

Ao todo, o certame da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul deverá ofertar 33 vagas. A previsão consta no documento divulgado no mês de agosto, sendo este o número de cargos vagos de defensor atualmente.

Os requisitos exigidos para pleitear uma oportunidade no cargo de Defensor Público, são bacharel em Direito e experiência de três anos na atividade jurídica, contados até a data da posse.

Segundo os dados da última seleção , o salário para Defensor no Rio Grande do Sul ultrapassa os R$ 22.000,00.

O último concurso DPE RS teve seu edital publicado no ano de 2018. Na ocasião, foram ofertadas 50 vagas para o cargo de Defensor Público Substituto, sendo 05 vagas reservadas a pessoas com deficiência, 10 vagas para candidatos negros e 02 vagas reservadas para candidatos indígenas.

Saiba mais sobre o Concurso DPE RS: Comissão organizadora definida; edital ofertará 33 vagas para Defensor Público!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais